Aceitabilidade de Muffins de beterraba por crianças na fase escolar do município de Borborema/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Thaís Oliveira de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33296
Resumo: A fase escolar compreende o período de vida dos 7 aos 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Nesta fase, além da família, a escola passa a exercer um papel de destaque na saúde da criança, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as crianças recebem educação para a saúde a partir de atividades estratégicas para adoção de práticas alimentares saudáveis, de modo a prevenir as deficiências nutricionais. Para que os nutrientes possam ser utilizados em sua totalidade, o aproveitamento integral do alimento é de suma importância. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de “Muffins de Beterraba” elaborado a partir do aproveitamento integral do alimento, por crianças na fase escolar matriculadas em escolas do Município de Borborema, PB, a fim de proporcionar o consumo de todos os componentes nutricionais presentes no alimento, como também incentivar uma alimentação saudável e diversificada. Participaram do estudo 57 escolares de ambos os sexos, em fase escolar, matriculados entre a primeira e a quinta série do Ensino Fundamental de duas escolas, Jaldete Guedes Pereira (escola 1) e Francisco Cardoso da Silva (escola 2). O estudo avaliou a aceitação de duas preparações feitas com a beterraba, a formulação A (sem casca) e B (com casca), através de uma avaliação sensorial pelo método da “Escala Hedônica Facial” para escolares do 1° ao 5° ano. Houve uma boa aceitação por parte dos alunos, em que as notas variaram entre 4,4±1,12 e 4,5±1,12, demonstraram-se que não houve diferença significativa entre as amostras. O Muffin de Beterraba sem casca (formulação A) obteve aceitabilidade de 94,3% para a primeira escola e 90,7% na segunda escola, com o aproveitamento integral da beterraba a formulação B obtiveram 88,1% de aceitabilidade, a escola 1 e 88%, a escola 2. Conclui-se que o índice de aceitabilidade dos Muffins de Beterraba obteve a porcentagem superior a 85%, meta preconizada para que uma preparação seja considerada aceita pelos escolares, tanto na formulação A quanto com a formulação B, sinalizando, portanto, com potencialidade para a possibilidade de inclusão ao cardápio escolar. Desse modo, fica evidente, a pertinências de estudos voltados ao aproveitamento integral de alimentos, estratégia promissora para que desde a infância as crianças criem hábitos alimentares saudáveis, promovendo saúde e bem estar para um crescimento adequado e nutritivo.
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spelling Aceitabilidade de Muffins de beterraba por crianças na fase escolar do município de Borborema/PB.Acceptability of Beetroot Muffins by school-aged children municipality of Borborema/PB.Aceptabilidad de los muffins de remolacha por parte de niños en edad escolar municipio de Borborema/PB.BeterrabaBeterraba - MuffinsHábitos alimentares - escolaresBeterraba - escolares - Borborema/PBAlimentação escolarBeta vulgarisObesidade infantilBeterraba - Muffins - análise sensorialBeetBeetroot - MuffinsEating habits - schoolchildrenBeetroot - schoolchildren - Borborema/PBSchool mealsBeta vulgarisChild obesityBeetroot - Muffins - sensory analysisRemolachaRemolacha - MuffinsHábitos alimentarios - escolaresRemolacha - escolares - Borborema/PBComidas del colegioBeta vulgarObesidad infantilRemolacha - Muffins - análisis sensorialTecnologia de AlimentosA fase escolar compreende o período de vida dos 7 aos 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Nesta fase, além da família, a escola passa a exercer um papel de destaque na saúde da criança, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as crianças recebem educação para a saúde a partir de atividades estratégicas para adoção de práticas alimentares saudáveis, de modo a prevenir as deficiências nutricionais. Para que os nutrientes possam ser utilizados em sua totalidade, o aproveitamento integral do alimento é de suma importância. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de “Muffins de Beterraba” elaborado a partir do aproveitamento integral do alimento, por crianças na fase escolar matriculadas em escolas do Município de Borborema, PB, a fim de proporcionar o consumo de todos os componentes nutricionais presentes no alimento, como também incentivar uma alimentação saudável e diversificada. Participaram do estudo 57 escolares de ambos os sexos, em fase escolar, matriculados entre a primeira e a quinta série do Ensino Fundamental de duas escolas, Jaldete Guedes Pereira (escola 1) e Francisco Cardoso da Silva (escola 2). O estudo avaliou a aceitação de duas preparações feitas com a beterraba, a formulação A (sem casca) e B (com casca), através de uma avaliação sensorial pelo método da “Escala Hedônica Facial” para escolares do 1° ao 5° ano. Houve uma boa aceitação por parte dos alunos, em que as notas variaram entre 4,4±1,12 e 4,5±1,12, demonstraram-se que não houve diferença significativa entre as amostras. O Muffin de Beterraba sem casca (formulação A) obteve aceitabilidade de 94,3% para a primeira escola e 90,7% na segunda escola, com o aproveitamento integral da beterraba a formulação B obtiveram 88,1% de aceitabilidade, a escola 1 e 88%, a escola 2. Conclui-se que o índice de aceitabilidade dos Muffins de Beterraba obteve a porcentagem superior a 85%, meta preconizada para que uma preparação seja considerada aceita pelos escolares, tanto na formulação A quanto com a formulação B, sinalizando, portanto, com potencialidade para a possibilidade de inclusão ao cardápio escolar. Desse modo, fica evidente, a pertinências de estudos voltados ao aproveitamento integral de alimentos, estratégia promissora para que desde a infância as crianças criem hábitos alimentares saudáveis, promovendo saúde e bem estar para um crescimento adequado e nutritivo.The school phase covers the period of life from 7 to 9 years, 11 months and 29 days of age. At this stage, in addition to the family, the school begins to play a prominent role in children's health, through the National School Feeding Program (PNAE), children receive health education through strategic activities to adopt healthy eating practices, in order to prevent nutritional deficiencies. So that the nutrients can be used in their entirety, the full use of the food is of paramount importance. The present work aimed to evaluate the acceptability of “Beetroot Muffins” prepared from the full use of the food, by school-age children enrolled in schools in the Municipality of Borborema, PB, in order to provide the consumption of all nutritional components present in food, as well as encouraging a healthy and diversified diet. The study included 57 schoolchildren of both sexes, enrolled between the first and fifth grade of elementary school at two schools, Jaldete Guedes Pereira (school 1) and Francisco Cardoso da Silva (school 2). The study evaluated the acceptance of two preparations made with beetroot, formulation A (without peel) and B (with peel), through a sensory evaluation using the “Facial Hedonic Scale” method for students from the 1st to the 5th year. There was good acceptance by the students, with grades varying between 4.4±1.12 and 4.5±1.12, demonstrating that there was no significant difference between the samples. The Beetroot Muffin without peel (formulation A) obtained an acceptability of 94.3% for the first school and 90.7% in the second school, with the full use of beetroot, formulation B obtained 88.1% acceptability, school 1 and 88%, school 2. It is concluded that the acceptability index of Beetroot Muffins reached a percentage higher than 85%, a target recommended for a preparation to be considered accepted by schoolchildren, both in formulation A and formulation B, signaling, therefore, potential for the possibility of inclusion in the school menu. In this way, the relevance of studies aimed at the full use of food becomes evident, a promising strategy for children to create healthy eating habits from childhood, promoting health and well-being for adequate and nutritious growth.La fase escolar abarca el período de la vida de 7 a 9 años, 11 meses y 29 días de edad. En esta etapa, además de la familia, la escuela comienza a tener un papel destacado en la salud del niño. niño, a través del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE), los niños reciben Educación para la salud basada en actividades estratégicas para la adopción de prácticas dietéticas. saludable, para prevenir deficiencias nutricionales. Para que los nutrientes puedan ser utilizados en su totalidad, el pleno aprovechamiento de los alimentos es de suma importancia. oh Este estudio tuvo como objetivo evaluar la aceptabilidad de los “Muffins de Remolacha” elaborado a partir del aprovechamiento total de los alimentos, por niños en edad escolar matriculados en escuelas del Municipio de Borborema, PB, con el fin de brindar consumo de todos los componentes nutricionales presentes en los alimentos, además de favorecer una Dieta sana y variada. En el estudio participaron 57 estudiantes de ambos sexos, en fase escolar, matriculados entre el primero y quinto grado de Educación Primaria de dos escuelas, Jaldete Guedes Pereira (escuela 1) y Francisco Cardoso da Silva (escuela 2). El estudio evaluó la aceptación de dos preparados elaborados con remolacha, formulación A (sin piel) y B (con concha), mediante una evaluación sensorial mediante el método “Escala Hedónica Facial” Para alumnos de 1º a 5º año. Hubo buena aceptación por parte de los estudiantes, en los cuales el las puntuaciones variaron entre 4,4 ± 1,12 y 4,5 ± 1,12, lo que demuestra que no hubo diferencia significativo entre muestras. El Muffin de Remolacha sin piel (formulación A) obtenido aceptabilidad del 94,3% para la primera escuela y del 90,7% en la segunda escuela, con la aprovechamiento completo de la remolacha, la formulación B obtuvo 88,1% de aceptabilidad, escuela 1 y 88%, escuela 2. Se concluye que el índice de aceptabilidad de Muffins de Remolacha obtuvo un porcentaje superior al 85%, objetivo recomendado para que la preparación sea considerado aceptado por los estudiantes, tanto en la formulación A como en la formulación B, señalización, por lo tanto, potencial para la posibilidad de inclusión en el menú escuela. De esta manera, la relevancia de los estudios dirigidos a utilizar alimentos integrales, una prometedora estrategia para que desde pequeños los niños puedan crear Hábitos alimentarios saludables, promoviendo la salud y el bienestar para un crecimiento adecuado. y nutritivo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMELO, Marília Ferreira Frazão Tavares de.MELO, M. F. F. T.DE MELO, MARÍLIA FERREIRA FRAZÃO TAVARES.TAVARES DE MELO, MARÍLIA.http://lattes.cnpq.br/4826093283260726DANTAS, Dalyane Laís da Silva.DANTAS, D. L. 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(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-01T19:14:03Zoai:localhost:riufcg/33296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-01T19:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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description A fase escolar compreende o período de vida dos 7 aos 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Nesta fase, além da família, a escola passa a exercer um papel de destaque na saúde da criança, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as crianças recebem educação para a saúde a partir de atividades estratégicas para adoção de práticas alimentares saudáveis, de modo a prevenir as deficiências nutricionais. Para que os nutrientes possam ser utilizados em sua totalidade, o aproveitamento integral do alimento é de suma importância. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de “Muffins de Beterraba” elaborado a partir do aproveitamento integral do alimento, por crianças na fase escolar matriculadas em escolas do Município de Borborema, PB, a fim de proporcionar o consumo de todos os componentes nutricionais presentes no alimento, como também incentivar uma alimentação saudável e diversificada. Participaram do estudo 57 escolares de ambos os sexos, em fase escolar, matriculados entre a primeira e a quinta série do Ensino Fundamental de duas escolas, Jaldete Guedes Pereira (escola 1) e Francisco Cardoso da Silva (escola 2). O estudo avaliou a aceitação de duas preparações feitas com a beterraba, a formulação A (sem casca) e B (com casca), através de uma avaliação sensorial pelo método da “Escala Hedônica Facial” para escolares do 1° ao 5° ano. Houve uma boa aceitação por parte dos alunos, em que as notas variaram entre 4,4±1,12 e 4,5±1,12, demonstraram-se que não houve diferença significativa entre as amostras. O Muffin de Beterraba sem casca (formulação A) obteve aceitabilidade de 94,3% para a primeira escola e 90,7% na segunda escola, com o aproveitamento integral da beterraba a formulação B obtiveram 88,1% de aceitabilidade, a escola 1 e 88%, a escola 2. Conclui-se que o índice de aceitabilidade dos Muffins de Beterraba obteve a porcentagem superior a 85%, meta preconizada para que uma preparação seja considerada aceita pelos escolares, tanto na formulação A quanto com a formulação B, sinalizando, portanto, com potencialidade para a possibilidade de inclusão ao cardápio escolar. Desse modo, fica evidente, a pertinências de estudos voltados ao aproveitamento integral de alimentos, estratégia promissora para que desde a infância as crianças criem hábitos alimentares saudáveis, promovendo saúde e bem estar para um crescimento adequado e nutritivo.
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