Leitura e escrita nos anos iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, Ana Paula Souza.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010
Resumo: As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola.
id UFCG_9179a3188c4a5d972b43eab641df4be5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13010
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita nos anos iniciais.Reading and writing in the early years.Leitura e escritaAlfabetizaçãoAlfabetizadorReading and writingLiteracyLiteracyAs crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MACIEL, Ana Paula Souza.20092020-06-26T12:49:34Z2020-06-262020-06-26T12:49:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:10:54Zoai:localhost:riufcg/13010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:10:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita nos anos iniciais.
Reading and writing in the early years.
title Leitura e escrita nos anos iniciais.
spellingShingle Leitura e escrita nos anos iniciais.
MACIEL, Ana Paula Souza.
Leitura e escrita
Alfabetização
Alfabetizador
Reading and writing
Literacy
Literacy
title_short Leitura e escrita nos anos iniciais.
title_full Leitura e escrita nos anos iniciais.
title_fullStr Leitura e escrita nos anos iniciais.
title_full_unstemmed Leitura e escrita nos anos iniciais.
title_sort Leitura e escrita nos anos iniciais.
author MACIEL, Ana Paula Souza.
author_facet MACIEL, Ana Paula Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv MACIEL, Ana Paula Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Alfabetização
Alfabetizador
Reading and writing
Literacy
Literacy
topic Leitura e escrita
Alfabetização
Alfabetizador
Reading and writing
Literacy
Literacy
description As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T12:49:34Z
2020-06-26
2020-06-26T12:49:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010
MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010
identifier_str_mv MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445161078784