A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Kalliety Saraiva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2021, que tenham tido como foco principal a Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Para isso, desenvolveu-se o problema de estudo: O que se tem discutido sobre a temática de formação de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em teses e dissertações publicadas no Brasil, no período de 2010 a 2021? Para responder ao problema e alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa tipo documental, de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de um mapeamento horizontal e vertical de produções científicas, sobre a temática em questão, para isso, utilizamos como bancos de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de localizar dissertações e teses. Logo após termos os dados, elegemos os critérios, para a realização das análises, tais como: ano de publicação das produções, autores, instituição, fundamentação teórica, problemas estudados, metodologias e resultados. Foram analisadas vinte (20) produções, sendo 03 teses e 17 dissertações. Destaca-se que os problemas estudados, em sua maioria enfocam a formação acadêmica de Pedagogia e sua relação com o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados apresentam que os cursos de Pedagogia têm, em sua maioria, dedicado em seus currículos pouco tempo para a disciplina, e que isto talvez seja uma das razões para as dificuldades que o pedagogo apresenta ao ensinar Matemática nos anos iniciais. Também se identificou a importância da formação continuada para a prática docente, uma vez que oportuniza ao docente ampliar os seus conhecimentos. Conclui-se que a formação do pedagogo é muito importante para no processo de ensino-aprendizagem matemático, e que é preciso que esta formação seja eficiente, completa e para isto precise ser prioridade nos currículos do curso de Pedagogia.
id UFCG_92e0ada046aa4041cd1bc14318cfb42c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36145
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.Pedagogue Training for teaching mathematics in the early years.Matemática- Formação de professorEnsino da Matemática- Séries iniciaisProfessor de matemática - formaçãoProdução bibliográfica - formação de professor - 2010-2021Matemática - Programas de Pós - GraduaçãoMathematics - teacher trainingTeaching Mathematics - Initial gradesMathematics teacher - trainingBibliographic production - Teacher training - 2010-2021Mathematics - Postgraduate ProgramsEducação.Este trabalho teve como objetivo geral analisar dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2021, que tenham tido como foco principal a Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Para isso, desenvolveu-se o problema de estudo: O que se tem discutido sobre a temática de formação de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em teses e dissertações publicadas no Brasil, no período de 2010 a 2021? Para responder ao problema e alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa tipo documental, de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de um mapeamento horizontal e vertical de produções científicas, sobre a temática em questão, para isso, utilizamos como bancos de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de localizar dissertações e teses. Logo após termos os dados, elegemos os critérios, para a realização das análises, tais como: ano de publicação das produções, autores, instituição, fundamentação teórica, problemas estudados, metodologias e resultados. Foram analisadas vinte (20) produções, sendo 03 teses e 17 dissertações. Destaca-se que os problemas estudados, em sua maioria enfocam a formação acadêmica de Pedagogia e sua relação com o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados apresentam que os cursos de Pedagogia têm, em sua maioria, dedicado em seus currículos pouco tempo para a disciplina, e que isto talvez seja uma das razões para as dificuldades que o pedagogo apresenta ao ensinar Matemática nos anos iniciais. Também se identificou a importância da formação continuada para a prática docente, uma vez que oportuniza ao docente ampliar os seus conhecimentos. Conclui-se que a formação do pedagogo é muito importante para no processo de ensino-aprendizagem matemático, e que é preciso que esta formação seja eficiente, completa e para isto precise ser prioridade nos currículos do curso de Pedagogia.The general objective of this work was to analyze dissertations and theses defended in Brazilian postgraduate programs in the period from 2010 to 2021, which had as their main focus the Training of Teachers who teach Mathematics in the Initial Years. To this end, the study problem was developed: What has been discussed about the topic of training teachers who teach mathematics in the Initial Years of Elementary School, in theses and dissertations published in Brazil, in the period from 2010 to 2021? To respond to the problem and achieve the objective, documentary research was carried out, with a qualitative approach, which was developed through a horizontal and vertical mapping of scientific productions, on the topic in question, for this, we used the Library as databases. Digital Theses and Dissertations, in order to locate dissertations and theses. Soon after we have the data, we choose the criteria to carry out the analyses, such as: year of publication of the productions, authors, institution, theoretical foundation, problems studied, methodologies and results. Twenty (20) productions were analyzed, including 03 theses and 17 dissertations. It is noteworthy that the problems studied mostly focus on the academic training of Pedagogy and its relationship with the Teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. The main results show that Pedagogy courses have, for the most part, dedicated little time to the subject in their curricula, and that this may be one of the reasons for the difficulties that pedagogues present when teaching Mathematics in the initial years. The importance of continued training for teaching practice was also identified, as it gives teachers the opportunity to expand their knowledge. It is concluded that the training of the pedagogue is very important in the mathematical teaching-learning process, and that this training must be efficient, complete and for this it must be a priority in the Pedagogy course curricula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Pânela Tamires Avelino de.http://lattes.cnpq.br/1084948038994764MONTIEL, Suzi Alves.LACERDA, Kalliety Saraiva.2023-12-152024-06-18T11:35:31Z2024-06-182024-06-18T11:35:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145LACERDA, Kalliety Saraiva. A formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais.2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-18T14:50:46Zoai:localhost:riufcg/36145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-18T14:50:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
Pedagogue Training for teaching mathematics in the early years.
title A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
spellingShingle A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
LACERDA, Kalliety Saraiva.
Matemática- Formação de professor
Ensino da Matemática- Séries iniciais
Professor de matemática - formação
Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021
Matemática - Programas de Pós - Graduação
Mathematics - teacher training
Teaching Mathematics - Initial grades
Mathematics teacher - training
Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021
Mathematics - Postgraduate Programs
Educação.
title_short A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
title_full A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
title_fullStr A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
title_full_unstemmed A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
title_sort A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
author LACERDA, Kalliety Saraiva.
author_facet LACERDA, Kalliety Saraiva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Pânela Tamires Avelino de.
http://lattes.cnpq.br/1084948038994764
MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Kalliety Saraiva.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática- Formação de professor
Ensino da Matemática- Séries iniciais
Professor de matemática - formação
Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021
Matemática - Programas de Pós - Graduação
Mathematics - teacher training
Teaching Mathematics - Initial grades
Mathematics teacher - training
Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021
Mathematics - Postgraduate Programs
Educação.
topic Matemática- Formação de professor
Ensino da Matemática- Séries iniciais
Professor de matemática - formação
Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021
Matemática - Programas de Pós - Graduação
Mathematics - teacher training
Teaching Mathematics - Initial grades
Mathematics teacher - training
Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021
Mathematics - Postgraduate Programs
Educação.
description Este trabalho teve como objetivo geral analisar dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2021, que tenham tido como foco principal a Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Para isso, desenvolveu-se o problema de estudo: O que se tem discutido sobre a temática de formação de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em teses e dissertações publicadas no Brasil, no período de 2010 a 2021? Para responder ao problema e alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa tipo documental, de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de um mapeamento horizontal e vertical de produções científicas, sobre a temática em questão, para isso, utilizamos como bancos de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de localizar dissertações e teses. Logo após termos os dados, elegemos os critérios, para a realização das análises, tais como: ano de publicação das produções, autores, instituição, fundamentação teórica, problemas estudados, metodologias e resultados. Foram analisadas vinte (20) produções, sendo 03 teses e 17 dissertações. Destaca-se que os problemas estudados, em sua maioria enfocam a formação acadêmica de Pedagogia e sua relação com o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados apresentam que os cursos de Pedagogia têm, em sua maioria, dedicado em seus currículos pouco tempo para a disciplina, e que isto talvez seja uma das razões para as dificuldades que o pedagogo apresenta ao ensinar Matemática nos anos iniciais. Também se identificou a importância da formação continuada para a prática docente, uma vez que oportuniza ao docente ampliar os seus conhecimentos. Conclui-se que a formação do pedagogo é muito importante para no processo de ensino-aprendizagem matemático, e que é preciso que esta formação seja eficiente, completa e para isto precise ser prioridade nos currículos do curso de Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-06-18T11:35:31Z
2024-06-18
2024-06-18T11:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145
LACERDA, Kalliety Saraiva. A formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais.2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145
identifier_str_mv LACERDA, Kalliety Saraiva. A formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais.2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625320067072