Direito e meio ambiente: uma abordagem sócio-jurídica acerca do conhecimento de direito ambiental dos alunos de ciências jurídicas e sociais no campus de Sousa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Maria Luzenilda Ferreira de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14232
Resumo: Em meio a uma sociedade pautada em um consumismo desenfreado foram desencadeados diversos problemas ambientais que vem comprometendo a vida na Terra. Surge então em defesa do meio ambiente, um novo direito fundamental, o de viver em um mundo ecologicamente saudável. Na busca de sistematizar princípios e normas desse hodierno ramo jurídico e criado o Direito Ambiental. Encontros Internacionais foram realizados com o objetivo de traçar diretrizes capazes de amenizar impactos ambientais e um dos instrumentos mais importantes resultantes desses eventos foi o principio da Educação Ambiental (EA), aparecendo como uma proposta inovadora em busca da formação de um pensamento preservacionista. O objetivo do presente trabalho e traçar o perfil jurídico-ambiental de discentes do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, do CCJS/UFCG, buscando mostrar o nível de conhecimento do alunado acerca de Direito do Meio Ambiente. Para realização da pesquisa foram empregados os métodos: bibliográfico, exegético e analógico, com aplicação de questionários. Logo, constata-se que: a maioria dos estudantes indagados mostrou-se desconhecedores dos princípios e normas do Direito Ambiental, relatando muitos deles, que sequer tiveram contato especifico com tais institutos jurídicos e aqueles que já tiveram tal contato revelaram que este se deu só no ultimo ano do Curso, demonstrando assim, um alto grau de desinformação acerca do tema em comento. Para se alterar essa realidade e preciso que se direcionem esforços para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental local, que proporcione um maior nível de envolvimento dos alunos com tais instrumentos jurídicos, tao indispensáveis para a viabilização da sustentabilidade planetária.
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Na busca de sistematizar princípios e normas desse hodierno ramo jurídico e criado o Direito Ambiental. Encontros Internacionais foram realizados com o objetivo de traçar diretrizes capazes de amenizar impactos ambientais e um dos instrumentos mais importantes resultantes desses eventos foi o principio da Educação Ambiental (EA), aparecendo como uma proposta inovadora em busca da formação de um pensamento preservacionista. O objetivo do presente trabalho e traçar o perfil jurídico-ambiental de discentes do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, do CCJS/UFCG, buscando mostrar o nível de conhecimento do alunado acerca de Direito do Meio Ambiente. Para realização da pesquisa foram empregados os métodos: bibliográfico, exegético e analógico, com aplicação de questionários. Logo, constata-se que: a maioria dos estudantes indagados mostrou-se desconhecedores dos princípios e normas do Direito Ambiental, relatando muitos deles, que sequer tiveram contato especifico com tais institutos jurídicos e aqueles que já tiveram tal contato revelaram que este se deu só no ultimo ano do Curso, demonstrando assim, um alto grau de desinformação acerca do tema em comento. Para se alterar essa realidade e preciso que se direcionem esforços para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental local, que proporcione um maior nível de envolvimento dos alunos com tais instrumentos jurídicos, tao indispensáveis para a viabilização da sustentabilidade planetária.In the midst of a society based on an unbridled consumerism, were initiated several environmental problems that is threatening the life on Earth. Appears then, in defense of the environment, a new fundamental right, which is to live in an environmentally healthy world. In search of systematic principles and standards of modern legal branch is created Environmental Law. International meetings have been realized to establish guidelines able to mitigate environmental impacts and one of the most important result of these events was the principle of Environmental Education (EE), appearing as an innovative proposal to seek the formation of a thought preservation. The objective of this job is to delineate the legal and environmental profile of students of the Course of Social and Legal Sciences of the CCJS / UFCG, seeking to show the level of knowledge of students about the Law of the Environment. For the development of research were employed bibliography, exegetic and analog methods, with application of questionnaires. Once it was found that the majority of students questioned was unaware of the principles and norms of environmental law, reporting that many of them even had contact, showing that the contact was only last year of the course, thus demonstrating a high degree of misinformation to comment in respect of the subject. To change this reality, it's necessary to direct efforts to develop a local environmental education, able to provide a more evolved level of the students with such legal instruments, so essential to the viability of the sustainability of the planet.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMEDEIROS, Robson Antão de.MEDEIROS, R. A.http://lattes.cnpq.br/4135876849409471LACERDA, Maria Luzenilda Ferreira de.2009-052020-08-18T12:43:05Z2020-08-182020-08-18T12:43:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14232LACERDA, Maria Luzenilda Ferreira de. Direito e meio ambiente: uma abordagem sócio-jurídica acerca do conhecimento de direito ambiental dos alunos de ciências jurídicas e sociais no campus de Sousa. 2009. 59f. 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