As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628
Resumo: 0 presente trabalho monográfico teve como objetivo primeiramente conhecer um pouco sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que as brincadeiras proporcionam na infância, em seguida analisar posicionamento dos educandos no momento de estudar brincando. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 38 alunos do 4° ano do ensino fundamental I . Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação, entrevista, aula - teste, documento de memoria e pianos de aula. As aulas com brincadeiras e jogos retamente chamam muito a atenção das crianças, no estagio tudo ficou comprovado, os educandos ficam mais sensíveis a aprendizagem. Pode-se concluir que desde o nascimento das brincadeiras, as mesmas proporcionam um bom desenvolvimento e uma aprendizagem fantástica, mas infelizmente muitas crianças ainda não absorveram a ideia de ter as brincadeiras e os jogos como instrumento de conhecimento.
id UFCG_8d80bf54f52ae779993111942bb84006
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13628
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.Play in child development and learning.Brincadeiras - método de instruçãoCriança e brincadeirasJogos - processo ensino aprendizagemDesenvolvimento infantilEducação infantilPlay - instruction methodChild and playGames - teaching learning processChild developmentchild educationEducação.0 presente trabalho monográfico teve como objetivo primeiramente conhecer um pouco sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que as brincadeiras proporcionam na infância, em seguida analisar posicionamento dos educandos no momento de estudar brincando. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 38 alunos do 4° ano do ensino fundamental I . Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação, entrevista, aula - teste, documento de memoria e pianos de aula. As aulas com brincadeiras e jogos retamente chamam muito a atenção das crianças, no estagio tudo ficou comprovado, os educandos ficam mais sensíveis a aprendizagem. Pode-se concluir que desde o nascimento das brincadeiras, as mesmas proporcionam um bom desenvolvimento e uma aprendizagem fantástica, mas infelizmente muitas crianças ainda não absorveram a ideia de ter as brincadeiras e os jogos como instrumento de conhecimento.The purpose of this monographic work was to first get to know a little on the development and learning that play provides in childhood, then analyze the students' positioning when studying playing. The same was done at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Vitoria Bezerra, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 38 4th year students of elementary school I. They were used as instruments of data collection: observation, interview, lecture - test, memory document and pianos of class. The classes with games and games rightly attract the attention of in the internship everything was proven, the students are more sensitive to learning. It can be concluded that since the birth of the games, the same provide good development and fantastic learning, but unfortunately many children have not yet absorbed the idea of ​​having games and games as an instrument of knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.20102020-07-29T20:27:08Z2020-07-292020-07-29T20:27:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T13:37:04Zoai:localhost:riufcg/13628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T13:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
Play in child development and learning.
title As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
spellingShingle As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.
Brincadeiras - método de instrução
Criança e brincadeiras
Jogos - processo ensino aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Play - instruction method
Child and play
Games - teaching learning process
Child development
child education
Educação.
title_short As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
title_full As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
title_fullStr As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
title_full_unstemmed As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
title_sort As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
author ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.
author_facet ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras - método de instrução
Criança e brincadeiras
Jogos - processo ensino aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Play - instruction method
Child and play
Games - teaching learning process
Child development
child education
Educação.
topic Brincadeiras - método de instrução
Criança e brincadeiras
Jogos - processo ensino aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Play - instruction method
Child and play
Games - teaching learning process
Child development
child education
Educação.
description 0 presente trabalho monográfico teve como objetivo primeiramente conhecer um pouco sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que as brincadeiras proporcionam na infância, em seguida analisar posicionamento dos educandos no momento de estudar brincando. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 38 alunos do 4° ano do ensino fundamental I . Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação, entrevista, aula - teste, documento de memoria e pianos de aula. As aulas com brincadeiras e jogos retamente chamam muito a atenção das crianças, no estagio tudo ficou comprovado, os educandos ficam mais sensíveis a aprendizagem. Pode-se concluir que desde o nascimento das brincadeiras, as mesmas proporcionam um bom desenvolvimento e uma aprendizagem fantástica, mas infelizmente muitas crianças ainda não absorveram a ideia de ter as brincadeiras e os jogos como instrumento de conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-29T20:27:08Z
2020-07-29
2020-07-29T20:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628
ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628
identifier_str_mv ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449897496576