Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 |
Resumo: | O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos, que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do Nordeste do Brasil. |
id |
UFCG_9b21f0fab13f4f5a03925b8ad7f1c118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26031 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino.Evaluation of the use of video as a complementary teaching tool.Ensino de OdontologiaVídeo - recurso didáticoRecurso didático - vídeoTecnologia da informação e comunicação - vídeosAprendizagemEducaçãoTeaching of DentistryVideo - teaching resourceDidactic resource - videoInformation and communication technology - videosLearningEducationOdontologiaO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos, que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do Nordeste do Brasil.The use of Information and Communication Technologies has been stimulated by UNESCO, however concerning to the offering of content in Brazilian Higher education it still remains underused. The use of video is widespread and well accepted and they can be presented as single video or series of videos, characterizing the podcasts. The aim of this study was to evaluate the offering of video content by the health courses of the Brazilian Northeast and understand how short and long videos, concerning basic histology, offered freely on <youtube.com> are used by the users. It was used the list of courses obtained along the Minister of Education website to access and evaluate of the 789 health courses of the region. After, videos created and published. 21 months later, the patterns of use were observed using the YouTube analytics tool. It was observed that the majority of the courses did not offer instructional videos on its website and that when offered, videos were done via referatory. In addition, it was observed that long videos were viewed preferentially; and also that short videos were capable to better retain users attention. It was possible to conclude that videos are interesting teaching tools, since there is a significant search for it, that short videos are visualized more completely, and also their utilization on Brazilian Northeast health courses is still minimal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSILVA, Marco Antônio Dias da.SILVA, M. A. D.http://lattes.cnpq.br/2805878339345106PEREIRA, Andresa Costa.PEREIRA, A. C.MARIANO, Erich de Freiras.MARIANO, E. F.SOUZA, Cyntia Franciele Leite.2016-10-112022-06-28T22:00:44Z2022-06-282022-06-28T22:00:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-01T15:38:16Zoai:localhost:riufcg/26031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-01T15:38:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. Evaluation of the use of video as a complementary teaching tool. |
title |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
spellingShingle |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Ensino de Odontologia Vídeo - recurso didático Recurso didático - vídeo Tecnologia da informação e comunicação - vídeos Aprendizagem Educação Teaching of Dentistry Video - teaching resource Didactic resource - video Information and communication technology - videos Learning Education Odontologia |
title_short |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
title_full |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
title_fullStr |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
title_full_unstemmed |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
title_sort |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
author |
SOUZA, Cyntia Franciele Leite. |
author_facet |
SOUZA, Cyntia Franciele Leite. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Marco Antônio Dias da. SILVA, M. A. D. http://lattes.cnpq.br/2805878339345106 PEREIRA, Andresa Costa. PEREIRA, A. C. MARIANO, Erich de Freiras. MARIANO, E. F. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Cyntia Franciele Leite. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Odontologia Vídeo - recurso didático Recurso didático - vídeo Tecnologia da informação e comunicação - vídeos Aprendizagem Educação Teaching of Dentistry Video - teaching resource Didactic resource - video Information and communication technology - videos Learning Education Odontologia |
topic |
Ensino de Odontologia Vídeo - recurso didático Recurso didático - vídeo Tecnologia da informação e comunicação - vídeos Aprendizagem Educação Teaching of Dentistry Video - teaching resource Didactic resource - video Information and communication technology - videos Learning Education Odontologia |
description |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos, que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do Nordeste do Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-11 2022-06-28T22:00:44Z 2022-06-28 2022-06-28T22:00:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744546997731328 |