Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096 |
Resumo: | A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de lelo através das informações e princípios científicos. |
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Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural.Science, culture and subjectivity: the representations established by textbooks for normative and cultural knowledge.Ensino de História - livro didáticoLivro didático de HistóriaRepresentações de saberes culturais e normativo - livro didáticoSaber normativo - escola modernaSaber científico - livro didático de HistóriaIdeais científicos - livro didático de HistóriaCiência e livros didáticos de HistóriaEducação normativaTeaching History - textbookHistory textbookRepresentations of cultural and normative knowledge - textbookNormative knowledge - modern schoolScientific knowledge - History textbookScientific ideals - History textbookScience and History textbooksNormative educationHistória.A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de lelo através das informações e princípios científicos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308DONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.CAVALCANTI, Silede Leila de Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.SANTOS, Maria José Bezerra dos.2003-032024-03-15T21:14:36Z2024-03-152024-03-15T21:14:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096SANTOS, Maria José Bezerra dos. Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. 2003. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-15T21:15:00Zoai:localhost:riufcg/35096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-15T21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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