O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201749 |
Resumo: | O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. |
id |
UFRGS-2_12c9ee6f34f554b1db1f05583c773a40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201749 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paiva, Patrícia de Vargas CostaBos, Andréia Solange2019-11-14T03:54:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/201749001106523O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.The paper describes the use of video in the process of teaching learning in the school environment and discusses its benefits in pedagogical methodologies, as well as its contributions to learning through visual stimuli. The assignment comes from these reflections that originated a research with the theme "Video in the classroom: audiovisual stimuli as support to teaching-learning", with the purpose of demonstrating the role of video in pedagogical surroundings and how this media resource can stimulate the learners in their didactic development. It is a qualitative research, having as subjects the educators, learners and management team, through participant observation instruments, unstructured interview, institutional records and questionnaire. The results obtained indicate that the video, in a planned way, benefits the learning making it meaningful, creative and enriching. In general, video as a pedagogical resource stimulates cognitive, affective and social development.application/pdfporVídeoEnsino e aprendizagemVideoPedagogical ResourceTeaching-LearningO vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagemThe importance of integrate digital media to foreign language classes info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106523.pdf.txt001106523.pdf.txtExtracted Texttext/plain72418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/2/001106523.pdf.txt41f71bdcdfa8f7de607a887bf1e916bdMD52ORIGINAL001106523.pdfTexto completoapplication/pdf442549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/1/001106523.pdfc03bc6b500ad05a0800a5a8a7bf7a10dMD5110183/2017492019-11-15 04:51:53.551157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201749Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The importance of integrate digital media to foreign language classes |
title |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem Paiva, Patrícia de Vargas Costa Vídeo Ensino e aprendizagem Video Pedagogical Resource Teaching-Learning |
title_short |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
title_full |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
title_sort |
O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem |
author |
Paiva, Patrícia de Vargas Costa |
author_facet |
Paiva, Patrícia de Vargas Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Patrícia de Vargas Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bos, Andréia Solange |
contributor_str_mv |
Bos, Andréia Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo Ensino e aprendizagem |
topic |
Vídeo Ensino e aprendizagem Video Pedagogical Resource Teaching-Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Video Pedagogical Resource Teaching-Learning |
description |
O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:54:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201749 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106523 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201749 |
identifier_str_mv |
001106523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/2/001106523.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/1/001106523.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41f71bdcdfa8f7de607a887bf1e916bd c03bc6b500ad05a0800a5a8a7bf7a10d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224586407182336 |