Influência da redução das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas com cera de carnaúba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23564 |
Resumo: | Nos últimos anos a área da pavimentação vem seguindo a tendência de buscar novas tecnologias mais sustentáveis, com o intuito de reduzir os danos causados ao meio ambiente e aos trabalhadores envolvidos na pavimentação. A partir daí, as misturas asfálticas mornas surgem como uma solução capaz de reduzir as temperaturas de produção do asfalto sem comprometer seu desempenho, além de propiciar vantagens econômicas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas das misturas asfálticas modificadas com 2% de cera de carnaúba a partir da redução das temperaturas de usinagem e compactação. A fim de avaliar os efeitos da redução das temperaturas de produção das misturas modificadas com cera de carnaúba, foram realizados os ensaios mecânicos de Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Dano por Umidade (Lottman). Comparadas à mistura com ligante puro, as misturas modificadas com cera de carnaúba apresentaram melhores resultados mecânicos nos ensaios realizados. A redução de 10°C nas temperaturas de usinagem e compactação das misturas com cera, apresentaram resultados satisfatórios e também superiores às misturas com CAP puro, porém inferiores às com cera confeccionadas nas temperaturas ótimas. Os resultados obtidos se mostraram bastante relevantes, uma vez que, as reduções das temperaturas de usinagem e compactação promoverem uma economia energética e um menor impacto sobre o meio ambiente e as condições de trabalho dos operários, além de cumprir com as exigências mecânicas estabelecidas para a pavimentação. |
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Influência da redução das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas com cera de carnaúba.Influence of the reduction of machining and compaction temperatures in asphalt mixtures with carnauba wax.Misturas asfálticas mornasLigantes asfálticosPavimentação asfálticaCera de carnaúba - mistura asfálticaUsinagem - temperaturaCimento asfáltico de petróleoViscosidade rotacionalPonto de amolecimentoResistência à tração por compressão diametralEnsaio de penetraçãoWarm asphalt mixesAsphalt bindersAsphalt pavingCarnauba wax - asphalt mixMachining - temperaturePetroleum asphalt cementRotational viscositySoftening pointTensile strength by diametral compressionPenetration testEngenharia CivilNos últimos anos a área da pavimentação vem seguindo a tendência de buscar novas tecnologias mais sustentáveis, com o intuito de reduzir os danos causados ao meio ambiente e aos trabalhadores envolvidos na pavimentação. A partir daí, as misturas asfálticas mornas surgem como uma solução capaz de reduzir as temperaturas de produção do asfalto sem comprometer seu desempenho, além de propiciar vantagens econômicas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas das misturas asfálticas modificadas com 2% de cera de carnaúba a partir da redução das temperaturas de usinagem e compactação. A fim de avaliar os efeitos da redução das temperaturas de produção das misturas modificadas com cera de carnaúba, foram realizados os ensaios mecânicos de Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Dano por Umidade (Lottman). Comparadas à mistura com ligante puro, as misturas modificadas com cera de carnaúba apresentaram melhores resultados mecânicos nos ensaios realizados. A redução de 10°C nas temperaturas de usinagem e compactação das misturas com cera, apresentaram resultados satisfatórios e também superiores às misturas com CAP puro, porém inferiores às com cera confeccionadas nas temperaturas ótimas. Os resultados obtidos se mostraram bastante relevantes, uma vez que, as reduções das temperaturas de usinagem e compactação promoverem uma economia energética e um menor impacto sobre o meio ambiente e as condições de trabalho dos operários, além de cumprir com as exigências mecânicas estabelecidas para a pavimentação.In recent years, the paving area has been following a world trend of seeking more sustainable technologies in order to reduce damages to the environment and workers involved in paving services. Based on that, warm asphalt mixtures appear as a solution capable of reducing the production temperatures of the asphalt without compromising its performance, and also providing economic advantages. The addition of carnauba wax to the asphalt mixtures proved to be an efficient alternative in reducing machining and compaction temperatures of the mixtures. Thus, this work’s aim was to evaluate the mechanical properties of modified asphalt mixtures with 2% of carnauba wax from the reduction of machining and compacting temperatures. In order to evaluate the effects of the reducing of the production temperatures of the modified mixtures with carnauba wax, the mechanical tests of Indirect Tensile Strength, Resilience Modulus and Modified Lottman were performed. Compared to pure binder mixtures, the modified mixtures with carnauba wax presented better mechanical results at the tests performed. The reduction of 10°C in the machining and compaction temperatures of the mixtures with wax, presented satisfactory results and also superior to the mixtures with pure binder mixtures, but inferior to those with wax, produced and compacted at optimum temperatures. The results obtained were very relevant since the reduction of machining and compaction temperatures promoted an energy saving and lower impacts on the environment and workers conditions, besides complying with the mechanical requirements for paving.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673MORAES, Thalita Maria Ramos Pôrto de.MORAES, T. M. R. P.RODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.NASCIMENTO, M. V.http://lattes.cnpq.br/1173283848995598AGRA FILHO, Helker Hiluey.2019-072022-02-15T18:57:23Z2022-02-152022-02-15T18:57:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23564AGRA FILHO, Helker Hiluey. Influência da redução das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas com cera de carnaúba. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-15T18:59:07Zoai:localhost:riufcg/23564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-15T18:59:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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