Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349 |
Resumo: | Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária. |
id |
UFCG_9098087ba67b99a6011ee0cfad137028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26349 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.Contemporary scenario of home education in Brazil.Educação domiciliarBrasilEducação em casaEducação familiarHomeschoolingHome educationfamily educationEducação.Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária.This is a literature review published in Portuguese regarding the contemporary scenario of home education in Brazil. This is a bibliographic review study of articles published in the last five years (2007 - 2021), in which the indexed literature was searched based on bibliographic data using the following descriptors: Home education in Brazil, Home education in Brazil, Family Education in Brazil, Homeschooling and Schooling in the Family. After surveying the theoretical foundation, exclusion criteria were used, with the reading of the articles, discarding those that did not deal with the topic Home Education in Brazil. We sought to make a brief introduction to home education, bringing it to the Brazilian social, educational and cultural context. It is observed that the Brazilian reality still needs to improve, presenting flaws in the process, given that students present unsatisfactory performance. A home educational factor to be considered is the issue of socialization, which is one of the biggest criticisms made to those who practice the modality. It is necessary for the school to reinvent itself in its practices, seeking to be within the demands of today, including everyone in the school environment so that it provides students with socialization. So that they develop the necessary skills of their age group.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Ramos Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA , Ane Cristine Hermínio.CAMPOS , Maria de Lourdes.RAMOS, Larissa Meneses da Silva.2022-03-242022-07-13T13:20:14Z2022-07-132022-07-13T13:20:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:18:46Zoai:localhost:riufcg/26349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:18:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Contemporary scenario of home education in Brazil. |
title |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. |
spellingShingle |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Educação domiciliar Brasil Educação em casa Educação familiar Homeschooling Home education family education Educação. |
title_short |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. |
title_full |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. |
title_fullStr |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. |
title_sort |
Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. |
author |
RAMOS, Larissa Meneses da Silva. |
author_facet |
RAMOS, Larissa Meneses da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NOGUEIRA, José Ramos Feitosa. NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 CUNHA , Ane Cristine Hermínio. CAMPOS , Maria de Lourdes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Larissa Meneses da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação domiciliar Brasil Educação em casa Educação familiar Homeschooling Home education family education Educação. |
topic |
Educação domiciliar Brasil Educação em casa Educação familiar Homeschooling Home education family education Educação. |
description |
Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 2022-07-13T13:20:14Z 2022-07-13 2022-07-13T13:20:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349 RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744549251121152 |