Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Noara Queiroz de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817
Resumo: Esta pesquisa discute, a partir da leitura da obra Dois Irmãos (2000), do escritor contemporâneo amazonense Milton Hatoum como é possível trabalhar o romance na íntegra considerando a recepção diante dos temas presentes na obra, as dificuldades apresentadas no processo de leitura e a vivência com uma experiência estética em sala de aula. Nosso experimento consta de três capítulos: no primeiro buscamos enfatizar a importância da leitura literária para o desenvolvimento afetivo e efetivo do ser humano, a significância do horizonte de expectativas para se estabelecer uma boa leitura; o segundo capítulo é dedicado ao estudo de alguns temas como o ciúme, a rivalidade, o incesto, a condição sócio-econômica, o exílio e a mulher no romance Dois Irmãos; no terceiro e último capítulo apresentamos as vivências do romance em sala de aula. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se uma investigação detida sobre leitura literária e concepção da experiência estética tendo como suporte as reflexões de Jouve (2002), Jauss (1978), Zilberman (1998) Compagnon (2001), entre outros. Sobre os aspectos temáticos abordados presentes na obra nos valemos das concepções de Bosi (2007), Freud (1989/1996), Hall (2003) além de outros estudiosos. Utilizamos o Diário de leituras sob a perspectiva de Machado (2007) por entendermos que este instrumento tem como função um diálogo entre o leitor e a obra que está sendo lida. A realização de um experimento com jovens de uma escola pública indicou que é possível trabalhar um texto literário na sua totalidade, que os leitores conseguiram vivenciar a produção, a percepção e a comunicação da obra literária, mostrou também a necessidade de um trabalho metodológico diferenciado, que escapa aos modelos consagrados pelos livros didáticos. Permeia todo o trabalho o pressuposto que a leitura de obras com qualidade estética legitimada é relevante ao desenvolvimento humano, que a leitura literária consegue estabelecer referências que permitem ao leitor organizar experiências psíquicas vividas ou não, organizar e/ou reorganizar sentimentos, estabelecer uma ponte entre ficção e realidade na maneira de como vemos o mundo.
id UFCG_8e41a97696ffbe5be879027ded488266
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7817
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.Two brothers: experiences of romance in the classroom.Sala de AulaClassroomRomanceEstética da RecepçãoAesthetics of ReceptionEstética de RecepciónLeitura LiteráriaLectura LiterariaLiterary ReadingSócio-culturalSocio-culturelSocio - culturalTexto LiterárioNarrador ProtagonistaLiteraturaLiterary TextProtagonist NarratorLiteratureTexte LittéraireNarrateur ProtagonisteLittératureEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaEsta pesquisa discute, a partir da leitura da obra Dois Irmãos (2000), do escritor contemporâneo amazonense Milton Hatoum como é possível trabalhar o romance na íntegra considerando a recepção diante dos temas presentes na obra, as dificuldades apresentadas no processo de leitura e a vivência com uma experiência estética em sala de aula. Nosso experimento consta de três capítulos: no primeiro buscamos enfatizar a importância da leitura literária para o desenvolvimento afetivo e efetivo do ser humano, a significância do horizonte de expectativas para se estabelecer uma boa leitura; o segundo capítulo é dedicado ao estudo de alguns temas como o ciúme, a rivalidade, o incesto, a condição sócio-econômica, o exílio e a mulher no romance Dois Irmãos; no terceiro e último capítulo apresentamos as vivências do romance em sala de aula. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se uma investigação detida sobre leitura literária e concepção da experiência estética tendo como suporte as reflexões de Jouve (2002), Jauss (1978), Zilberman (1998) Compagnon (2001), entre outros. Sobre os aspectos temáticos abordados presentes na obra nos valemos das concepções de Bosi (2007), Freud (1989/1996), Hall (2003) além de outros estudiosos. Utilizamos o Diário de leituras sob a perspectiva de Machado (2007) por entendermos que este instrumento tem como função um diálogo entre o leitor e a obra que está sendo lida. A realização de um experimento com jovens de uma escola pública indicou que é possível trabalhar um texto literário na sua totalidade, que os leitores conseguiram vivenciar a produção, a percepção e a comunicação da obra literária, mostrou também a necessidade de um trabalho metodológico diferenciado, que escapa aos modelos consagrados pelos livros didáticos. Permeia todo o trabalho o pressuposto que a leitura de obras com qualidade estética legitimada é relevante ao desenvolvimento humano, que a leitura literária consegue estabelecer referências que permitem ao leitor organizar experiências psíquicas vividas ou não, organizar e/ou reorganizar sentimentos, estabelecer uma ponte entre ficção e realidade na maneira de como vemos o mundo.This research discusses, from the reading of the work Dois Irmãos (2000), by the Amazonian contemporary writer Milton Hatoum how it is possible to work the novel in full considering the reception in front of the themes present in the work, the difficulties presented in the reading process and the experience with an experience Aesthetics in the classroom. Our experiment consists of three chapters: in the first one we seek to emphasize the importance of literary reading for the affective and effective development of the human being, the significance of the horizon of expectations in order to establish a good reading; The second chapter is dedicated to the study of some subjects such as jealousy, rivalry, incest, socioeconomic condition, exile and woman in the novel Dois Irmãos; In the third and last chapter we present the experiences of the novel in the classroom. From the methodological point of view, a research was carried out on literary reading and conception of the aesthetic experience, having as support the reflections of Jouve (2002), Jauss (1978), Zilberman (1998) Compagnon (2001), among others. On the thematic aspects addressed in the work we use the concepts of Bosi (2007), Freud (1989/1996), Hall (2003) and other scholars. We use the Journal of Reading from the perspective of Machado (2007) because we understand that this instrument has as a function a dialogue between the reader and the work being read. The realization of an experiment with young people of a public school indicated that it is possible to work a literary text in its entirety, that the readers managed to experience the production, perception and communication of the literary work, also showed the necessity of a methodological work differentiated, Which escapes the models consecrated by textbooks. The work presupposes that the reading of works with legitimated aesthetic quality is relevant to human development, that literary reading manages to establish references that allow the reader to organize psychic experiences lived or not, organize and / or reorganize feelings, establish a bridge between Fiction and reality in the way we see the world.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.GUIMARÃES, Kalina Naro.MEDEIROS, Noara Queiroz de.2017-072019-10-08T11:53:41Z2019-10-082019-10-08T11:53:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817MEDEIROS, Noara Queiroz de. Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula. 2017. 179f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T11:48:53Zoai:localhost:riufcg/7817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T11:48:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
Two brothers: experiences of romance in the classroom.
title Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
spellingShingle Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
MEDEIROS, Noara Queiroz de.
Sala de Aula
Classroom
Romance
Estética da Recepção
Aesthetics of Reception
Estética de Recepción
Leitura Literária
Lectura Literaria
Literary Reading
Sócio-cultural
Socio-culturel
Socio - cultural
Texto Literário
Narrador Protagonista
Literatura
Literary Text
Protagonist Narrator
Literature
Texte Littéraire
Narrateur Protagoniste
Littérature
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
title_short Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
title_full Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
title_fullStr Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
title_full_unstemmed Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
title_sort Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula.
author MEDEIROS, Noara Queiroz de.
author_facet MEDEIROS, Noara Queiroz de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
GUIMARÃES, Kalina Naro.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Noara Queiroz de.
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Aula
Classroom
Romance
Estética da Recepção
Aesthetics of Reception
Estética de Recepción
Leitura Literária
Lectura Literaria
Literary Reading
Sócio-cultural
Socio-culturel
Socio - cultural
Texto Literário
Narrador Protagonista
Literatura
Literary Text
Protagonist Narrator
Literature
Texte Littéraire
Narrateur Protagoniste
Littérature
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
topic Sala de Aula
Classroom
Romance
Estética da Recepção
Aesthetics of Reception
Estética de Recepción
Leitura Literária
Lectura Literaria
Literary Reading
Sócio-cultural
Socio-culturel
Socio - cultural
Texto Literário
Narrador Protagonista
Literatura
Literary Text
Protagonist Narrator
Literature
Texte Littéraire
Narrateur Protagoniste
Littérature
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
description Esta pesquisa discute, a partir da leitura da obra Dois Irmãos (2000), do escritor contemporâneo amazonense Milton Hatoum como é possível trabalhar o romance na íntegra considerando a recepção diante dos temas presentes na obra, as dificuldades apresentadas no processo de leitura e a vivência com uma experiência estética em sala de aula. Nosso experimento consta de três capítulos: no primeiro buscamos enfatizar a importância da leitura literária para o desenvolvimento afetivo e efetivo do ser humano, a significância do horizonte de expectativas para se estabelecer uma boa leitura; o segundo capítulo é dedicado ao estudo de alguns temas como o ciúme, a rivalidade, o incesto, a condição sócio-econômica, o exílio e a mulher no romance Dois Irmãos; no terceiro e último capítulo apresentamos as vivências do romance em sala de aula. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se uma investigação detida sobre leitura literária e concepção da experiência estética tendo como suporte as reflexões de Jouve (2002), Jauss (1978), Zilberman (1998) Compagnon (2001), entre outros. Sobre os aspectos temáticos abordados presentes na obra nos valemos das concepções de Bosi (2007), Freud (1989/1996), Hall (2003) além de outros estudiosos. Utilizamos o Diário de leituras sob a perspectiva de Machado (2007) por entendermos que este instrumento tem como função um diálogo entre o leitor e a obra que está sendo lida. A realização de um experimento com jovens de uma escola pública indicou que é possível trabalhar um texto literário na sua totalidade, que os leitores conseguiram vivenciar a produção, a percepção e a comunicação da obra literária, mostrou também a necessidade de um trabalho metodológico diferenciado, que escapa aos modelos consagrados pelos livros didáticos. Permeia todo o trabalho o pressuposto que a leitura de obras com qualidade estética legitimada é relevante ao desenvolvimento humano, que a leitura literária consegue estabelecer referências que permitem ao leitor organizar experiências psíquicas vividas ou não, organizar e/ou reorganizar sentimentos, estabelecer uma ponte entre ficção e realidade na maneira de como vemos o mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2019-10-08T11:53:41Z
2019-10-08
2019-10-08T11:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817
MEDEIROS, Noara Queiroz de. Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula. 2017. 179f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817
identifier_str_mv MEDEIROS, Noara Queiroz de. Dois irmãos: vivências do romance em sala de aula. 2017. 179f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744401345282048