Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
Resumo: Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero que são estabelecidos na contextura social. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e se acredita haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, este trabalho investigativo busca identificar e problematizar os impactos das reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos de Ciências Sociais do PNLD 2021 priorizando como pauta as temáticas Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos. Considerando o objeto em tela, optou-se pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa descritiva, visando descrever características e fenômenos de uma determinada realidade. A pesquisa foi desenvolvida em sete Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros didáticos em pauta deveriam ser mais evidentes e objetivos sobre os conceitos relaciona-dos a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, foi apontada a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação à diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático.
id UFCG_94c598a1bb616eb98e01217d8c00dc66
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34218
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.Gender and sexuality in Sociology textbooks in high school in schools in Agreste Pernambucano: setbacks, challenges and resistance in the current situation of educational reforms in Brazil.Gênero e sexualidadeLivros didáticos de Sociologia Ensino MédioNovo Ensino MédioBase Nacional Curricular ComumEnsino de SociologiaCurrículo Sociologia no Ensino MédioAgreste pernambucano escolasGender and sexualityHigh School Sociology TextbooksNew High SchoolCommon National Curriculum BaseTeaching SociologySociology Curriculum in High SchoolAgreste Pernambuco schoolsSociologia.Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero que são estabelecidos na contextura social. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e se acredita haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, este trabalho investigativo busca identificar e problematizar os impactos das reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos de Ciências Sociais do PNLD 2021 priorizando como pauta as temáticas Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos. Considerando o objeto em tela, optou-se pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa descritiva, visando descrever características e fenômenos de uma determinada realidade. A pesquisa foi desenvolvida em sete Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros didáticos em pauta deveriam ser mais evidentes e objetivos sobre os conceitos relaciona-dos a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, foi apontada a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação à diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático.Studies on gender and sexuality in Education have highlighted how this field is still permeated by a set of violations and violence against those who do not meet the standard gender and sexuality norm or do not fit into the gender roles and identities that are established in the social context. This topic has been the subject of many questions in recent years and it is believed that there is now a general consensus regarding the need for Sexual Education at school. In this direction, this investigative work seeks to identify and problematize the impacts of the educational reforms of the BNCC and the New High School on the theoretical-methodological proposals of the PNLD 2021 textbooks, prioritizing the themes of Gender and Sexuality as the agenda. Methodologically, the research follows different paths. Considering the object in question, we opted for bibliographical research, documentary research and descriptive research, aiming to describe characteristics and phenomena of a given reality. The research was carried out in some High School Reference Schools (EREMs) in Agreste Pernambucano. The results showed that the textbooks in question should be more evident and objective about concepts related to gender and sexuality, as well as discussing the social and historical issues surrounding these themes. In addition, the execution of practical and reflective activities, according to the questionnaire applied in one of the schools, to high school students, highlighted the need they feel for debates that contribute to the formation of a critical and respectful conscience in relation to diversity and point out the lack of content and more clarity on these topics in the textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A.http://lattes.cnpq.br/0662696253778298VITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.2023-10-272024-01-31T13:05:48Z2024-01-312024-01-31T13:05:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T13:06:12Zoai:localhost:riufcg/34218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T13:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
Gender and sexuality in Sociology textbooks in high school in schools in Agreste Pernambucano: setbacks, challenges and resistance in the current situation of educational reforms in Brazil.
title Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
spellingShingle Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
Gênero e sexualidade
Livros didáticos de Sociologia Ensino Médio
Novo Ensino Médio
Base Nacional Curricular Comum
Ensino de Sociologia
Currículo Sociologia no Ensino Médio
Agreste pernambucano escolas
Gender and sexuality
High School Sociology Textbooks
New High School
Common National Curriculum Base
Teaching Sociology
Sociology Curriculum in High School
Agreste Pernambuco schools
Sociologia.
title_short Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
title_full Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
title_fullStr Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
title_full_unstemmed Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
title_sort Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
author MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
author_facet MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Isaac Alexandre da.
SILVA, I. A.
http://lattes.cnpq.br/0662696253778298
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
VITAL, A. F. M.
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e sexualidade
Livros didáticos de Sociologia Ensino Médio
Novo Ensino Médio
Base Nacional Curricular Comum
Ensino de Sociologia
Currículo Sociologia no Ensino Médio
Agreste pernambucano escolas
Gender and sexuality
High School Sociology Textbooks
New High School
Common National Curriculum Base
Teaching Sociology
Sociology Curriculum in High School
Agreste Pernambuco schools
Sociologia.
topic Gênero e sexualidade
Livros didáticos de Sociologia Ensino Médio
Novo Ensino Médio
Base Nacional Curricular Comum
Ensino de Sociologia
Currículo Sociologia no Ensino Médio
Agreste pernambucano escolas
Gender and sexuality
High School Sociology Textbooks
New High School
Common National Curriculum Base
Teaching Sociology
Sociology Curriculum in High School
Agreste Pernambuco schools
Sociologia.
description Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero que são estabelecidos na contextura social. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e se acredita haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, este trabalho investigativo busca identificar e problematizar os impactos das reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos de Ciências Sociais do PNLD 2021 priorizando como pauta as temáticas Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos. Considerando o objeto em tela, optou-se pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa descritiva, visando descrever características e fenômenos de uma determinada realidade. A pesquisa foi desenvolvida em sete Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros didáticos em pauta deveriam ser mais evidentes e objetivos sobre os conceitos relaciona-dos a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, foi apontada a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação à diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
2024-01-31T13:05:48Z
2024-01-31
2024-01-31T13:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
identifier_str_mv MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610750103552