Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SILVA, Edson Diego Nascimento da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
Resumo: Esse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola.
id UFCG_8dc70a3b7ed3b79be9a9e7c1f151cb85
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35995
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.An investigation into teaching functions using the dynamic software GeoGebra.Ensino de funçõesEnsino de matemáticaSoftware GeoGebraTecnologias da Informação e ComunicaçãoFunction teachingTeaching mathematicsGeoGebra SoftwareInformation and Communication TechnologiesEducação.Esse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-06-10T19:09:09Z2024-06-102024-06-10T19:09:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.SILVA, Edson Diego Nascimento da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T19:09:53Zoai:localhost:riufcg/35995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T19:09:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
An investigation into teaching functions using the dynamic software GeoGebra.
title Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
spellingShingle Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Ensino de funções
Ensino de matemática
Software GeoGebra
Tecnologias da Informação e Comunicação
Function teaching
Teaching mathematics
GeoGebra Software
Information and Communication Technologies
Educação.
title_short Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
title_full Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
title_fullStr Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
title_full_unstemmed Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
title_sort Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
author CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_facet CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Edson Diego Nascimento da.
author_role author
author2 SILVA, Edson Diego Nascimento da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Edson Diego Nascimento da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de funções
Ensino de matemática
Software GeoGebra
Tecnologias da Informação e Comunicação
Function teaching
Teaching mathematics
GeoGebra Software
Information and Communication Technologies
Educação.
topic Ensino de funções
Ensino de matemática
Software GeoGebra
Tecnologias da Informação e Comunicação
Function teaching
Teaching mathematics
GeoGebra Software
Information and Communication Technologies
Educação.
description Esse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-06-10T19:09:09Z
2024-06-10
2024-06-10T19:09:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
identifier_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623935946752