O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Ana Carla Bezerra de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
Resumo: O presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável.
id UFCG_9a90a152c344099df36af8d1422c11e9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12958
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.The view of elementary school students regarding the soil.Educação ambientalEducação em solosEstudo de percepçãoPráticas dialógicas - educaçãoEnsino do soloEnvironmental EducationSoil educationPerception studyDialogic practices - educationGeotintaSolo e educaçãoEducaçãoO presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável.The present work deals with environmental education actions with an emphasis on soil education, with innovative and dialogic methodologies to work on teaching the soil in theclassroom. The objective was to verify the perception of students of the 5th grade of elementary school of a school of Patos (PB) on the soil. The research consisted of the application of questionnaires before and after the pedagogical interventions, which were constituted in theoretical classes on the formation, composition, constitution and organisms of the soil, video documentary exhibition on the ground, geotinta workshop (earthen paint) and Presentation of the puppet theater (Solo Theater). Initially the understanding of the students was incipient, but after the interventions the results showed more understanding about the subject. The methodologies allowed greater interaction between students and understanding of the contents worked. It is concluded that the use of dialogical and innovative methodologies allow greater attention and participation of the students and these should be better explored in teaching practice for the popularization of soil education, aiming at environmental conservation and the formation of a more conscious and sustainable society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022MARINHO, Maria das Graças Veloso.MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira.LIMA, Ana Carla Bezerra de.2017-08-182020-06-17T17:11:41Z2020-06-172020-06-17T17:11:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-06-17T17:12:58Zoai:localhost:riufcg/12958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-06-17T17:12:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
The view of elementary school students regarding the soil.
title O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
spellingShingle O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
LIMA, Ana Carla Bezerra de.
Educação ambiental
Educação em solos
Estudo de percepção
Práticas dialógicas - educação
Ensino do solo
Environmental Education
Soil education
Perception study
Dialogic practices - education
Geotinta
Solo e educação
Educação
title_short O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
title_full O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
title_fullStr O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
title_full_unstemmed O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
title_sort O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.
author LIMA, Ana Carla Bezerra de.
author_facet LIMA, Ana Carla Bezerra de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
VITAL, A. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022
MARINHO, Maria das Graças Veloso.
MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Ana Carla Bezerra de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação em solos
Estudo de percepção
Práticas dialógicas - educação
Ensino do solo
Environmental Education
Soil education
Perception study
Dialogic practices - education
Geotinta
Solo e educação
Educação
topic Educação ambiental
Educação em solos
Estudo de percepção
Práticas dialógicas - educação
Ensino do solo
Environmental Education
Soil education
Perception study
Dialogic practices - education
Geotinta
Solo e educação
Educação
description O presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
2020-06-17T17:11:41Z
2020-06-17
2020-06-17T17:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
identifier_str_mv LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444474261504