História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364
Resumo: A complexa composição do processo do conhecimento constitui o cerne deste opúsculo discursivo. A urgência dessa análise emergiu das leituras da estrutura do processo, entremeado por problemas, de ensino e aprendizagem estudada e praticada, ainda, durante nossa formação acadêmica, em especial, durante a realização dos Estágios Supervisionados. Um problema se consolidou entre nossa proposta de ensino do Eletro magnetismo baseada, principalmente, em uma abordagem Histórica da Ciência, e a apresentação deste pelo Livro Didático adotado na escola onde os estágios foram desenvolvidos. O trabalho objetivou analisar o uso da História da Ciência em um Livro Didático quanto a abordagem do Eletro magnetismo na terceira série do Ensino Médio da Rede Pública da cidade de São José de Piranhas - PB. Outros fatores contribuíram para que um entendimento mais lúcido sobre esse problema se efetivasse. Assim, a maneira pela qual a História da Ciência referente ao Eletro magnetismo está sendo apresentada por parte do Livro Didático adotado na escola de realização dos estágios, será o escopo da pesquisa. O levantamento bibliográfico constitui um dos vieses do estudo em tela. Após propormos discussões sobre as realidades discursivas que o livro se insere, tais como ensino e aprendizagem em Física e História da Ciência, ponderamos os dados, numa perspectiva qualitativa, com base em tais discussões que, devido à complexidade dos conhecimentos e problemas que se apresentam hodiernamente, forçam- nos novos desafios a prática docente, sendo necessário, portanto, analisarmos as confluências a essa realidade nos meios de informação e educação dos sujeitos. Sob estes termos, a análise revelou que em muitos aspectos, analisados com base em critérios e conhecimentos produzidos por especialistas na área, a abordagem Histórica do Eletro magnetismo do livro se mostrou inadequada, sendo a aprendizagem de conteúdos prejudicada por esta. O diálogo que realizamos com autores aponta para a real necessidade de reaproximação entre essa perspectiva e o Ensino de Ciências (Física), em direção a construção de uma consciência crítica dos sujeitos e, também, para permitir justificar a necessidade de uma maior cuidado como tratamento de questões relacionadas a História da Ciência quanto a sua inserção nos livros didáticos da Física no Ensino Médio.
id UFCG_9058283e3353a41789f43681e5ca644d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7364
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.History of science and physics teaching: a possible dialogical relationship.Ensino de físicaHistória da ciênciaEletromagnetismo - ensinoLivro didáticoPhysics TeachingScience HistoryElectromagnetism - TeachingTextbookFísica.A complexa composição do processo do conhecimento constitui o cerne deste opúsculo discursivo. A urgência dessa análise emergiu das leituras da estrutura do processo, entremeado por problemas, de ensino e aprendizagem estudada e praticada, ainda, durante nossa formação acadêmica, em especial, durante a realização dos Estágios Supervisionados. Um problema se consolidou entre nossa proposta de ensino do Eletro magnetismo baseada, principalmente, em uma abordagem Histórica da Ciência, e a apresentação deste pelo Livro Didático adotado na escola onde os estágios foram desenvolvidos. O trabalho objetivou analisar o uso da História da Ciência em um Livro Didático quanto a abordagem do Eletro magnetismo na terceira série do Ensino Médio da Rede Pública da cidade de São José de Piranhas - PB. Outros fatores contribuíram para que um entendimento mais lúcido sobre esse problema se efetivasse. Assim, a maneira pela qual a História da Ciência referente ao Eletro magnetismo está sendo apresentada por parte do Livro Didático adotado na escola de realização dos estágios, será o escopo da pesquisa. O levantamento bibliográfico constitui um dos vieses do estudo em tela. Após propormos discussões sobre as realidades discursivas que o livro se insere, tais como ensino e aprendizagem em Física e História da Ciência, ponderamos os dados, numa perspectiva qualitativa, com base em tais discussões que, devido à complexidade dos conhecimentos e problemas que se apresentam hodiernamente, forçam- nos novos desafios a prática docente, sendo necessário, portanto, analisarmos as confluências a essa realidade nos meios de informação e educação dos sujeitos. Sob estes termos, a análise revelou que em muitos aspectos, analisados com base em critérios e conhecimentos produzidos por especialistas na área, a abordagem Histórica do Eletro magnetismo do livro se mostrou inadequada, sendo a aprendizagem de conteúdos prejudicada por esta. O diálogo que realizamos com autores aponta para a real necessidade de reaproximação entre essa perspectiva e o Ensino de Ciências (Física), em direção a construção de uma consciência crítica dos sujeitos e, também, para permitir justificar a necessidade de uma maior cuidado como tratamento de questões relacionadas a História da Ciência quanto a sua inserção nos livros didáticos da Física no Ensino Médio.The complex composition of the knowledge process constitutes the core of this discursive booklet. The urgency of this analysis emerged from the readings of the process structure, interspersed with problems, of teaching and learning studied and practiced, yet, during our academic formation, in special, during the realization of Supervised Internships. A problem has consolidated between our teaching purposes of Electromagnetism based, mainly, in a History of Science approach, and the presentation of this by the didactic books adopted in the school where the internships were developed. The work aimed analyze the use of the History of Science in a Didactic Book about the Electromagnetism approach in the third series of High School of the Public Network of the city of São José de Piranhas - PB. Others factors contributed to a more lucid understanding of this problem. Thus, the way by the History of Science reference to Electromagnetism is being presented by part of the didactic book adopted in the school of realization of internships, it will the scope of the research. The bibliographic survey is a constituent to study on screen. After proposing discussions about the discursive realities of the book, such as teaching and learning in Physics and History of Science, we ponder the data, in a qualitative perspective, with basis in such discussions that, due to complexity of knowledge and problems that are present nowadays, new challenges are imposed on the teaching practice, being necessary, therefore, to analyze the confluences to this reality in the media of information and education of the subjects. Under these terms, the analysis revealed that in many respects, analyzed based on criteria and knowledge produced by specialists in the field, the Historical Approach to Electromagnetism of the book proved to be inadequate, being the content learning was impaired by it. The dialogue make with the authors points to the real need of approximation between this perspective and the Teaching of Sciences (Physics), in direction to a construction of a Critical awareness of subjects and, also, to allow justify the need for greater care as a treatment of issues related to the History of Science as to its insertion in the textbooks of Physics in High School.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.FIGUEIREDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2438169816514170NÓBREGA, Mayane Leite de.LOPES, Mirleide Dantas.ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.2017-05-082019-09-26T15:16:24Z2019-09-262019-09-26T15:16:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. 2017. 200f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T12:35:05Zoai:localhost:riufcg/7364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T12:35:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
History of science and physics teaching: a possible dialogical relationship.
title História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
spellingShingle História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
Ensino de física
História da ciência
Eletromagnetismo - ensino
Livro didático
Physics Teaching
Science History
Electromagnetism - Teaching
Textbook
Física.
title_short História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
title_full História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
title_fullStr História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
title_full_unstemmed História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
title_sort História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.
author ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
author_facet ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
FIGUEIREDO, G. A.
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170
NÓBREGA, Mayane Leite de.
LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
História da ciência
Eletromagnetismo - ensino
Livro didático
Physics Teaching
Science History
Electromagnetism - Teaching
Textbook
Física.
topic Ensino de física
História da ciência
Eletromagnetismo - ensino
Livro didático
Physics Teaching
Science History
Electromagnetism - Teaching
Textbook
Física.
description A complexa composição do processo do conhecimento constitui o cerne deste opúsculo discursivo. A urgência dessa análise emergiu das leituras da estrutura do processo, entremeado por problemas, de ensino e aprendizagem estudada e praticada, ainda, durante nossa formação acadêmica, em especial, durante a realização dos Estágios Supervisionados. Um problema se consolidou entre nossa proposta de ensino do Eletro magnetismo baseada, principalmente, em uma abordagem Histórica da Ciência, e a apresentação deste pelo Livro Didático adotado na escola onde os estágios foram desenvolvidos. O trabalho objetivou analisar o uso da História da Ciência em um Livro Didático quanto a abordagem do Eletro magnetismo na terceira série do Ensino Médio da Rede Pública da cidade de São José de Piranhas - PB. Outros fatores contribuíram para que um entendimento mais lúcido sobre esse problema se efetivasse. Assim, a maneira pela qual a História da Ciência referente ao Eletro magnetismo está sendo apresentada por parte do Livro Didático adotado na escola de realização dos estágios, será o escopo da pesquisa. O levantamento bibliográfico constitui um dos vieses do estudo em tela. Após propormos discussões sobre as realidades discursivas que o livro se insere, tais como ensino e aprendizagem em Física e História da Ciência, ponderamos os dados, numa perspectiva qualitativa, com base em tais discussões que, devido à complexidade dos conhecimentos e problemas que se apresentam hodiernamente, forçam- nos novos desafios a prática docente, sendo necessário, portanto, analisarmos as confluências a essa realidade nos meios de informação e educação dos sujeitos. Sob estes termos, a análise revelou que em muitos aspectos, analisados com base em critérios e conhecimentos produzidos por especialistas na área, a abordagem Histórica do Eletro magnetismo do livro se mostrou inadequada, sendo a aprendizagem de conteúdos prejudicada por esta. O diálogo que realizamos com autores aponta para a real necessidade de reaproximação entre essa perspectiva e o Ensino de Ciências (Física), em direção a construção de uma consciência crítica dos sujeitos e, também, para permitir justificar a necessidade de uma maior cuidado como tratamento de questões relacionadas a História da Ciência quanto a sua inserção nos livros didáticos da Física no Ensino Médio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-08
2019-09-26T15:16:24Z
2019-09-26
2019-09-26T15:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364
ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. 2017. 200f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. 2017. 200f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396993691648