Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Charlene Sousa.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056
Resumo: No início do ano de 2020, o mundo foi acometido por uma pandemia, causada pela COVID – 19. Com a rápida proliferação do Novo Coronavírus, os países do mundo inteiro incluindo o Brasil, se viram obrigados a tomar medidas de contenção para evitar a disseminação do coronavírus. Dentre as instituições públicas a mudar suas rotinas e formas de trabalho, está a escola, adotando um modelo de ensino emergencial enquanto durar a pandemia, o Ensino Remoto. Nesse sentido, nossa pesquisa está direcionada a tratar sobre os desafios dos professores de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. Dessa forma nossa pesquisa foi estrutura da seguinte maneira: primeira parte diz respeito a Fundamentação teórica, onde abordamos as histórias da pandemia no mundo, os conceitos e características do Ensino Remoto, e sobre o Ensino de matemática. A segunda parte, tratamos dos Procedimentos Metodológicos da Pesquisa, onde destacamos os tipos de pesquisa, nesse caso a abordagem utilizada foi a pesquisa qualiquantitativa, os instrumentos que utilizamos para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que foi realizada de forma virtual com sete dos 8 professores de matemática da rede municipal e com uma representante da secretaria de educação, onde enviamos as perguntas via Whatsapp e os professores e a SEDUC, enviaram áudios respondendo. Para analisarmos os dados coletados, utilizamos abordagem qualitativa de forma descritiva e as categorias de análise os Fatores de Influência sobre as decisões didáticas e para finalizar a metodologia caracterizamos os espaços e os sujeitos da pesquisa. Na terceira parte tratamos das análises e discussões dos dados e por fim as considerações finais. Sobre os resultados obtidos da nossa pesquisa, em relação ao nosso principal objetivo foi que as estratégias adotadas como medidas de excepcionalidade para enfrentamento a situação pandêmica vigente, não estão incluindo todos os estudantes devido à falta de pacote de dados para internet e equipamentos necessários para o acesso remoto. Além da capacitação dos profissionais da educação para este modelo de ensino.
id UFCG_8dd1e5f8a2abdcda4dcb826747bcf574
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21056
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.The challenges of mathematics teachers in the final years of elementary school, facing remote education in the city of Sumé/PB.Professores de matemáticaEducação contextualizadaEnsino remotoPandemia e ensinoPrática docenteEnsino à distânciaHistória das pandemiasMath teachersEducation contextualizedRemote teachingPandemic and teachingTeaching practiceDistance learninghistory of pandemicsNo início do ano de 2020, o mundo foi acometido por uma pandemia, causada pela COVID – 19. Com a rápida proliferação do Novo Coronavírus, os países do mundo inteiro incluindo o Brasil, se viram obrigados a tomar medidas de contenção para evitar a disseminação do coronavírus. Dentre as instituições públicas a mudar suas rotinas e formas de trabalho, está a escola, adotando um modelo de ensino emergencial enquanto durar a pandemia, o Ensino Remoto. Nesse sentido, nossa pesquisa está direcionada a tratar sobre os desafios dos professores de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. Dessa forma nossa pesquisa foi estrutura da seguinte maneira: primeira parte diz respeito a Fundamentação teórica, onde abordamos as histórias da pandemia no mundo, os conceitos e características do Ensino Remoto, e sobre o Ensino de matemática. A segunda parte, tratamos dos Procedimentos Metodológicos da Pesquisa, onde destacamos os tipos de pesquisa, nesse caso a abordagem utilizada foi a pesquisa qualiquantitativa, os instrumentos que utilizamos para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que foi realizada de forma virtual com sete dos 8 professores de matemática da rede municipal e com uma representante da secretaria de educação, onde enviamos as perguntas via Whatsapp e os professores e a SEDUC, enviaram áudios respondendo. Para analisarmos os dados coletados, utilizamos abordagem qualitativa de forma descritiva e as categorias de análise os Fatores de Influência sobre as decisões didáticas e para finalizar a metodologia caracterizamos os espaços e os sujeitos da pesquisa. Na terceira parte tratamos das análises e discussões dos dados e por fim as considerações finais. Sobre os resultados obtidos da nossa pesquisa, em relação ao nosso principal objetivo foi que as estratégias adotadas como medidas de excepcionalidade para enfrentamento a situação pandêmica vigente, não estão incluindo todos os estudantes devido à falta de pacote de dados para internet e equipamentos necessários para o acesso remoto. Além da capacitação dos profissionais da educação para este modelo de ensino.At the beginning of 2020, the world was affected by a pandemic, caused by COVID – 19. With the rapid proliferation of the New Coronavirus, countries around the world, including Brazil, were forced to take containment measures to prevent the spread of the coronavirus. Among them, the public institutions change their routines and ways of working; it is the school, adopting a model of emergency education while the pandemic lasts, Remote Learning. In this sense, our research is aimed at dealing with the challenges of mathematics teachers in the Final Years of Elementary School facing remote teaching in the city of Sumé/PB. Thus, our research was structured as follows: the first part concerns the Theoretical Foundation, where we approach the stories of the pandemic in the world, the concepts and characteristics of Remote Teaching, and the Teaching of Mathematics. The second part deals with the Methodological Research Procedures, where we highlight the types of research, in this case the approach used was the qualiquantitative research, the instrument we used to collect the data was the interview, which was carried out virtually with seven of the 8 math teachers from the municipal network and with a representative from the education department, where we sent the questions via Whatsapp and the teachers and SEDUC, sent answering audios. To analyze the collected data, we used a qualitative approach in a descriptive way and the categories of analysis, Factors influencing didactic decisions, and to finalize the methodology, we characterized the spaces and subjects of the research. In the third part, we deal with the analysis and discussions of the data and conclude with the final considerations. About the results obtained from our research, in relation to our main objective was that the strategies adopted as exceptional measures to face the current pandemic situation are not including all students due to the lack of data package for internet and equipment necessary for remote access. In addition the training education professionals for this teaching model.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMENEZES, Marcus Bessa de.MENEZES, M. B.http://lattes.cnpq.br/7719250848803909ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.NASCIMENTO, Alisson Márcio Rafael.SILVA, Charlene Sousa.2021-08-302021-09-09T19:34:28Z2021-09-092021-09-09T19:34:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056SILVA, Charlene Sousa. Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T17:57:41Zoai:localhost:riufcg/21056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T17:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
The challenges of mathematics teachers in the final years of elementary school, facing remote education in the city of Sumé/PB.
title Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
spellingShingle Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
SILVA, Charlene Sousa.
Professores de matemática
Educação contextualizada
Ensino remoto
Pandemia e ensino
Prática docente
Ensino à distância
História das pandemias
Math teachers
Education contextualized
Remote teaching
Pandemic and teaching
Teaching practice
Distance learning
history of pandemics
title_short Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
title_full Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
title_fullStr Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
title_full_unstemmed Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
title_sort Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.
author SILVA, Charlene Sousa.
author_facet SILVA, Charlene Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENEZES, Marcus Bessa de.
MENEZES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
NASCIMENTO, Alisson Márcio Rafael.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Charlene Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática
Educação contextualizada
Ensino remoto
Pandemia e ensino
Prática docente
Ensino à distância
História das pandemias
Math teachers
Education contextualized
Remote teaching
Pandemic and teaching
Teaching practice
Distance learning
history of pandemics
topic Professores de matemática
Educação contextualizada
Ensino remoto
Pandemia e ensino
Prática docente
Ensino à distância
História das pandemias
Math teachers
Education contextualized
Remote teaching
Pandemic and teaching
Teaching practice
Distance learning
history of pandemics
description No início do ano de 2020, o mundo foi acometido por uma pandemia, causada pela COVID – 19. Com a rápida proliferação do Novo Coronavírus, os países do mundo inteiro incluindo o Brasil, se viram obrigados a tomar medidas de contenção para evitar a disseminação do coronavírus. Dentre as instituições públicas a mudar suas rotinas e formas de trabalho, está a escola, adotando um modelo de ensino emergencial enquanto durar a pandemia, o Ensino Remoto. Nesse sentido, nossa pesquisa está direcionada a tratar sobre os desafios dos professores de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. Dessa forma nossa pesquisa foi estrutura da seguinte maneira: primeira parte diz respeito a Fundamentação teórica, onde abordamos as histórias da pandemia no mundo, os conceitos e características do Ensino Remoto, e sobre o Ensino de matemática. A segunda parte, tratamos dos Procedimentos Metodológicos da Pesquisa, onde destacamos os tipos de pesquisa, nesse caso a abordagem utilizada foi a pesquisa qualiquantitativa, os instrumentos que utilizamos para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que foi realizada de forma virtual com sete dos 8 professores de matemática da rede municipal e com uma representante da secretaria de educação, onde enviamos as perguntas via Whatsapp e os professores e a SEDUC, enviaram áudios respondendo. Para analisarmos os dados coletados, utilizamos abordagem qualitativa de forma descritiva e as categorias de análise os Fatores de Influência sobre as decisões didáticas e para finalizar a metodologia caracterizamos os espaços e os sujeitos da pesquisa. Na terceira parte tratamos das análises e discussões dos dados e por fim as considerações finais. Sobre os resultados obtidos da nossa pesquisa, em relação ao nosso principal objetivo foi que as estratégias adotadas como medidas de excepcionalidade para enfrentamento a situação pandêmica vigente, não estão incluindo todos os estudantes devido à falta de pacote de dados para internet e equipamentos necessários para o acesso remoto. Além da capacitação dos profissionais da educação para este modelo de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
2021-09-09T19:34:28Z
2021-09-09
2021-09-09T19:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056
SILVA, Charlene Sousa. Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056
identifier_str_mv SILVA, Charlene Sousa. Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744508127019008