Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35934 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica em processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo formativo de desenvolvimento profissional que envolve três etapas: o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas. Nosso objetivo é analisar as possíveis contribuições para aprendizagem dos alunos a partir de uma abordagem exploratória no ensino de distância entre um ponto e uma reta em processo de Lesson Study. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui descrita foi aplicada em uma turma de 3a Série do Ensino Médio em uma escola pública integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que o plano de aula foi bem-sucedido e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz e produtiva, tanto que os alunos conseguiram fazer o exercício proposto utilizando a fórmula para calcular a distância de um ponto a uma reta. Podemos concluir que a abordagem exploratória foi satisfatória ao possibilitar os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a colaboração entre os residentes e impulsionou o ganho de maturidade na prática profissional. Além disso, trabalhar com Lesson Study, mostrou-se bastante enriquecedor, levando os futuros professores a refletirem e aprimorarem o processo de ensino e de aprendizagem ao mesmo tempo que se desenvolvem profissionalmente. |
id |
UFCG_9879193432d06a20bb0ab0dca8fde72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35934 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica.Distance between point and line using the lesson study training process: an experience in the context of the pedagogical residency program.Distancia entre punto y recta mediante el proceso formativo de la Lección Estudio: una experiencia en el contexto del programa de residencia pedagógica.GeometriaEnsino exploratórioLesson swtudyMatemáticaEnsino de geometria.GeometryExploratory teachingLesson studyMathematicsTeaching GeometryEnseñanza exploratoriaEstudio de la lecciónEnseñanza de GeometríaMatemáticaEste trabalho descreve uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica em processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo formativo de desenvolvimento profissional que envolve três etapas: o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas. Nosso objetivo é analisar as possíveis contribuições para aprendizagem dos alunos a partir de uma abordagem exploratória no ensino de distância entre um ponto e uma reta em processo de Lesson Study. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui descrita foi aplicada em uma turma de 3a Série do Ensino Médio em uma escola pública integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que o plano de aula foi bem-sucedido e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz e produtiva, tanto que os alunos conseguiram fazer o exercício proposto utilizando a fórmula para calcular a distância de um ponto a uma reta. Podemos concluir que a abordagem exploratória foi satisfatória ao possibilitar os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a colaboração entre os residentes e impulsionou o ganho de maturidade na prática profissional. Além disso, trabalhar com Lesson Study, mostrou-se bastante enriquecedor, levando os futuros professores a refletirem e aprimorarem o processo de ensino e de aprendizagem ao mesmo tempo que se desenvolvem profissionalmente.This work describes an experience in the Pedagogical Residency Program in the Lesson Study (LS) process. LS is a formative process of professional development that involves three stages: planning, execution and reflection on classes. Our objective is to analyze contributions to student learning based on an exploratory approach to teaching distance between a point and a straight line in the Lesson Study process. This work follows a qualitative descriptive approach. The experience described here was applied to a 3rd grade high school class in a comprehensive public school located in the Curimataú region, in Paraíba. The results obtained showed that the lesson plan was successful and we achieved the proposed objectives. The class proved to be effective and productive, so much so that the students were able to carry out the proposed exercise using the formula to calculate the distance from a point to a straight line. We can conclude that the exploratory approach was satisfactory in enabling students to develop problem-solving skills, promoting learning. The Lesson Study provided collaboration between residents and boosted maturity in professional practice. Furthermore, working with Lesson Study proved to be quite enriching, leading future teachers to reflect and improve the teaching and learning process.Este trabajo describe una experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica en Proceso de estudio de lección (LS). LS es un proceso de desarrollo formativo profesional que involucra tres etapas: planificación, ejecución y reflexión sobre las clases. Nuestro objetivo es analizar las posibles contribuciones al aprendizaje de los estudiantes desde un enfoque exploratorio para enseñar la distancia entre un punto y una línea recta en el proceso de Estudio de la lección. Este trabajo sigue un enfoque descriptivo cualitativo. La experiencia aquí descrito fue aplicado en una clase de 3er grado de secundaria en una escuela pública integral ubicada en la región de Curimataú, en Paraíba. Los resultados obtenidos demostraron que el El plan de lección fue exitoso y logramos los objetivos propuestos. La clase demostró ser efectiva. y productivo, tanto es así que los estudiantes pudieron realizar el ejercicio propuesto utilizando la fórmula para calcular la distancia desde un punto a una línea recta. Podemos concluir que el enfoque El enfoque exploratorio fue satisfactorio al permitir a los estudiantes desarrollar resolución de problemas, fomentando el aprendizaje. El estudio de la lección proporcionó la colaboración entre residentes e impulsó la ganancia de madurez en el ejercicio profesional. Además, trabajar con Lesson Study resultó bastante enriquecedor, lo que me llevó futuros docentes para reflexionar y mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje mientras te desarrollas profesionalmente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos De Macedo.MACEDO, A. D. R.MACEDO SILVA, A. D. R.DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane Da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955SILVA, Alandelon Montenegro da.2024-05-102024-06-06T13:19:53Z2024-06-062024-06-06T13:19:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35934SILVA, Alandelon Montenegro da. Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo lesson study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. 2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-06T13:19:53Zoai:localhost:riufcg/35934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-06T13:19:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. Distance between point and line using the lesson study training process: an experience in the context of the pedagogical residency program. Distancia entre punto y recta mediante el proceso formativo de la Lección Estudio: una experiencia en el contexto del programa de residencia pedagógica. |
title |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
spellingShingle |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. SILVA, Alandelon Montenegro da. Geometria Ensino exploratório Lesson swtudy Matemática Ensino de geometria. Geometry Exploratory teaching Lesson study Mathematics Teaching Geometry Enseñanza exploratoria Estudio de la lección Enseñanza de Geometría Matemática |
title_short |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
title_full |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
title_fullStr |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
title_full_unstemmed |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
title_sort |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
author |
SILVA, Alandelon Montenegro da. |
author_facet |
SILVA, Alandelon Montenegro da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Aluska Dias Ramos De Macedo. MACEDO, A. D. R. MACEDO SILVA, A. D. R. DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 SOUZA, Glageane da Silva. SOUZA, Glageane da Silva. Souza, Glageane Da Silva. Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 BRITO, Leonardo Lira de. BRITO, L. L. http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Alandelon Montenegro da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Ensino exploratório Lesson swtudy Matemática Ensino de geometria. Geometry Exploratory teaching Lesson study Mathematics Teaching Geometry Enseñanza exploratoria Estudio de la lección Enseñanza de Geometría Matemática |
topic |
Geometria Ensino exploratório Lesson swtudy Matemática Ensino de geometria. Geometry Exploratory teaching Lesson study Mathematics Teaching Geometry Enseñanza exploratoria Estudio de la lección Enseñanza de Geometría Matemática |
description |
Este trabalho descreve uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica em processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo formativo de desenvolvimento profissional que envolve três etapas: o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas. Nosso objetivo é analisar as possíveis contribuições para aprendizagem dos alunos a partir de uma abordagem exploratória no ensino de distância entre um ponto e uma reta em processo de Lesson Study. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui descrita foi aplicada em uma turma de 3a Série do Ensino Médio em uma escola pública integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que o plano de aula foi bem-sucedido e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz e produtiva, tanto que os alunos conseguiram fazer o exercício proposto utilizando a fórmula para calcular a distância de um ponto a uma reta. Podemos concluir que a abordagem exploratória foi satisfatória ao possibilitar os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a colaboração entre os residentes e impulsionou o ganho de maturidade na prática profissional. Além disso, trabalhar com Lesson Study, mostrou-se bastante enriquecedor, levando os futuros professores a refletirem e aprimorarem o processo de ensino e de aprendizagem ao mesmo tempo que se desenvolvem profissionalmente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-10 2024-06-06T13:19:53Z 2024-06-06 2024-06-06T13:19:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35934 SILVA, Alandelon Montenegro da. Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo lesson study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. 2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35934 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alandelon Montenegro da. Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo lesson study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. 2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623751397376 |