Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101374 |
Resumo: | Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente. |
id |
UFRGS-2_55acac70e0b3174cc4d6895da4b324e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101374 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carla Jardim Firpo daWanderer, Fernanda2014-08-19T02:10:38Z2014http://hdl.handle.net/10183/101374000931398Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente.This work discusses the mathematics teacher’s initial training. The general objective of the research was to consider about the knowledge that forms a mathematics teacher, which involve as much the mathematical knowledge as those that emerge from teaching. The research is characterized as qualitative, involving the use of questionnaires answered by six academics from the degree course in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The authors used to construct the theoretical approach were Fiorenti, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, among others, who discuss knowledge concerning training, experience, Know-how, re-significations and teaching actions. The analysis of the data showed that for the interviewed academics to know about mathematics is important to be a teacher and that the end of the degree course in Mathematics doesn’t close the teacher’s training. The process goes to beyond the diploma, in other words, the practice and the experience like a teacher are essential parts in the teacher education.application/pdfporFormação de professoresEducação MatemáticaInitial training of teachersMathematics educationTeacher knowledgeDegree in mathematicsTeacher traineeshipFormação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931398.pdf000931398.pdfTexto completoapplication/pdf522326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/1/000931398.pdf0d5d6eb00e4804e6c49b25c04485d010MD51TEXT000931398.pdf.txt000931398.pdf.txtExtracted Texttext/plain126828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/2/000931398.pdf.txt6b77754070da2205cea72f53b806e247MD52THUMBNAIL000931398.pdf.jpg000931398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/3/000931398.pdf.jpg963458fdddc2516f84bd763d6df4e8afMD5310183/1013742018-10-22 09:19:18.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
title |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
spellingShingle |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor Silva, Carla Jardim Firpo da Formação de professores Educação Matemática Initial training of teachers Mathematics education Teacher knowledge Degree in mathematics Teacher traineeship |
title_short |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
title_full |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
title_fullStr |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
title_sort |
Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor |
author |
Silva, Carla Jardim Firpo da |
author_facet |
Silva, Carla Jardim Firpo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Jardim Firpo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
contributor_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Matemática |
topic |
Formação de professores Educação Matemática Initial training of teachers Mathematics education Teacher knowledge Degree in mathematics Teacher traineeship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Initial training of teachers Mathematics education Teacher knowledge Degree in mathematics Teacher traineeship |
description |
Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101374 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931398 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101374 |
identifier_str_mv |
000931398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/1/000931398.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/2/000931398.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101374/3/000931398.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d5d6eb00e4804e6c49b25c04485d010 6b77754070da2205cea72f53b806e247 963458fdddc2516f84bd763d6df4e8af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447131168702464 |