As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135
Resumo: O livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a função do livro didático no ensino de Geografia levando, sobretudo, os conteúdos trabalhados a partir do livro didático, as metodologias de ensino e o papel do professor nesse processo. O objetivo geral desse trabalho é analisar e compreender as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Geografia de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através questionário dirigido a professor e alunos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, da E.E.E.F.M Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O professor ao proporcionar ao aluno uma participação efetiva em sala de aula para que este se constitua sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, enquanto os alunos na sua maioria estão insatisfeitos com as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Nessa direção verifica-se que a educação escolar se caracteriza pela mediação didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, o livro didático de Geografia é um dos recursos necessários para nortear a prática pedagógica dos professores e a aprendizagem dos estudantes, a ponto de se tornar um recurso indispensável para o ensino de Geografia.
id UFCG_9020be84f9de6f2eae6db4bc8857e117
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10135
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.Geography teaching methodologies in the teaching and learning process in E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.Ensino GeografiaLivro didáticoEnsino - aprendizagemMetodologias de ensinoGeography TeachingTextbookTeaching-learningTeaching MethodologiesGeografia.O livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a função do livro didático no ensino de Geografia levando, sobretudo, os conteúdos trabalhados a partir do livro didático, as metodologias de ensino e o papel do professor nesse processo. O objetivo geral desse trabalho é analisar e compreender as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Geografia de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através questionário dirigido a professor e alunos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, da E.E.E.F.M Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O professor ao proporcionar ao aluno uma participação efetiva em sala de aula para que este se constitua sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, enquanto os alunos na sua maioria estão insatisfeitos com as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Nessa direção verifica-se que a educação escolar se caracteriza pela mediação didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, o livro didático de Geografia é um dos recursos necessários para nortear a prática pedagógica dos professores e a aprendizagem dos estudantes, a ponto de se tornar um recurso indispensável para o ensino de Geografia.The textbook contains information and concepts capable of leading to learning to build knowledge, taking into account the student's knowledge when entering the school and the reality that surrounds him. The present work presents a discussion about the function of the textbook in the teaching of Geography taking, above all, the contents worked from the didactic book, the methodologies of teaching and the role of the teacher in this process. The general objective of this work is to analyze and understand the function of the Geography textbook and the methodologies used by the teacher in the teaching-learning process. It is an empirical-interpretative research through a questionnaire addressed to teachers and students Geography of the 8th year of the Elementary Education II, EEEFM Professor Manoel Mangueira Lima, located in the city of Cajazeiras-PB. However, the problem is that our informants The teacher in providing the student an effective participation in the classroom so that it becomes an active subject of the teaching-learning process, while the students are mostly dissatisfied with the methodologies used by the teacher In the classroom. In this direction it is verified that the school education is characterized by didactic-pedagogical mediation that is established between practical and theoretical knowledge. Thus, the Geography textbook is one of the resources necessary to guide the pedagogical practice of teachers and the students' learning, to the point of becoming an indispensable resource for the teaching of Geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.20172019-12-12T10:44:08Z2019-12-122019-12-12T10:44:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras - PB. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:32:10Zoai:localhost:riufcg/10135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:32:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
Geography teaching methodologies in the teaching and learning process in E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
title As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
spellingShingle As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
Ensino Geografia
Livro didático
Ensino - aprendizagem
Metodologias de ensino
Geography Teaching
Textbook
Teaching-learning
Teaching Methodologies
Geografia.
title_short As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
title_full As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
title_fullStr As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
title_sort As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.
author VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
author_facet VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Geografia
Livro didático
Ensino - aprendizagem
Metodologias de ensino
Geography Teaching
Textbook
Teaching-learning
Teaching Methodologies
Geografia.
topic Ensino Geografia
Livro didático
Ensino - aprendizagem
Metodologias de ensino
Geography Teaching
Textbook
Teaching-learning
Teaching Methodologies
Geografia.
description O livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a função do livro didático no ensino de Geografia levando, sobretudo, os conteúdos trabalhados a partir do livro didático, as metodologias de ensino e o papel do professor nesse processo. O objetivo geral desse trabalho é analisar e compreender as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Geografia de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através questionário dirigido a professor e alunos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, da E.E.E.F.M Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O professor ao proporcionar ao aluno uma participação efetiva em sala de aula para que este se constitua sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, enquanto os alunos na sua maioria estão insatisfeitos com as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Nessa direção verifica-se que a educação escolar se caracteriza pela mediação didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, o livro didático de Geografia é um dos recursos necessários para nortear a prática pedagógica dos professores e a aprendizagem dos estudantes, a ponto de se tornar um recurso indispensável para o ensino de Geografia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-12-12T10:44:08Z
2019-12-12
2019-12-12T10:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135
VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras - PB. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135
identifier_str_mv VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras - PB. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421605867520