Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Antonia Luana Demetrio de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36500
Resumo: A presente dissertação, vinculada à Linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem como objeto de estudo a educação bilíngue de surdos na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima 3 ECIAC, no ano de 2021. O objetivo central dessa investigação foi analisar possibilidades e entraves para uma educação bilíngue de surdos na ECIAC. Como objetivos específicos, buscou contextualizar a trajetória histórica da escola de surdos de Campina Grande PB, situando sua mudança para a Escola Cidadã Integral, e analisar princípios e concepções que fundamentam a proposta pedagógica da ECIAC, à luz da educação bilíngue para surdos. A pesquisa foi ancorada em pressupostos da educação bilíngue de surdos, documentos que registram as reivindicações da comunidade surda do Brasil e alguns estudos que tratam da implantação da Escola Cidadã Integral 3 ECI, no contexto paraibano. A investigação foi realizada, mediante a análise documental (Evangelista 2009; Cellard, 2008) tendo, principalmente, como fonte documental o Projeto Político Pedagógico (PPP) da ECIAC, de 2021. O estudo identificou indícios de princípios da educação bilíngue de surdos no conteúdo das seções do PPP da escola, dentre eles a concepção de pessoa surda, na perspectiva sociocultural; o ensino bilíngue para surdos, mediante o uso da Libras (L1) e da Língua Portuguesa escrita (L2); a menção a aspectos culturais específicos da comunidade surda; e, a presença de professores surdos integrando o corpo docente da ECIAC e de intérpretes de Libras. Constatou, também, princípios educativos do Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE), na implantação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI), na Paraíba (Leite, 2019; Henrique, 2020), que preconiza a pedagogia das competências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: formação acadêmica de excelência e para a vida, protagonismo juvenil, empreendedorismo, projeto de vida, educação cidadã, dentre outros. Assim, vê-se, contraditoriamente, a presença desses dois aspectos no PPP da ECIAC, o que nos permite conjecturar, com base nos estudiosos da área de educação de surdos e nas reivindicações da comunidade surda nacional, que esses podem gerar tensões e se configurar como entraves à garantia plena dos direitos humanos, linguísticos, educacionais e culturais dos surdos à educação bilíngue-bicultural nessa instituição. Ressaltamos, por fim, que a trajetória de quarenta anos de existência da escola (1983 a 2023), com uma história de lutas da comunidade escolar pela manutenção da EDAC, enquanto escola bilíngue de surdos, participação ativa nas mobilizações da comunidade surda nacional e na história educacional de surdos, nos contextos local, estadual e nacional e sua manutenção face à mudança para escola cidadã integral, são algumas das expressões de resistência para que a escola se mantenha viva e atuante.
id UFCG_8ce5fd4f650046c740ccd2bf5840126a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36500
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?Integral Citizen School of Audiocommunication of Campina GrandePB (ECIAC): bilingual education for the deaf?ECIACEducação de surdosEducação bilíngue de surdosEscola de surdosSchool for the deafBilingual education for the deafDeaf educationEscola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PBBilinguismo - surdosSurdos - educação bilíngueComunidade surda - Campina Grand e- PB - educaçãoProjeto Político Pedagógico - ECIAC - Campina Grande - PBECIAC - Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PBEducaçãoA presente dissertação, vinculada à Linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem como objeto de estudo a educação bilíngue de surdos na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima 3 ECIAC, no ano de 2021. O objetivo central dessa investigação foi analisar possibilidades e entraves para uma educação bilíngue de surdos na ECIAC. Como objetivos específicos, buscou contextualizar a trajetória histórica da escola de surdos de Campina Grande PB, situando sua mudança para a Escola Cidadã Integral, e analisar princípios e concepções que fundamentam a proposta pedagógica da ECIAC, à luz da educação bilíngue para surdos. A pesquisa foi ancorada em pressupostos da educação bilíngue de surdos, documentos que registram as reivindicações da comunidade surda do Brasil e alguns estudos que tratam da implantação da Escola Cidadã Integral 3 ECI, no contexto paraibano. A investigação foi realizada, mediante a análise documental (Evangelista 2009; Cellard, 2008) tendo, principalmente, como fonte documental o Projeto Político Pedagógico (PPP) da ECIAC, de 2021. O estudo identificou indícios de princípios da educação bilíngue de surdos no conteúdo das seções do PPP da escola, dentre eles a concepção de pessoa surda, na perspectiva sociocultural; o ensino bilíngue para surdos, mediante o uso da Libras (L1) e da Língua Portuguesa escrita (L2); a menção a aspectos culturais específicos da comunidade surda; e, a presença de professores surdos integrando o corpo docente da ECIAC e de intérpretes de Libras. Constatou, também, princípios educativos do Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE), na implantação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI), na Paraíba (Leite, 2019; Henrique, 2020), que preconiza a pedagogia das competências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: formação acadêmica de excelência e para a vida, protagonismo juvenil, empreendedorismo, projeto de vida, educação cidadã, dentre outros. Assim, vê-se, contraditoriamente, a presença desses dois aspectos no PPP da ECIAC, o que nos permite conjecturar, com base nos estudiosos da área de educação de surdos e nas reivindicações da comunidade surda nacional, que esses podem gerar tensões e se configurar como entraves à garantia plena dos direitos humanos, linguísticos, educacionais e culturais dos surdos à educação bilíngue-bicultural nessa instituição. Ressaltamos, por fim, que a trajetória de quarenta anos de existência da escola (1983 a 2023), com uma história de lutas da comunidade escolar pela manutenção da EDAC, enquanto escola bilíngue de surdos, participação ativa nas mobilizações da comunidade surda nacional e na história educacional de surdos, nos contextos local, estadual e nacional e sua manutenção face à mudança para escola cidadã integral, são algumas das expressões de resistência para que a escola se mantenha viva e atuante.This thesis investigates the impact of the educational process for teaching-learning programming with Educational Robotics (ER) on the development of computational thinking (CT) among High School students. Toward this direction, it proposes an approach integrating ER into teaching-learning programming to enhance teaching effectiveness and CT skill development. Framed within Educational Design Research, the study addresses three key aspects: 1) The facilitation of CT skill acquisition through programming with ER, 2) The conformity of the educational process from an expert’s perspective, and 3) The impact of teaching-learning programming with ER on students’ CT skills. The research culminates in insights into the proposed educational process, named CTProgER. Supported by the Anthropological Theory of the Didactic and validated through the Delphi method and an intervention study, the CTProgER integrates the Román-Gonzalez CT Test to assess CT skills impact. The CTProgER conceptualizes six didactic moments and operationalizes an Institution [I] as the teaching space, linking input Object (O) representing knowledge to be taught to individuals (X) with the development of relations R(X,O). Additionally, specific instances (“The Cleaning Robot”, “The Accountant Robot”, and “The Driver Robot”) were developed in alignment with CTProgER guidelines, addressing programming and robotics aspects. A two-round Delphi method experiment engaged experts to validate CTProgER and its instances, refining strategies for validation and ensuring alignment with CTProgER guidelines. Finally, an intervention study evaluated CTProgER effectiveness among Computer Technical and Vocational High School students, demonstrating significant improvements in CT skills. The main contribution of this thesis is the development and availability of the validated educational process specifically designed for robotics teaching-learning, with a central focus on enhancing CT. High School students and teachers can benefit from implementing the CTProgER approach, fostering an understanding of promoting CT through teaching-learning programming with robotics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGLIMA, Niédja Maria Ferreira de.LIMA, N. M. F.http://lattes.cnpq.br/1022078411182508RODRIGUES, Melânia Mendonça.PORTO, Shirley Barbosa das Neves.SOUZA, Antonia Luana Demetrio de.2023-02-282024-07-05T18:02:41Z2023-07-052024-07-05T18:02:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36500SOUZA, Antonia Luana Demetrio de. Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-05T21:18:59Zoai:localhost:riufcg/36500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-05T21:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
Integral Citizen School of Audiocommunication of Campina GrandePB (ECIAC): bilingual education for the deaf?
title Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
spellingShingle Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
SOUZA, Antonia Luana Demetrio de.
ECIAC
Educação de surdos
Educação bilíngue de surdos
Escola de surdos
School for the deaf
Bilingual education for the deaf
Deaf education
Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PB
Bilinguismo - surdos
Surdos - educação bilíngue
Comunidade surda - Campina Grand e- PB - educação
Projeto Político Pedagógico - ECIAC - Campina Grande - PB
ECIAC - Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PB
Educação
title_short Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
title_full Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
title_fullStr Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
title_full_unstemmed Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
title_sort Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos?
author SOUZA, Antonia Luana Demetrio de.
author_facet SOUZA, Antonia Luana Demetrio de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
LIMA, N. M. F.
http://lattes.cnpq.br/1022078411182508
RODRIGUES, Melânia Mendonça.
PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Antonia Luana Demetrio de.
dc.subject.por.fl_str_mv ECIAC
Educação de surdos
Educação bilíngue de surdos
Escola de surdos
School for the deaf
Bilingual education for the deaf
Deaf education
Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PB
Bilinguismo - surdos
Surdos - educação bilíngue
Comunidade surda - Campina Grand e- PB - educação
Projeto Político Pedagógico - ECIAC - Campina Grande - PB
ECIAC - Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PB
Educação
topic ECIAC
Educação de surdos
Educação bilíngue de surdos
Escola de surdos
School for the deaf
Bilingual education for the deaf
Deaf education
Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PB
Bilinguismo - surdos
Surdos - educação bilíngue
Comunidade surda - Campina Grand e- PB - educação
Projeto Político Pedagógico - ECIAC - Campina Grande - PB
ECIAC - Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina Grande - PB
Educação
description A presente dissertação, vinculada à Linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem como objeto de estudo a educação bilíngue de surdos na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima 3 ECIAC, no ano de 2021. O objetivo central dessa investigação foi analisar possibilidades e entraves para uma educação bilíngue de surdos na ECIAC. Como objetivos específicos, buscou contextualizar a trajetória histórica da escola de surdos de Campina Grande PB, situando sua mudança para a Escola Cidadã Integral, e analisar princípios e concepções que fundamentam a proposta pedagógica da ECIAC, à luz da educação bilíngue para surdos. A pesquisa foi ancorada em pressupostos da educação bilíngue de surdos, documentos que registram as reivindicações da comunidade surda do Brasil e alguns estudos que tratam da implantação da Escola Cidadã Integral 3 ECI, no contexto paraibano. A investigação foi realizada, mediante a análise documental (Evangelista 2009; Cellard, 2008) tendo, principalmente, como fonte documental o Projeto Político Pedagógico (PPP) da ECIAC, de 2021. O estudo identificou indícios de princípios da educação bilíngue de surdos no conteúdo das seções do PPP da escola, dentre eles a concepção de pessoa surda, na perspectiva sociocultural; o ensino bilíngue para surdos, mediante o uso da Libras (L1) e da Língua Portuguesa escrita (L2); a menção a aspectos culturais específicos da comunidade surda; e, a presença de professores surdos integrando o corpo docente da ECIAC e de intérpretes de Libras. Constatou, também, princípios educativos do Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE), na implantação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI), na Paraíba (Leite, 2019; Henrique, 2020), que preconiza a pedagogia das competências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: formação acadêmica de excelência e para a vida, protagonismo juvenil, empreendedorismo, projeto de vida, educação cidadã, dentre outros. Assim, vê-se, contraditoriamente, a presença desses dois aspectos no PPP da ECIAC, o que nos permite conjecturar, com base nos estudiosos da área de educação de surdos e nas reivindicações da comunidade surda nacional, que esses podem gerar tensões e se configurar como entraves à garantia plena dos direitos humanos, linguísticos, educacionais e culturais dos surdos à educação bilíngue-bicultural nessa instituição. Ressaltamos, por fim, que a trajetória de quarenta anos de existência da escola (1983 a 2023), com uma história de lutas da comunidade escolar pela manutenção da EDAC, enquanto escola bilíngue de surdos, participação ativa nas mobilizações da comunidade surda nacional e na história educacional de surdos, nos contextos local, estadual e nacional e sua manutenção face à mudança para escola cidadã integral, são algumas das expressões de resistência para que a escola se mantenha viva e atuante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
2023-07-05
2024-07-05T18:02:41Z
2024-07-05T18:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36500
SOUZA, Antonia Luana Demetrio de. Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36500
identifier_str_mv SOUZA, Antonia Luana Demetrio de. Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação de Campina GrandePB (ECIAC): educação bilíngue para surdos. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627940458496