Sistema de apoio a tomada de decisão para investimentos futuros na malha férrea brasileira utilizando o método AHP FUZZY.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAVES, Etierre Cordeiro.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: REIS, Isabelle Ramos de Souza.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32820
Resumo: A utilização dos modais de transportes de cargas no Brasil sempre foi algo bem preocupante, pois a sua utilização não funciona de forma equalizada, hoje o modal rodoviário sofre com a sobre carga em sua utilização. Pensando nisso a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) junto ao ministério dos transportes em 2018 divulgou um relatório executivo do Plano Nacional de Logística (PNL), esse plano indica quais são os empreendimentos e investimentos necessários para otimizar e equalizar a utilização e infraestrutura dos modais até o ano de 2025. Todavia, para que essa equalização entre os modais ocorra, vários são os fatores que devem ser analisados e para que o investimento seja feito de forma correta, o trabalho buscou realizar uma comparação utilizando o AHP-FUZZY objetiva entre os diferentes tipos de dormentes e as técnicas mais recentes adotadas no mercado mundial, avaliando os dormentes (Madeira, concreto, aço, plástico e laje). Essa comparação tem como objetivo indicar qual seria o melhor dormente a ser utilizado em futuros investimentos na malha férrea brasileira, utilizando os seguintes critérios, (Custo/km-Aquisição – Vida Útil – Manutenção Km/Ano – Ruído (Perturbação) – Impacto Ambiental). Com o presente trabalho, buscou-se realizar uma comparação objetiva a respeito das técnicas mais recentes e adotadas no mercado mundial atual. Essa comparação tem como objetivo indicar qual técnica seria a melhor para determinada situação. Além disso, uma breve explicação a respeito do método utilizado para a tomada de decisão e também de cada uma das tecnologias é apresentada e rapidamente discutida, levantando-se seus pontos fortes e fracos, bem como suas principais características.
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Pensando nisso a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) junto ao ministério dos transportes em 2018 divulgou um relatório executivo do Plano Nacional de Logística (PNL), esse plano indica quais são os empreendimentos e investimentos necessários para otimizar e equalizar a utilização e infraestrutura dos modais até o ano de 2025. Todavia, para que essa equalização entre os modais ocorra, vários são os fatores que devem ser analisados e para que o investimento seja feito de forma correta, o trabalho buscou realizar uma comparação utilizando o AHP-FUZZY objetiva entre os diferentes tipos de dormentes e as técnicas mais recentes adotadas no mercado mundial, avaliando os dormentes (Madeira, concreto, aço, plástico e laje). 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Além disso, uma breve explicação a respeito do método utilizado para a tomada de decisão e também de cada uma das tecnologias é apresentada e rapidamente discutida, levantando-se seus pontos fortes e fracos, bem como suas principais características.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Tomada de decisão multicritérioDecisão multicritérioMétodo multicritério de apoio à tomada de decisão AHP-FUZZYAHP-FUZZY - método multicritério de decisãoModal ferroviárioFerrovias brasileiras - investimentosLógica FuzzyLogísticaMalha férrea brasileiraMulti-criteria decision makingMulti-criteria decisionAHP-FUZZY multi-criteria decision support methodAHP-FUZZY - multi-criteria decision methodRail modeBrazilian railways - investmentsFuzzy LogicLogisticsBrazilian railway network10Sistema de apoio a tomada de decisão para investimentos futuros na malha férrea brasileira utilizando o método AHP FUZZY.Decision-making support system for future investments in the Brazilian railway network using the AHP FUZZY method.20222023-11-14T00:02:49Z2023-11-132023-11-14T00:02:49Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32820CHAVES, Etierre Cordeiro; REIS, Isabelle Ramos de Souza. 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