Utilização de resíduos de vidros planos como fíler em misturas asfálticas - propriedades físico-químicas e mecânicas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3890 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico trouxe como consequência a geração de resíduos industriais e a escassez de matérias primas. Uma das soluções viáveis e aplicadas em todo mundo para minimizar a geração de resíduos é sua utilização de resíduos na cadeia produtiva economizando o uso dos materiais convencionais e minimizando o volume de resíduos lançados nos lixões e aterros das cidades. Os cacos de vidro são produtos considerados 100% recicláveis, todavia a categoria de vidro plano não é utilizada para este fim, pois pode induzir o aparecimento de trincas no objeto reciclado. Por este motivo são lançadas toneladas de vidro diariamente em terrenos baldios e lixões. O resíduo víteo além de ocupar volume e reduzir a vida útil do local, pode provocar ferimentos nas pessoas que frequentam os lixões e aterros, tornando uma porta de entrada para os microorganismos presentes no resto dos resíduos existentes no local. Uma das formas encontradas para a utilização do resíduo do vidro plano foi sua utilização como fíler em misturas asfálticas. A caracterização do resíduo comprovou que trata-se de um material composto predominantemente de sílica, o que o torna eletricamente neutro, com elevado ponto de fusão, alta viscosidade, além de produzir materiais com elevada resistência mecânica. Por meio da realização do ensaio Marshall e do ensaio de tração diametral por compreensão indireta avaliou-se como satisfatória a atuação do resíduo vítreo como fíler, uma vez que os resultados dos parâmetros observados atendem as recomendações impostas pelas normas do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte - DNIT. os resultados apresentados pelo ensaio de Lottman mostraram bons resultados de razão de resistência à tração, ficando acima do valor mínimo de 0,80 recomendado pelo Superior Performing Asphalt Pavements - SUPERPAVE. O ensaio de módulo de resiliência comprovou os resultados obtidos nos demais ensaios. |
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Utilização de resíduos de vidros planos como fíler em misturas asfálticas - propriedades físico-químicas e mecânicas.Use of flat - glass waste as a filler in asphalt mixtures - physicochemical and mechanical properties.FílerRellenoFillerResíduoResidueResiduosSusceptibilidadeSusceptibilidadSusceptibilityMisturas AsfálticasAsphalt MixturesMezclas AsfálticasEngenharia civilO desenvolvimento tecnológico trouxe como consequência a geração de resíduos industriais e a escassez de matérias primas. Uma das soluções viáveis e aplicadas em todo mundo para minimizar a geração de resíduos é sua utilização de resíduos na cadeia produtiva economizando o uso dos materiais convencionais e minimizando o volume de resíduos lançados nos lixões e aterros das cidades. Os cacos de vidro são produtos considerados 100% recicláveis, todavia a categoria de vidro plano não é utilizada para este fim, pois pode induzir o aparecimento de trincas no objeto reciclado. Por este motivo são lançadas toneladas de vidro diariamente em terrenos baldios e lixões. O resíduo víteo além de ocupar volume e reduzir a vida útil do local, pode provocar ferimentos nas pessoas que frequentam os lixões e aterros, tornando uma porta de entrada para os microorganismos presentes no resto dos resíduos existentes no local. Uma das formas encontradas para a utilização do resíduo do vidro plano foi sua utilização como fíler em misturas asfálticas. A caracterização do resíduo comprovou que trata-se de um material composto predominantemente de sílica, o que o torna eletricamente neutro, com elevado ponto de fusão, alta viscosidade, além de produzir materiais com elevada resistência mecânica. Por meio da realização do ensaio Marshall e do ensaio de tração diametral por compreensão indireta avaliou-se como satisfatória a atuação do resíduo vítreo como fíler, uma vez que os resultados dos parâmetros observados atendem as recomendações impostas pelas normas do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte - DNIT. os resultados apresentados pelo ensaio de Lottman mostraram bons resultados de razão de resistência à tração, ficando acima do valor mínimo de 0,80 recomendado pelo Superior Performing Asphalt Pavements - SUPERPAVE. O ensaio de módulo de resiliência comprovou os resultados obtidos nos demais ensaios.Technological development has resulted in the generation of industrial waste and the scarcity of raw materials. One of the viable and applied solutions worldwide to minimize waste generation is its use of waste in the production chain, saving the use of conventional materials and minimizing the volume of waste dumped in the city's landfills and landfills. Glass shards are products considered to be 100% recyclable, but the flat glass category is not used for this purpose, as it may induce the appearance of cracks in the recycled object. For this reason tons of glass are thrown daily on wasteland and dumps. Vane waste, in addition to volume and shortening the life of the site, can cause injury to people who are coming to landfills and landfills, making it a gateway to microorganisms present in the remainder of the existing waste. One of the ways found for the use of flat glass residue was its use as a filler in asphalt mixtures. The characterization of the residue proved that it is a predominantly silica material, which makes it electrically neutral, with a high melting point, high viscosity, and produces materials with high mechanical resistance. By conducting the Marshall test and the diametral traction test by indirect understanding, the performance of the vitreous residue as a filler was evaluated as satisfactory, since the results of the observed parameters meet the recommendations imposed by the norms of the National Department of Infrastructure and Transportation - DNIT. the results presented by the Lottman test showed good tensile strength ratio results, being above the minimum value of 0.80 recommended by the Superior Performing Asphalt Pavements - SUPERPAVE. The resilience modulus test proved the results obtained in the other tests.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAISUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283CAVALCANTE, Erinaldo Hilario.FERNANDES JÚNIOR, José Leomar.LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.2008-12-242019-05-21T15:53:51Z2019-05-212019-05-21T15:53:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3890LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. Utilização de resíduos de vidros, planos como fíler em misturas asfálticas - propriedades físico-químicas e mecânicas. 2008. 123f. (Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T12:31:33Zoai:localhost:riufcg/3890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T12:31:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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