Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SABINO, Anderson Diniz.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
Resumo: Visto que o transporte de cargas nacional é de grande dependência da malha rodoviária e que sua grande maioria está em condições ruins, existe uma necessidade de tecnologias que melhorem a qualidade e o custo das misturas asfálticas visando sua aplicação e manutenção, aliado a isso redução de poluentes e gasto energético durante o processo de compactação e usinagem. Dentro desse cenário, as misturas asfálticas mornas (MAMs) que se caracterizam por possuírem temperatura de fabricação entre 105 e 135°C e vem ganhando destaque no estudo de misturas asfálticas sendo motivo de estudo. Este trabalho de pesquisa é centrado na adição do teor de 1% do óleo de canola ao CAP puro e seus efeitos em temperaturas de compactação e usinagens mais baixas que a encontrada pelo ensaio de viscosidade rotacional (redução de 10°C e 20°C). Aplicando-se a metodologia de caracterização dos agregados, CAP e mistura de CAP puro com 1% do óleo de canola. A partir dos resultados foi possível concluir que o óleo de canola se torna promissor como aditivo para misturas asfálticas mornas para a redução da temperatura de compactação e usinagem, mantendo suas propriedades dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos competentes. Pode-se afirmar assim que, a adição do óleo implica diretamente na redução de gastos energéticos em sua produção e dos efeitos poluentes ao meio ambiente.
id UFCG_9753aee022fb3e0f0c2e491c5e6d9f21
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23542
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.Interference of the addition of canola oil on the compaction temperature and machining of asphalt mixtures.Misturas asfálticasÓleo de canola - misturas asfálticasGeotecniaTemperatura de compactação - misturas asfálticasUsinagem de misturas asfálticasCimento asfáltico de petróleoLigantes asfálticosAgregadosEnsaio de penetraçãoEnsaio de ponto de amolecimentoEnsaio de viscosidade rotacionalEstabilidade Marshall e fluênciaDano por umidade induzidaEnsaio de RTFOTAsphalt mixturesCanola oil - asphalt mixesGeotechnicsCompaction temperature - asphalt mixturesMachining of asphalt mixturesPetroleum asphalt cementAsphalt bindersAggregatesPenetration testSoftening point testRotational Viscosity TestMarshall stability and fluencyInduced moisture damageRTFOT testEngenharia CivilVisto que o transporte de cargas nacional é de grande dependência da malha rodoviária e que sua grande maioria está em condições ruins, existe uma necessidade de tecnologias que melhorem a qualidade e o custo das misturas asfálticas visando sua aplicação e manutenção, aliado a isso redução de poluentes e gasto energético durante o processo de compactação e usinagem. Dentro desse cenário, as misturas asfálticas mornas (MAMs) que se caracterizam por possuírem temperatura de fabricação entre 105 e 135°C e vem ganhando destaque no estudo de misturas asfálticas sendo motivo de estudo. Este trabalho de pesquisa é centrado na adição do teor de 1% do óleo de canola ao CAP puro e seus efeitos em temperaturas de compactação e usinagens mais baixas que a encontrada pelo ensaio de viscosidade rotacional (redução de 10°C e 20°C). Aplicando-se a metodologia de caracterização dos agregados, CAP e mistura de CAP puro com 1% do óleo de canola. A partir dos resultados foi possível concluir que o óleo de canola se torna promissor como aditivo para misturas asfálticas mornas para a redução da temperatura de compactação e usinagem, mantendo suas propriedades dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos competentes. Pode-se afirmar assim que, a adição do óleo implica diretamente na redução de gastos energéticos em sua produção e dos efeitos poluentes ao meio ambiente.Since national cargo transportation is highly dependent on the road network and the vast majority are in poor condition, there is a need for technologies that improve the quality and cost of asphalt mixtures for their application and maintenance, coupled with this reduction of pollutants and energy expenditure during the compaction and machining process. Within this study, the warm asphalt mixtures (MAMs) that are characterized by having a manufacturing temperature between 105 and 135 ° C and have been gaining prominence in the scenario of asphalt mixtures being the subject of study. This research work focuses on adding the content of 1% of canola oil to pure CAP and its effects on compaction temperatures and machining lower than that found by the rotational viscosity test (reduction of 10 ° C and 20 ° C) . Applying the methodology of characterization of aggregates, CAP and mixture of pure CAP with 1% of canola oil. From the results, it was possible to conclude that canola oil becomes promising as an additive for warm asphalt mixtures to reduce the temperature of compaction and machining, keeping its properties within the limits established by the competent bodies. It can be said that adding oil directly reduces energy costs in its production and the pollutant effects on the environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673GUERRA, Thamires Dantas.GUERRA, T. D.http://lattes.cnpq.br/4924737835071651LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.LUCENA, L. C. F. L.CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.CARVALHO, F. S. S.SABINO, Anderson Diniz.2020-03-022022-02-15T11:07:46Z2022-02-152022-02-15T11:07:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542SABINO, Anderson Diniz. Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-15T11:08:34Zoai:localhost:riufcg/23542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-15T11:08:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
Interference of the addition of canola oil on the compaction temperature and machining of asphalt mixtures.
title Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
spellingShingle Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
SABINO, Anderson Diniz.
Misturas asfálticas
Óleo de canola - misturas asfálticas
Geotecnia
Temperatura de compactação - misturas asfálticas
Usinagem de misturas asfálticas
Cimento asfáltico de petróleo
Ligantes asfálticos
Agregados
Ensaio de penetração
Ensaio de ponto de amolecimento
Ensaio de viscosidade rotacional
Estabilidade Marshall e fluência
Dano por umidade induzida
Ensaio de RTFOT
Asphalt mixtures
Canola oil - asphalt mixes
Geotechnics
Compaction temperature - asphalt mixtures
Machining of asphalt mixtures
Petroleum asphalt cement
Asphalt binders
Aggregates
Penetration test
Softening point test
Rotational Viscosity Test
Marshall stability and fluency
Induced moisture damage
RTFOT test
Engenharia Civil
title_short Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
title_full Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
title_fullStr Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
title_full_unstemmed Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
title_sort Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
author SABINO, Anderson Diniz.
author_facet SABINO, Anderson Diniz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
LUCENA, A. E. F. L.
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673
GUERRA, Thamires Dantas.
GUERRA, T. D.
http://lattes.cnpq.br/4924737835071651
LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
LUCENA, L. C. F. L.
CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
CARVALHO, F. S. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SABINO, Anderson Diniz.
dc.subject.por.fl_str_mv Misturas asfálticas
Óleo de canola - misturas asfálticas
Geotecnia
Temperatura de compactação - misturas asfálticas
Usinagem de misturas asfálticas
Cimento asfáltico de petróleo
Ligantes asfálticos
Agregados
Ensaio de penetração
Ensaio de ponto de amolecimento
Ensaio de viscosidade rotacional
Estabilidade Marshall e fluência
Dano por umidade induzida
Ensaio de RTFOT
Asphalt mixtures
Canola oil - asphalt mixes
Geotechnics
Compaction temperature - asphalt mixtures
Machining of asphalt mixtures
Petroleum asphalt cement
Asphalt binders
Aggregates
Penetration test
Softening point test
Rotational Viscosity Test
Marshall stability and fluency
Induced moisture damage
RTFOT test
Engenharia Civil
topic Misturas asfálticas
Óleo de canola - misturas asfálticas
Geotecnia
Temperatura de compactação - misturas asfálticas
Usinagem de misturas asfálticas
Cimento asfáltico de petróleo
Ligantes asfálticos
Agregados
Ensaio de penetração
Ensaio de ponto de amolecimento
Ensaio de viscosidade rotacional
Estabilidade Marshall e fluência
Dano por umidade induzida
Ensaio de RTFOT
Asphalt mixtures
Canola oil - asphalt mixes
Geotechnics
Compaction temperature - asphalt mixtures
Machining of asphalt mixtures
Petroleum asphalt cement
Asphalt binders
Aggregates
Penetration test
Softening point test
Rotational Viscosity Test
Marshall stability and fluency
Induced moisture damage
RTFOT test
Engenharia Civil
description Visto que o transporte de cargas nacional é de grande dependência da malha rodoviária e que sua grande maioria está em condições ruins, existe uma necessidade de tecnologias que melhorem a qualidade e o custo das misturas asfálticas visando sua aplicação e manutenção, aliado a isso redução de poluentes e gasto energético durante o processo de compactação e usinagem. Dentro desse cenário, as misturas asfálticas mornas (MAMs) que se caracterizam por possuírem temperatura de fabricação entre 105 e 135°C e vem ganhando destaque no estudo de misturas asfálticas sendo motivo de estudo. Este trabalho de pesquisa é centrado na adição do teor de 1% do óleo de canola ao CAP puro e seus efeitos em temperaturas de compactação e usinagens mais baixas que a encontrada pelo ensaio de viscosidade rotacional (redução de 10°C e 20°C). Aplicando-se a metodologia de caracterização dos agregados, CAP e mistura de CAP puro com 1% do óleo de canola. A partir dos resultados foi possível concluir que o óleo de canola se torna promissor como aditivo para misturas asfálticas mornas para a redução da temperatura de compactação e usinagem, mantendo suas propriedades dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos competentes. Pode-se afirmar assim que, a adição do óleo implica diretamente na redução de gastos energéticos em sua produção e dos efeitos poluentes ao meio ambiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
2022-02-15T11:07:46Z
2022-02-15
2022-02-15T11:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
SABINO, Anderson Diniz. Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
identifier_str_mv SABINO, Anderson Diniz. Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744526100660224