Leitura e escrita nos anos iniciais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010 |
Resumo: | As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola. |
id |
UFCG_9179a3188c4a5d972b43eab641df4be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13010 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura e escrita nos anos iniciais.Reading and writing in the early years.Leitura e escritaAlfabetizaçãoAlfabetizadorReading and writingLiteracyLiteracyAs crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MACIEL, Ana Paula Souza.20092020-06-26T12:49:34Z2020-06-262020-06-26T12:49:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:10:54Zoai:localhost:riufcg/13010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:10:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita nos anos iniciais. Reading and writing in the early years. |
title |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
spellingShingle |
Leitura e escrita nos anos iniciais. MACIEL, Ana Paula Souza. Leitura e escrita Alfabetização Alfabetizador Reading and writing Literacy Literacy |
title_short |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
title_full |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
title_fullStr |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
title_sort |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
author |
MACIEL, Ana Paula Souza. |
author_facet |
MACIEL, Ana Paula Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACIEL, Ana Paula Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Alfabetização Alfabetizador Reading and writing Literacy Literacy |
topic |
Leitura e escrita Alfabetização Alfabetizador Reading and writing Literacy Literacy |
description |
As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-26T12:49:34Z 2020-06-26 2020-06-26T12:49:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010 MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010 |
identifier_str_mv |
MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445161078784 |