Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Jardim Firpo da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101374
Resumo: Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente.
id UFRGS-2_55acac70e0b3174cc4d6895da4b324e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101374
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carla Jardim Firpo daWanderer, Fernanda2014-08-19T02:10:38Z2014http://hdl.handle.net/10183/101374000931398Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente.This work discusses the mathematics teacher’s initial training. The general objective of the research was to consider about the knowledge that forms a mathematics teacher, which involve as much the mathematical knowledge as those that emerge from teaching. The research is characterized as qualitative, involving the use of questionnaires answered by six academics from the degree course in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The authors used to construct the theoretical approach were Fiorenti, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, among others, who discuss knowledge concerning training, experience, Know-how, re-significations and teaching actions. The analysis of the data showed that for the interviewed academics to know about mathematics is important to be a teacher and that the end of the degree course in Mathematics doesn’t close the teacher’s training. The process goes to beyond the diploma, in other words, the practice and the experience like a teacher are essential parts in the teacher education.application/pdfporFormação de professoresEducação MatemáticaInitial training of teachersMathematics educationTeacher knowledgeDegree in mathematicsTeacher traineeshipFormação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931398.pdf000931398.pdfTexto completoapplication/pdf522326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/1/000931398.pdf0d5d6eb00e4804e6c49b25c04485d010MD51TEXT000931398.pdf.txt000931398.pdf.txtExtracted Texttext/plain126828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/2/000931398.pdf.txt6b77754070da2205cea72f53b806e247MD52THUMBNAIL000931398.pdf.jpg000931398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/3/000931398.pdf.jpg963458fdddc2516f84bd763d6df4e8afMD5310183/1013742018-10-22 09:19:18.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
title Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
spellingShingle Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
Silva, Carla Jardim Firpo da
Formação de professores
Educação Matemática
Initial training of teachers
Mathematics education
Teacher knowledge
Degree in mathematics
Teacher traineeship
title_short Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
title_full Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
title_fullStr Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
title_full_unstemmed Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
title_sort Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
author Silva, Carla Jardim Firpo da
author_facet Silva, Carla Jardim Firpo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Jardim Firpo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Matemática
topic Formação de professores
Educação Matemática
Initial training of teachers
Mathematics education
Teacher knowledge
Degree in mathematics
Teacher traineeship
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial training of teachers
Mathematics education
Teacher knowledge
Degree in mathematics
Teacher traineeship
description Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101374
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931398
url http://hdl.handle.net/10183/101374
identifier_str_mv 000931398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/1/000931398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/2/000931398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/3/000931398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d5d6eb00e4804e6c49b25c04485d010
6b77754070da2205cea72f53b806e247
963458fdddc2516f84bd763d6df4e8af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447131168702464