Biologia marinha e unidade de conservação: o estudo de caso do Atol das Rocas - RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Rita de Cássia da Silva.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17603
Resumo: O Atol das Rocas (RN) encontra-se a oeste no Atlântico Sul e situa-se sobre um topo vulcânico que apresenta formações recifais. Representa um assunto chave dentro da área da Biologia Marinha por revelar fauna e flora que se completam com suas características intrínsecas. Em face aos desafios impostos pelo processo de ensinoaprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia, buscou-se trabalhar, junto aos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Subprojeto Biologia (E.E.E.F.M. José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta – PB), a conscientização da necessidade do emprego de metodologias que possam facilitar o aprendizado em sala de aula sobre o tema do Atol das Rocas. O levantamento bibliográfico foi realizado no período de janeiro de 2015 a março de 2017, a coleta de dados em fevereiro de 2017 e logo após a análise dos dados concluída em março de 2017, dos quais sete membros da equipe responderam a um primeiro questionário, assistiram a uma palestra e em seguida preencheram um segundo questionário. Dentre os principais resultados, destacou-se que quanto à idade, os indivíduos entrevistados tinham entre 20 e 48 anos, dos quais 57,14% representam os indivíduos até 25 anos e 42,86% representam os indivíduos com mais de 25 anos. Quanto à profundidade dos conteúdos abordados no livro didático sobre a biologia marinha, 57,14% responderam ser bom, 42,86% afirmaram ser ruim. Através do programa de extensão (PIBID) estão sendo inseridas novas atividades práticas metodológicas para inserção desses assuntos, instigando os alunos do ensino médio na busca de novos conhecimentos, e ao mesmo tempo aperfeiçoando com os já adquiridos. Com isso pode-se aprofundar e enriquecer cada vez mais o aprendizado dos alunos sobre os assuntos relacionados à Biologia Marinha e assim, incentivar a educação ambiental.
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spelling Biologia marinha e unidade de conservação: o estudo de caso do Atol das Rocas - RN.Marine biology and conservation unit: the case study of Atol das Rocas - RN.Unidad de biología y conservación marina: el estudio de caso de Atol das Rocas - RN.Biologia marinhaInterdisciplinaridadeEscolasRecifes de coraisEcossistema aquáticoAmbientes recifaisMarine biologyInterdisciplinaritySchoolsCoral reefsAquatic ecosystemReef environmentsAtol das Rocas - RNInterdisciplinariedadEscuelasLos arrecifes de coralAmbientes de arrecifesCiências BiológicasO Atol das Rocas (RN) encontra-se a oeste no Atlântico Sul e situa-se sobre um topo vulcânico que apresenta formações recifais. Representa um assunto chave dentro da área da Biologia Marinha por revelar fauna e flora que se completam com suas características intrínsecas. Em face aos desafios impostos pelo processo de ensinoaprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia, buscou-se trabalhar, junto aos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Subprojeto Biologia (E.E.E.F.M. José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta – PB), a conscientização da necessidade do emprego de metodologias que possam facilitar o aprendizado em sala de aula sobre o tema do Atol das Rocas. O levantamento bibliográfico foi realizado no período de janeiro de 2015 a março de 2017, a coleta de dados em fevereiro de 2017 e logo após a análise dos dados concluída em março de 2017, dos quais sete membros da equipe responderam a um primeiro questionário, assistiram a uma palestra e em seguida preencheram um segundo questionário. Dentre os principais resultados, destacou-se que quanto à idade, os indivíduos entrevistados tinham entre 20 e 48 anos, dos quais 57,14% representam os indivíduos até 25 anos e 42,86% representam os indivíduos com mais de 25 anos. Quanto à profundidade dos conteúdos abordados no livro didático sobre a biologia marinha, 57,14% responderam ser bom, 42,86% afirmaram ser ruim. Através do programa de extensão (PIBID) estão sendo inseridas novas atividades práticas metodológicas para inserção desses assuntos, instigando os alunos do ensino médio na busca de novos conhecimentos, e ao mesmo tempo aperfeiçoando com os já adquiridos. Com isso pode-se aprofundar e enriquecer cada vez mais o aprendizado dos alunos sobre os assuntos relacionados à Biologia Marinha e assim, incentivar a educação ambiental.Atol das Rocas (RN) lies to the west in the South Atlantic and is located on a volcanic top that shows reef formations. It represents a key subject within the area of Marine Biology for revealing fauna and flora that are complemented by its intrinsic characteristics. In view of the challenges posed by the teaching process, the learning of contents of Science and Biology, we worked with the students and professors of the Federal University of Campina Grande (UFCG) Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) Subproject Biology (EEEFM José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta - PB), the awareness of the necessity of the use of methodologies that can facilitate the classroom learning about the Atol das Rocas theme. The bibliographic survey was carried out from January 2015 to March 2017, data collection in February 2017 and soon after data analysis completed in March 2017. where seven team members answered a first questionnaire, attended the A lecture and then filled out a second questionnaire. Among the main results, it was pointed out that in terms of age, the individuals interviewed were between 20 and 48 years of age, of whom 57.14% represent individuals up to 25 years of age and 42.86% represent individuals older than 25 years. As to the depth of the contents covered in the textbook on marine biology, 57.14% answered that they were good, 42.86% said they were bad. Through the extension program (PIBID) new practical methodological activities are being inserted to insert these subjects, instigating the students of the high school in the search of new knowledge, while at the same time improving with those already acquired. With this we can deepen and enrich more and more the students' learning about the subjects related to Marine Biology and thus, to encourage environmental education.Atol das Rocas (RN) está ubicado al oeste en el Atlántico Sur y se encuentra en una cima volcánica que tiene formaciones de arrecifes. Representa un tema clave dentro del área de Biología Marina por revelar fauna y flora que se complementan con sus características intrínsecas. Ante los desafíos que impone el proceso de enseñanzaaprendizaje de los contenidos de Ciencias y Biología, buscamos trabajar, junto con los integrantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), Subproyecto de Biología (E.E.E.F.M. José Rodderrick de Oliveira, Nova Floresta – PB), sensibilizando sobre la necesidad de utilizar metodologías que puedan facilitar el aprendizaje en el aula sobre el tema Atol das Rocas. El levantamiento bibliográfico se realizó de enero de 2015 a marzo de 2017, la recolección de datos en febrero de 2017 y poco después concluyó el análisis de datos en marzo de 2017, de los cuales siete miembros del equipo respondieron un primer cuestionario, asistieron a una conferencia y luego completaron un segundo cuestionario. Entre los principales resultados, se destacó que en cuanto a la edad, los individuos entrevistados tenían entre 20 y 48 años, de los cuales el 57,14% representan individuos hasta 25 años y el 42,86% representan individuos mayores de 25 años. En cuanto a la profundidad de los contenidos tratados en el libro de texto de biología marina, el 57,14% dijo que era bueno, el 42,86% dijo que era malo. A través del programa de extensión (PIBID) se están introduciendo nuevas actividades metodológicas prácticas para la inserción de estas materias, incentivando a los estudiantes de secundaria a buscar nuevos conocimientos, y al mismo tiempo mejorar los ya adquiridos. Con esto, se puede profundizar y enriquecer cada vez más el aprendizaje de los estudiantes en temas relacionados con la Biología Marina y así incentivar la educación ambiental.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.SANTOS, MICHELLE GOMEShttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.MEDEIROS, Maria Franco Trindade.CHAVES, Márcio Frazão.NASCIMENTO, Rita de Cássia da Silva.20172021-03-11T11:58:50Z2021-03-112021-03-11T11:58:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17603NASCIMENTO, Rita de Cássia da Silva. Biologia marinha e unidade de conservação: o estudo de caso do Atol das Rocas. 2017. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:40:47Zoai:localhost:riufcg/17603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:40:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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