A imagem da língua e a posição linguista-gramático na “Nova Gramática do Português Brasileiro”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Wandson Wagner Azevedo.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28539
Resumo: A produção de gramáticas no Brasil está tradicionalmente atrelada a uma visão normativa da língua. Considerando que os instrumentos linguísticos são um lugar de ocupação de significação da língua, pode-se dizer que as gramáticas normativas exercem uma grande influência na forma como os falantes se relacionam o seu próprio idioma. Há tempos, o tradicionalismo das gramáticas normativas é alvo de críticas, que partem, sobretudo, dos linguistas. A Linguística aponta as limitações do modelo tradicional e prova, através de pesquisas científicas, que a língua não é homogênea, e que os usos referendados nas gramáticas tradicionais não correspondem à realidade linguística dos falantes. O recente surgimento das gramáticas dos linguistas representa novos lugares de significação da língua no/do Brasil e da própria autoria de gramática – a posição linguista-gramático. Assim, com este trabalho, temos o intuito de investigar o discurso das gramáticas dos linguistas, tomando como unidade geral de análise a Nova Gramática do Português Brasileiro (CASTILHO, 2010). O objetivo geral é analisar, no discurso dessa gramática, como se constitui a imagem da língua e do autor de gramática, no caso o linguista-gramático. Escolhemos a referida obra por acreditar que ela é fruto de anos de pesquisas no âmbito da Linguística no Brasil e por ela se propor a ser uma gramática do português efetivamente utilizado no Brasil, como indica o seu título. Nossa pesquisa se apoia teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, campo de conhecimento que busca compreender as práticas de linguagem enquanto discurso, tomado este como um lugar de produção de sentidos e de construção de identidades, bem como de relações entre diferentes posições de sentido. Quanto à metodologia, selecionamos, na gramática escolhida para nosso corpus, a Introdução e o Capítulo 1 como nossas unidades de análise. O desenvolvimento do trabalho consiste basicamente na análise de como se configura a posição de autor linguista-gramático e, em seguida, no exame da imagem da língua proposta pela gramática. Destacamos, por fim, a construção de sentidos para a imagem da língua como um multissistema. Demonstramos como uma nova posição de sujeito está se configurando no Brasil: a de linguista-gramático, bem como a imagem da língua se situa em um intercâmbio discursivo, no qual diferentes enfoques do estudo linguístico se complementam.
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