Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Larissa Meneses da Silva.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349
Resumo: Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária.
id UFCG_9098087ba67b99a6011ee0cfad137028
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26349
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.Contemporary scenario of home education in Brazil.Educação domiciliarBrasilEducação em casaEducação familiarHomeschoolingHome educationfamily educationEducação.Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária.This is a literature review published in Portuguese regarding the contemporary scenario of home education in Brazil. This is a bibliographic review study of articles published in the last five years (2007 - 2021), in which the indexed literature was searched based on bibliographic data using the following descriptors: Home education in Brazil, Home education in Brazil, Family Education in Brazil, Homeschooling and Schooling in the Family. After surveying the theoretical foundation, exclusion criteria were used, with the reading of the articles, discarding those that did not deal with the topic Home Education in Brazil. We sought to make a brief introduction to home education, bringing it to the Brazilian social, educational and cultural context. It is observed that the Brazilian reality still needs to improve, presenting flaws in the process, given that students present unsatisfactory performance. A home educational factor to be considered is the issue of socialization, which is one of the biggest criticisms made to those who practice the modality. It is necessary for the school to reinvent itself in its practices, seeking to be within the demands of today, including everyone in the school environment so that it provides students with socialization. So that they develop the necessary skills of their age group.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Ramos Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA , Ane Cristine Hermínio.CAMPOS , Maria de Lourdes.RAMOS, Larissa Meneses da Silva.2022-03-242022-07-13T13:20:14Z2022-07-132022-07-13T13:20:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:18:46Zoai:localhost:riufcg/26349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:18:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
Contemporary scenario of home education in Brazil.
title Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
spellingShingle Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
RAMOS, Larissa Meneses da Silva.
Educação domiciliar
Brasil
Educação em casa
Educação familiar
Homeschooling
Home education
family education
Educação.
title_short Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
title_full Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
title_fullStr Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
title_full_unstemmed Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
title_sort Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
author RAMOS, Larissa Meneses da Silva.
author_facet RAMOS, Larissa Meneses da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOGUEIRA, José Ramos Feitosa.
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288
CUNHA , Ane Cristine Hermínio.
CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Larissa Meneses da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação domiciliar
Brasil
Educação em casa
Educação familiar
Homeschooling
Home education
family education
Educação.
topic Educação domiciliar
Brasil
Educação em casa
Educação familiar
Homeschooling
Home education
family education
Educação.
description Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
2022-07-13T13:20:14Z
2022-07-13
2022-07-13T13:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349
RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349
identifier_str_mv RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744549251121152