Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153 |
Resumo: | A temática abordada nesta monografia e a gestão democrática como algo necessário e interessante, porem como um vir a ser. O enfoque principal da pesquisa era identificar a percepção dos membros que constituem a Instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Galdino Pires em relação ao trabalho desenvolvido na referida escola, se estes profissionais já desenvolvem uma gestão participativa. Perceber então, se os mesmo, tinham a consciência de que o exito do trabalho educativo e bem maior quando os ideais são compartilhados. Sabemos que para que isso ocorra de fato, e necessário que todos se envolvam no sistema de ensino na tomada de decisão. Mas sabemos que na maioria das vezes esses são impedidos de colocar em pauta as suas opiniões, suas ideias são vedadas pelo gestor da Instituição, quando este age assim podemos dizer que ele exerce uma forma de poder centralizado, no qual suas ideias prevalecem, acarretando, dessa forma, o fracasso da sua Instituição. Para que o trabalho de fato seja democrático o gestor deve inserir todos no processo de ensino aprendizagem dos seus discentes, envolver os pais e comunidade na tomada de decisão. Foi na perspectiva de fomentar este debate na instituição e poder transformar realidades autoritárias em praticas democráticas que se inseriu esse trabalho. |
id |
UFCG_9604d68a31d606fe2fd1a9a282216bb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13153 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.Democratic management: an issue still absent at school.Gestão escolarGestorEnsino infantilGestão democráticaSchool managementManagerKindergartenDemocratic managementA temática abordada nesta monografia e a gestão democrática como algo necessário e interessante, porem como um vir a ser. O enfoque principal da pesquisa era identificar a percepção dos membros que constituem a Instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Galdino Pires em relação ao trabalho desenvolvido na referida escola, se estes profissionais já desenvolvem uma gestão participativa. Perceber então, se os mesmo, tinham a consciência de que o exito do trabalho educativo e bem maior quando os ideais são compartilhados. Sabemos que para que isso ocorra de fato, e necessário que todos se envolvam no sistema de ensino na tomada de decisão. Mas sabemos que na maioria das vezes esses são impedidos de colocar em pauta as suas opiniões, suas ideias são vedadas pelo gestor da Instituição, quando este age assim podemos dizer que ele exerce uma forma de poder centralizado, no qual suas ideias prevalecem, acarretando, dessa forma, o fracasso da sua Instituição. Para que o trabalho de fato seja democrático o gestor deve inserir todos no processo de ensino aprendizagem dos seus discentes, envolver os pais e comunidade na tomada de decisão. Foi na perspectiva de fomentar este debate na instituição e poder transformar realidades autoritárias em praticas democráticas que se inseriu esse trabalho.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899JUVENAL, Carla Pereira.2008-04-032020-07-06T10:34:11Z2020-07-062020-07-06T10:34:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153JUVENAL, Carla Pereira. Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. 2008. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T16:37:49Zoai:localhost:riufcg/13153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T16:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. Democratic management: an issue still absent at school. |
title |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. |
spellingShingle |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. JUVENAL, Carla Pereira. Gestão escolar Gestor Ensino infantil Gestão democrática School management Manager Kindergarten Democratic management |
title_short |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. |
title_full |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. |
title_fullStr |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. |
title_sort |
Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. |
author |
JUVENAL, Carla Pereira. |
author_facet |
JUVENAL, Carla Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JUVENAL, Carla Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Gestor Ensino infantil Gestão democrática School management Manager Kindergarten Democratic management |
topic |
Gestão escolar Gestor Ensino infantil Gestão democrática School management Manager Kindergarten Democratic management |
description |
A temática abordada nesta monografia e a gestão democrática como algo necessário e interessante, porem como um vir a ser. O enfoque principal da pesquisa era identificar a percepção dos membros que constituem a Instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Galdino Pires em relação ao trabalho desenvolvido na referida escola, se estes profissionais já desenvolvem uma gestão participativa. Perceber então, se os mesmo, tinham a consciência de que o exito do trabalho educativo e bem maior quando os ideais são compartilhados. Sabemos que para que isso ocorra de fato, e necessário que todos se envolvam no sistema de ensino na tomada de decisão. Mas sabemos que na maioria das vezes esses são impedidos de colocar em pauta as suas opiniões, suas ideias são vedadas pelo gestor da Instituição, quando este age assim podemos dizer que ele exerce uma forma de poder centralizado, no qual suas ideias prevalecem, acarretando, dessa forma, o fracasso da sua Instituição. Para que o trabalho de fato seja democrático o gestor deve inserir todos no processo de ensino aprendizagem dos seus discentes, envolver os pais e comunidade na tomada de decisão. Foi na perspectiva de fomentar este debate na instituição e poder transformar realidades autoritárias em praticas democráticas que se inseriu esse trabalho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-03 2020-07-06T10:34:11Z 2020-07-06 2020-07-06T10:34:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153 JUVENAL, Carla Pereira. Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. 2008. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153 |
identifier_str_mv |
JUVENAL, Carla Pereira. Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. 2008. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445906616320 |