Formando-se na contramão: a Licenciatura em Ciências Sociais sob a perspectiva de estudantes egressos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, Nandhara Bezerra da., ELISBÃO, Edneide.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33518
Resumo: No atual contexto de redução dos investimentos públicos em educação, ocorre o recrudescimento do discurso sobre a suposta inutilidade das ciências humanas. As ciências sociais e a filosofia são muitas vezes destacadas como diletantismo incapaz de gerar profissionais produtivos ou mesmo de impulsionar a empregabilidade – o que seria especialmente grave em universidades nordestinas. Resistindo a isso, associações profissionais e docentes apontam a relevância da formação na área, a importância desses profissionais em diversos campos de atuação e a demanda reprimida por professores formados especificamente nessas disciplinas na educação básica. Mas, afinal, quais devem ser os critérios para a abertura ou fechamento de um curso universitário? Quais são os objetivos do ensino superior? Quais devem ser os compromissos da universidade pública? Como devem ser traçadas as relações entre a formação acadêmica, as demandas de mercado e as necessidades sociais? Essas são questões de fundo nos debates sérios sobre a pertinência dos cursos de ciências humanas em geral e, ao refletir sobre elas, é preciso que se leve em conta um elemento central para tais avaliações: os estudantes, suas trajetórias, aspirações e avaliações sobre o ensino superior. É justamente esse o foco desta pesquisa, elaborada com o objetivo de avaliar as potencialidades e limitações de um curso que vai na contramão da lógica expressa pelos responsáveis pelo MEC e pelo presidente Jair Bolsonaro: a licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus Sumé, no Cariri paraibano. Inaugurado em 2009, o CDSA fez parte da política de expansão e interiorização das universidades brasileiras, visando a promover o desenvolvimento sustentável e combater a exclusão educacional (UFCG, 2008). O campus oferece cursos de graduação voltados para a área de tecnologia do desenvolvimento (engenharia de produção, engenharia de biossistemas, engenharia de biotecnologia e bioprocessos) e para a educação (licenciaturas em ciências sociais e em educação no campo), além do tecnólogo em gestão pública. Conforme apontado por Andreza Silva (2018), a inserção desta unidade formativa na região do Cariri possibilitou aos filhos dos trabalhadores rurais e assalariados a adentrarem no ensino superior. No que tange ao curso de Ciências Sociais, a autora relata que “o campus veio com o intuito de transformar profissionalmente e intelectualmente a realidade da região” e a vida destes estudantes. Neste trabalho, a partir de um mapeamento das trajetórias de egressos da licenciatura em ciências sociais, procuramos analisar os impactos do curso em suas vidas e na região. Dado que a educação não tem como único objetivo preparar para o trabalho, procuramos considerar, para além da empregabilidade na área, outros impactos possíveis da licenciatura, tanto na vida profissional de maneira mais ampla quanto nas relações interpessoais e comunitárias. Para tanto, mais que dados socioeconômicos e profissionais durante e após o curso, buscamos acessar outros aspectos da experiência desses licenciados, bem como a avaliação deles sobre a aderência de tal formação ao contexto do Cariri e às suas aspirações pessoais e profissionais.
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Resistindo a isso, associações profissionais e docentes apontam a relevância da formação na área, a importância desses profissionais em diversos campos de atuação e a demanda reprimida por professores formados especificamente nessas disciplinas na educação básica. Mas, afinal, quais devem ser os critérios para a abertura ou fechamento de um curso universitário? Quais são os objetivos do ensino superior? Quais devem ser os compromissos da universidade pública? Como devem ser traçadas as relações entre a formação acadêmica, as demandas de mercado e as necessidades sociais? Essas são questões de fundo nos debates sérios sobre a pertinência dos cursos de ciências humanas em geral e, ao refletir sobre elas, é preciso que se leve em conta um elemento central para tais avaliações: os estudantes, suas trajetórias, aspirações e avaliações sobre o ensino superior. 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