O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 |
Resumo: | O presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável. |
id |
UFCG_9a90a152c344099df36af8d1422c11e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12958 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.The view of elementary school students regarding the soil.Educação ambientalEducação em solosEstudo de percepçãoPráticas dialógicas - educaçãoEnsino do soloEnvironmental EducationSoil educationPerception studyDialogic practices - educationGeotintaSolo e educaçãoEducaçãoO presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável.The present work deals with environmental education actions with an emphasis on soil education, with innovative and dialogic methodologies to work on teaching the soil in theclassroom. The objective was to verify the perception of students of the 5th grade of elementary school of a school of Patos (PB) on the soil. The research consisted of the application of questionnaires before and after the pedagogical interventions, which were constituted in theoretical classes on the formation, composition, constitution and organisms of the soil, video documentary exhibition on the ground, geotinta workshop (earthen paint) and Presentation of the puppet theater (Solo Theater). Initially the understanding of the students was incipient, but after the interventions the results showed more understanding about the subject. The methodologies allowed greater interaction between students and understanding of the contents worked. It is concluded that the use of dialogical and innovative methodologies allow greater attention and participation of the students and these should be better explored in teaching practice for the popularization of soil education, aiming at environmental conservation and the formation of a more conscious and sustainable society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022MARINHO, Maria das Graças Veloso.MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira.LIMA, Ana Carla Bezerra de.2017-08-182020-06-17T17:11:41Z2020-06-172020-06-17T17:11:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-06-17T17:12:58Zoai:localhost:riufcg/12958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-06-17T17:12:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. The view of elementary school students regarding the soil. |
title |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
spellingShingle |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. LIMA, Ana Carla Bezerra de. Educação ambiental Educação em solos Estudo de percepção Práticas dialógicas - educação Ensino do solo Environmental Education Soil education Perception study Dialogic practices - education Geotinta Solo e educação Educação |
title_short |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
title_full |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
title_fullStr |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
title_full_unstemmed |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
title_sort |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
author |
LIMA, Ana Carla Bezerra de. |
author_facet |
LIMA, Ana Carla Bezerra de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. VITAL, A. F. M. http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 MARINHO, Maria das Graças Veloso. MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Ana Carla Bezerra de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação em solos Estudo de percepção Práticas dialógicas - educação Ensino do solo Environmental Education Soil education Perception study Dialogic practices - education Geotinta Solo e educação Educação |
topic |
Educação ambiental Educação em solos Estudo de percepção Práticas dialógicas - educação Ensino do solo Environmental Education Soil education Perception study Dialogic practices - education Geotinta Solo e educação Educação |
description |
O presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 2020-06-17T17:11:41Z 2020-06-17 2020-06-17T17:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 |
identifier_str_mv |
LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744444474261504 |