Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado. |
id |
UFCG_9881d8c24134fc9114b49f64386f2d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4626 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.Hospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents.Pedagogia hospitalarCriança e adolescentePedagogoPráticas pedagógicas no hospitalHospital pedagogyChild and teenagerPedagoguePedagogical practices in the hospitalEducação.O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado.The object of study of this work is the performance of the pedagogue in the hospital scope, its general objective is to analyze the contributions of the pedagogue in this non-school space. Regarding the methodological course, this research was developed during the validity of the extension project "Teaching-service integration in the humanization of the care of hospitalized children and adolescents", consisted of two stages, a bibliographical survey and a field research, of the type study of In this case, the locus of the research was the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), the subjects of the research were children and adolescents attended at HUJB, the instruments of data collection were the participant observation and the field diary, the approach was of the qualitative type . Regarding the results, the information registered here due to the participation in the extension project, show the importance of the pedagogical practices in the hospital, as actions that contribute positively to the development process of children and adolescents hospitalized. Through this research, we have reiterated the relevant work that the pedagogue accomplishes in favor of the integral formation of the hospitalized subject. This professional performs an educational practice focused on the cognitive development of children and adolescents, in addition to being intrinsically linked to the affectivity and sensitivity of the emotional state in which the patient is. Because of these delicate factors inherent to the hospitalization process, the pedagogue to act in this area needs continuous training to meet the needs, abilities and potentialities of each hospitalized subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899RAMOS, Luisa de Marillac.FEITOSA, Belijane Marques.ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.2018-07-262019-07-02T16:29:08Z2019-07-022019-07-02T16:29:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T11:26:49Zoai:localhost:riufcg/4626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T11:26:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. Hospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents. |
title |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
spellingShingle |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar Criança e adolescente Pedagogo Práticas pedagógicas no hospital Hospital pedagogy Child and teenager Pedagogue Pedagogical practices in the hospital Educação. |
title_short |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
title_full |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
title_fullStr |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
title_full_unstemmed |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
title_sort |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
author |
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. |
author_facet |
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 RAMOS, Luisa de Marillac. FEITOSA, Belijane Marques. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar Criança e adolescente Pedagogo Práticas pedagógicas no hospital Hospital pedagogy Child and teenager Pedagogue Pedagogical practices in the hospital Educação. |
topic |
Pedagogia hospitalar Criança e adolescente Pedagogo Práticas pedagógicas no hospital Hospital pedagogy Child and teenager Pedagogue Pedagogical practices in the hospital Educação. |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 2019-07-02T16:29:08Z 2019-07-02 2019-07-02T16:29:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626 ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626 |
identifier_str_mv |
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378872201216 |