Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUVENAL, Carla Pereira.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153
Resumo: A temática abordada nesta monografia e a gestão democrática como algo necessário e interessante, porem como um vir a ser. O enfoque principal da pesquisa era identificar a percepção dos membros que constituem a Instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Galdino Pires em relação ao trabalho desenvolvido na referida escola, se estes profissionais já desenvolvem uma gestão participativa. Perceber então, se os mesmo, tinham a consciência de que o exito do trabalho educativo e bem maior quando os ideais são compartilhados. Sabemos que para que isso ocorra de fato, e necessário que todos se envolvam no sistema de ensino na tomada de decisão. Mas sabemos que na maioria das vezes esses são impedidos de colocar em pauta as suas opiniões, suas ideias são vedadas pelo gestor da Instituição, quando este age assim podemos dizer que ele exerce uma forma de poder centralizado, no qual suas ideias prevalecem, acarretando, dessa forma, o fracasso da sua Instituição. Para que o trabalho de fato seja democrático o gestor deve inserir todos no processo de ensino aprendizagem dos seus discentes, envolver os pais e comunidade na tomada de decisão. Foi na perspectiva de fomentar este debate na instituição e poder transformar realidades autoritárias em praticas democráticas que se inseriu esse trabalho.
id UFCG_9604d68a31d606fe2fd1a9a282216bb2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13153
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.Democratic management: an issue still absent at school.Gestão escolarGestorEnsino infantilGestão democráticaSchool managementManagerKindergartenDemocratic managementA temática abordada nesta monografia e a gestão democrática como algo necessário e interessante, porem como um vir a ser. O enfoque principal da pesquisa era identificar a percepção dos membros que constituem a Instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Galdino Pires em relação ao trabalho desenvolvido na referida escola, se estes profissionais já desenvolvem uma gestão participativa. Perceber então, se os mesmo, tinham a consciência de que o exito do trabalho educativo e bem maior quando os ideais são compartilhados. Sabemos que para que isso ocorra de fato, e necessário que todos se envolvam no sistema de ensino na tomada de decisão. Mas sabemos que na maioria das vezes esses são impedidos de colocar em pauta as suas opiniões, suas ideias são vedadas pelo gestor da Instituição, quando este age assim podemos dizer que ele exerce uma forma de poder centralizado, no qual suas ideias prevalecem, acarretando, dessa forma, o fracasso da sua Instituição. Para que o trabalho de fato seja democrático o gestor deve inserir todos no processo de ensino aprendizagem dos seus discentes, envolver os pais e comunidade na tomada de decisão. Foi na perspectiva de fomentar este debate na instituição e poder transformar realidades autoritárias em praticas democráticas que se inseriu esse trabalho.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899JUVENAL, Carla Pereira.2008-04-032020-07-06T10:34:11Z2020-07-062020-07-06T10:34:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153JUVENAL, Carla Pereira. Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. 2008. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T16:37:49Zoai:localhost:riufcg/13153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T16:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
Democratic management: an issue still absent at school.
title Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
spellingShingle Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
JUVENAL, Carla Pereira.
Gestão escolar
Gestor
Ensino infantil
Gestão democrática
School management
Manager
Kindergarten
Democratic management
title_short Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
title_full Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
title_fullStr Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
title_full_unstemmed Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
title_sort Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola.
author JUVENAL, Carla Pereira.
author_facet JUVENAL, Carla Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv JUVENAL, Carla Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestor
Ensino infantil
Gestão democrática
School management
Manager
Kindergarten
Democratic management
topic Gestão escolar
Gestor
Ensino infantil
Gestão democrática
School management
Manager
Kindergarten
Democratic management
description A temática abordada nesta monografia e a gestão democrática como algo necessário e interessante, porem como um vir a ser. O enfoque principal da pesquisa era identificar a percepção dos membros que constituem a Instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Galdino Pires em relação ao trabalho desenvolvido na referida escola, se estes profissionais já desenvolvem uma gestão participativa. Perceber então, se os mesmo, tinham a consciência de que o exito do trabalho educativo e bem maior quando os ideais são compartilhados. Sabemos que para que isso ocorra de fato, e necessário que todos se envolvam no sistema de ensino na tomada de decisão. Mas sabemos que na maioria das vezes esses são impedidos de colocar em pauta as suas opiniões, suas ideias são vedadas pelo gestor da Instituição, quando este age assim podemos dizer que ele exerce uma forma de poder centralizado, no qual suas ideias prevalecem, acarretando, dessa forma, o fracasso da sua Instituição. Para que o trabalho de fato seja democrático o gestor deve inserir todos no processo de ensino aprendizagem dos seus discentes, envolver os pais e comunidade na tomada de decisão. Foi na perspectiva de fomentar este debate na instituição e poder transformar realidades autoritárias em praticas democráticas que se inseriu esse trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-03
2020-07-06T10:34:11Z
2020-07-06
2020-07-06T10:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153
JUVENAL, Carla Pereira. Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. 2008. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13153
identifier_str_mv JUVENAL, Carla Pereira. Gestão democrática: uma questão ainda ausente na escola. 2008. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445906616320