A elasticidade-renda da demanda do setor privado do ensino superior presencial no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Alexandre.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CARDOSO, Cristiane Heleodoro., SANTOS, Daiane Rodrigues dos., MATOS, Ludmila Santana de Azevedo., BEZERRA, Waldemar Antonio das Chagas.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32354
Resumo: O presente artigo analisou a elasticidade-renda da demanda com base nos dados do Censo do Ensino Superior e do Rendimento Médio da população Brasileira, com o intuito de demonstrar como a renda familiar influencia substancialmente no número de alunos matriculados do ensino superior Privado do País, nesse sentido, segundo Vasconcelos (2011), é de grande contribuição essa análise, pois, mediante aos resultados obtidos será possível a elaboração do planejamento empresarial do setor, ou seja, projetar as matrículas futuras, com base no crescimento da renda do País. O Ensino superior Brasileiro registrou um notório crescimento a partir dos anos 90, explicado pelas mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, mudanças essas que possibilitaram a ampliação do setor privado, em mais de 500%, desde a década 80 até o ano de 2018. Com o designo de garantir a sustentabilidade econômica dessa expansão, via setor privado, o Governo criou o Fundo de Financiamentos Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), programas esses que facilitaram a entrada das famílias de baixa renda no ensino Superior Privado.
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