O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das tradições musicais brasileiras.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11709 |
Resumo: | A música popular ao longo do século XX passou por grandes debates e transformações ao passo que toda a estrutura do Brasil estava imersa em várias conturbações sócio- politico-econômicas. O nosso estudo busca compreender o processo das releituras e da modernização do Samba a MPB (aqui definido como conceito e não um estilo ou ritmo). Tal problema será trabalhado a partir das produções de Antônio Carlos Jobim, pois acreditamos que a trajetória e carreira deste compositor pode nos ajudar a refletir sobre as dissidências e múltiplas faces que permeiam o meio do Samba, passando pela Bossa Nova chegando á consolidação do termo Música Popular Brasileira a partir da década de 1970. As análises terão base nas canções de Tom Jobim (tanto anteriores quanto contemporâneas a bossa nova) enquanto fontes, servindo de fio condutor para nossa narrativa e argumentação. Metodologicamente nos pautaremos nas propostas de Marcos Napolitano (2002), para considerar “texto” e “contexto” e traças os paralelos e possibilidades de interpretação das canções, não só dentro do cenário musical, mas na amplitude e transversalidade da cultura e da arte dentro dos vários âmbitos da sociedade. |
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O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das tradições musicais brasileiras.The rise of bossa nova: Tom Jobim and the re-reading of Brazilian musical traditions.Tom JobimBossa NovaMúsica Popular Brasileira - MPBMusicalidade brasileiraModernidadeBrazilian Popular Music - MPBBrazilian musicalityModernityHistória.A música popular ao longo do século XX passou por grandes debates e transformações ao passo que toda a estrutura do Brasil estava imersa em várias conturbações sócio- politico-econômicas. O nosso estudo busca compreender o processo das releituras e da modernização do Samba a MPB (aqui definido como conceito e não um estilo ou ritmo). Tal problema será trabalhado a partir das produções de Antônio Carlos Jobim, pois acreditamos que a trajetória e carreira deste compositor pode nos ajudar a refletir sobre as dissidências e múltiplas faces que permeiam o meio do Samba, passando pela Bossa Nova chegando á consolidação do termo Música Popular Brasileira a partir da década de 1970. As análises terão base nas canções de Tom Jobim (tanto anteriores quanto contemporâneas a bossa nova) enquanto fontes, servindo de fio condutor para nossa narrativa e argumentação. Metodologicamente nos pautaremos nas propostas de Marcos Napolitano (2002), para considerar “texto” e “contexto” e traças os paralelos e possibilidades de interpretação das canções, não só dentro do cenário musical, mas na amplitude e transversalidade da cultura e da arte dentro dos vários âmbitos da sociedade.Popular music throughout the twentieth century suffered major debates and transformations while the whole structure of Brazil was immersed in various socio- political-economic turmoil. Our study seeks to understand the process of rereading and modernizing from Samba to MPB (here defined as a concept and not a style or rhythm). This problem will be addressed through the productions of Antonio Carlos Jobim, because we believe that him trajectory and career of him as a composer can help us to reflect on the dissent and multiple faces that permeate the middle of Samba, passing through Bossa Nova and consolidating the term Brazilian Popular Music from the 1970. The analyzes will be based on Tom Jobim's songs (both prior and contemporary to bossa nova) as sources, serving as a guiding thread for our narrative and argument. Methodologically we will be guided by the proposals of Marcos Napolitano (2002), to consider “text” and “context” and trace the parallels and possibilities of interpretation of the songs, not only within the musical scenario, but in the breadth and transversality of culture and art within from various areas of society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCEBALLOS, Viviane Gomes de.CEBALLOS, V. G.http://lattes.cnpq.br/0486267299077533SOUSA, Israel Soares de.MOREIRA NETO, Mariana.QUEIROZ, Douglas.2019-12-112020-02-10T14:20:44Z2020-02-102020-02-10T14:20:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11709QUEIROZ, Douglas. O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das Tradições musicais brasileiras. 2019. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-13T11:56:13Zoai:localhost:riufcg/11709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-13T11:56:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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