Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Cyntia Franciele Leite.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031
Resumo: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos, que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do Nordeste do Brasil.
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