Perfil socioeconômico dos produtores rurais cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Município de Monteiro - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Jessica Micaele Mota de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2023.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29151
Resumo: Os agricultores familiares têm o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como uma ferramenta de incentivo para a produção agrícola e o fortalecimento da agroecologia. Esse programa busca a redução da fome, estimulando hábitos saudáveis, fortalecendo a agricultura familiar no âmbito da economia regional e do cuidado ambiental. O presente trabalho objetivou caracterizar o perfil socioeconômico, identificando os desafios e oportunidades dos agricultores familiares do município de Monteiro-PB que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A metodologia constou de visitas às áreas produtivas, aplicação de questionário e acompanhamento da entrega dos produtos às escolas. Verificou-se o protagonismo feminino, pela participação expressiva das mulheres (80% dos casos). Todos os entrevistados são alfabetizados e participam de associações e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS. Dentre os produtos fornecidos destacam-se feijão, milho, coentro, alface, cebolinha, abóbora, beterraba, batata doce e algumas frutas de época, em função da sazonalidade. São muitos os desafios, como a falta de assistência e orientação técnicas que é bastante expressiva e as práticas de conservação comuns são a rotação de cultura, consórcio e adubação orgânica. Embora dizendo-se satisfeitos com o preço relacionados aos produtos, alguns agricultores pontuaram a necessidade de um reajuste desses valores, o que refletiria a valorização do trabalhador rural. Pela relevância do tema e considerando a importância do programa para os agricultores, para o fortalecimento da produção em bases agroecológicas e para a segurança alimentar, dada a ausência de pesquisas sugere-se como pesquisas futuras, a ampliação do estudo em outros municípios e a avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no contexto da pós pandemia.
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Esse programa busca a redução da fome, estimulando hábitos saudáveis, fortalecendo a agricultura familiar no âmbito da economia regional e do cuidado ambiental. O presente trabalho objetivou caracterizar o perfil socioeconômico, identificando os desafios e oportunidades dos agricultores familiares do município de Monteiro-PB que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A metodologia constou de visitas às áreas produtivas, aplicação de questionário e acompanhamento da entrega dos produtos às escolas. Verificou-se o protagonismo feminino, pela participação expressiva das mulheres (80% dos casos). Todos os entrevistados são alfabetizados e participam de associações e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS. Dentre os produtos fornecidos destacam-se feijão, milho, coentro, alface, cebolinha, abóbora, beterraba, batata doce e algumas frutas de época, em função da sazonalidade. São muitos os desafios, como a falta de assistência e orientação técnicas que é bastante expressiva e as práticas de conservação comuns são a rotação de cultura, consórcio e adubação orgânica. Embora dizendo-se satisfeitos com o preço relacionados aos produtos, alguns agricultores pontuaram a necessidade de um reajuste desses valores, o que refletiria a valorização do trabalhador rural. Pela relevância do tema e considerando a importância do programa para os agricultores, para o fortalecimento da produção em bases agroecológicas e para a segurança alimentar, dada a ausência de pesquisas sugere-se como pesquisas futuras, a ampliação do estudo em outros municípios e a avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no contexto da pós pandemia.Family farmers have the National School Meals Program (PNAE) as an incentive tool for agricultural production and the strengthening of agroecology. This program seeks to reduce hunger, encouraging healthy habits, strengthening family farming within the regional economy and environmental care. The work aimed to characterize the socioeconomic profile, identifying the challenges and opportunities of family farmers in the municipality of Monteiro-PB who participate in the National School Feeding Program (PNAE). The methodology consisted of visits to the productive areas, application of a questionnaire and monitoring the delivery of products to schools. It was verified the female protagonism, by the expressive participation of women (80%). All the interviewees are literate and participate in associations and the CMDRS. Among the products supplied are beans, corn, cilantro, lettuce, chives, pumpkin, beets, sweet potatoes, and some seasonal fruits, due to seasonality. There are many challenges, such as the lack of technical assistance and guidance that is present, and the common conservation practices are crop rotation, intercropping, and organic fertilization. Although they say they are satisfied with the values added to the products, some farmers pointed out the need for a readjustment, which would reflect the appreciation of the rural worker. Due to the relevance of the theme and considering the importance of the program by them, for the strengthening of production on agro-ecological bases and for food security, it is suggested as future research, the expansion of the study in other municipalities and the evaluation of the program in the context of post-pandemic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Danilson Correia da.SILVA, D. 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