A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira1
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação hoje são muito presentes no cotidiano de professores e alunos, além de ser visível esse crescimento, o estímulo dado por governos principalmente o governo federal é uma constante, com a abertura de laboratórios a doação de notebooks aos profissionais do magistério, bem como a facilidade de que a maioria dos brasileiros em pouco espaço de tempo poderá ter acesso à internet popular. Esta pesquisa aborda o uso das TIC`s na prática pedagógica das Escolas: Professor José Gonçalves de Queiroz e Luiz Mariano, ambas situadas no semiárido do Cariri paraibano, sendo uma localizada na zona urbana e outra na zona rural respectivamente. O objetivo foi investigar como os professores usam a tecnologia no aprendizado dos alunos, bem como se existe uma formação para que os mestres usem tal tecnologia além da forma de condução na prática pedagógica junto às tecnologias. A pesquisa tem base qualitativa, exploratória e descritiva que segundo Vergara (2007, p.47), pode ser definida por “expor características de determinada população ou de determinado fenômeno”. Esta pesquisa também segue um viés de cunho bibliográfico por se tratar de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao publico em geral. E, ainda, um estudo de caso que é um “circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão publico, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo” (Op. Citada, p.49).
id UFCG_91db92f161f758c042e550a87279bdb4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8931
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.The contribution of ICTs in the pedagogical practice of two public schools of cariri paraibano.Tecnologias da informação e comunicaçãoEducação contextualizadaPrática pedagógicaInformation and communication technologiesContextualized education  Pedagogical practiceAs Tecnologias de Informação e Comunicação hoje são muito presentes no cotidiano de professores e alunos, além de ser visível esse crescimento, o estímulo dado por governos principalmente o governo federal é uma constante, com a abertura de laboratórios a doação de notebooks aos profissionais do magistério, bem como a facilidade de que a maioria dos brasileiros em pouco espaço de tempo poderá ter acesso à internet popular. Esta pesquisa aborda o uso das TIC`s na prática pedagógica das Escolas: Professor José Gonçalves de Queiroz e Luiz Mariano, ambas situadas no semiárido do Cariri paraibano, sendo uma localizada na zona urbana e outra na zona rural respectivamente. O objetivo foi investigar como os professores usam a tecnologia no aprendizado dos alunos, bem como se existe uma formação para que os mestres usem tal tecnologia além da forma de condução na prática pedagógica junto às tecnologias. A pesquisa tem base qualitativa, exploratória e descritiva que segundo Vergara (2007, p.47), pode ser definida por “expor características de determinada população ou de determinado fenômeno”. Esta pesquisa também segue um viés de cunho bibliográfico por se tratar de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao publico em geral. E, ainda, um estudo de caso que é um “circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão publico, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo” (Op. Citada, p.49).The information and communication technologies today are very present in everyday life of teachers and students, and this growth is visible, the stimulus given by governments especially the federal government is a constant, with the opening of the donation of laboratory notebooks for teaching professionals as well as the feature that most Brazilians in a short space of time may have access to the internet popular. This research addresses the use of ICT in pedagogical practice `s School: Professor José Gonçalves de Queiroz and Luiz Mariano, both located in the Cariri semiarid Paraiba, one urban and one rural. O objective was to investigate how teachers use technology in student learning, and if there is training for teachers that use this technology beyond driving in the form of teaching practice with technology. The research is based on qualitative, exploratory and descriptive second Vergara (2007, p.47) can be defined by "exposing characteristics of a given population or specific phenomenon. Our research also follows a bias slant literature because it is a "systematic study developed based on material published in books, magazines, newspapers, electronic networks, ie, material accessible to the general public. And yet a case study that is "limited to one or a few units, understood as such a person, a family, a product, a company, a public agency, a community or even a country. It has character depth and detail. It may or may not be realized in the field "(Op. cited, p.49).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Walberto Barbosa da.SILVA, W. B.http://lattes.cnpq.br/8661951334734066SILVA, Bruna Alice Lima da.CALDAS, Patrícia Trindade.OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.20112019-11-07T10:13:24Z2019-11-072019-11-07T10:13:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira1http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos. A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. 2011. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T13:32:35Zoai:localhost:riufcg/8931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T13:32:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
The contribution of ICTs in the pedagogical practice of two public schools of cariri paraibano.
title A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
spellingShingle A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
Tecnologias da informação e comunicação
Educação contextualizada
Prática pedagógica
Information and communication technologies
Contextualized education  
Pedagogical practice
title_short A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
title_full A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
title_fullStr A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
title_full_unstemmed A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
title_sort A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
author OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
author_facet OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Walberto Barbosa da.
SILVA, W. B.
http://lattes.cnpq.br/8661951334734066
SILVA, Bruna Alice Lima da.
CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Educação contextualizada
Prática pedagógica
Information and communication technologies
Contextualized education  
Pedagogical practice
topic Tecnologias da informação e comunicação
Educação contextualizada
Prática pedagógica
Information and communication technologies
Contextualized education  
Pedagogical practice
description As Tecnologias de Informação e Comunicação hoje são muito presentes no cotidiano de professores e alunos, além de ser visível esse crescimento, o estímulo dado por governos principalmente o governo federal é uma constante, com a abertura de laboratórios a doação de notebooks aos profissionais do magistério, bem como a facilidade de que a maioria dos brasileiros em pouco espaço de tempo poderá ter acesso à internet popular. Esta pesquisa aborda o uso das TIC`s na prática pedagógica das Escolas: Professor José Gonçalves de Queiroz e Luiz Mariano, ambas situadas no semiárido do Cariri paraibano, sendo uma localizada na zona urbana e outra na zona rural respectivamente. O objetivo foi investigar como os professores usam a tecnologia no aprendizado dos alunos, bem como se existe uma formação para que os mestres usem tal tecnologia além da forma de condução na prática pedagógica junto às tecnologias. A pesquisa tem base qualitativa, exploratória e descritiva que segundo Vergara (2007, p.47), pode ser definida por “expor características de determinada população ou de determinado fenômeno”. Esta pesquisa também segue um viés de cunho bibliográfico por se tratar de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao publico em geral. E, ainda, um estudo de caso que é um “circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão publico, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo” (Op. Citada, p.49).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-07T10:13:24Z
2019-11-07
2019-11-07T10:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira1
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos. A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. 2011. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira1
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos. A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. 2011. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410757300224