Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Valéria.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: BARROS, Marcelo Alves de., ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
Resumo: Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).
id UFCG_9b930b15c701689087d1f5d85366133e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37237
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro.Mito de Inês de CastroInês de CastroInês&Nós - jogoLeiautoresFormação de professores leiautoresLeitura performativa gamificadaGamificaçãoDramaturgiaMyth of Inês de CastroInês&Nós - gameLeiautores teacher trainingGamified performative readingGamificationDramaturgyGamified reading - dramaturgyLiteratura.Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-08-09T17:20:38Z2024-08-092024-08-09T17:20:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237porANDRADE, Valéria.BARROS, Marcelo Alves de.ALMEIDA, Leandro de Sousa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-09T17:21:13Zoai:localhost:riufcg/37237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-09T17:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro.
title Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
spellingShingle Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
ANDRADE, Valéria.
Mito de Inês de Castro
Inês de Castro
Inês&Nós - jogo
Leiautores
Formação de professores leiautores
Leitura performativa gamificada
Gamificação
Dramaturgia
Myth of Inês de Castro
Inês&Nós - game
Leiautores teacher training
Gamified performative reading
Gamification
Dramaturgy
Gamified reading - dramaturgy
Literatura.
title_short Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
title_full Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
title_fullStr Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
title_full_unstemmed Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
title_sort Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
author ANDRADE, Valéria.
author_facet ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
ALMEIDA, Leandro de Sousa.
author_role author
author2 BARROS, Marcelo Alves de.
ALMEIDA, Leandro de Sousa.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Mito de Inês de Castro
Inês de Castro
Inês&Nós - jogo
Leiautores
Formação de professores leiautores
Leitura performativa gamificada
Gamificação
Dramaturgia
Myth of Inês de Castro
Inês&Nós - game
Leiautores teacher training
Gamified performative reading
Gamification
Dramaturgy
Gamified reading - dramaturgy
Literatura.
topic Mito de Inês de Castro
Inês de Castro
Inês&Nós - jogo
Leiautores
Formação de professores leiautores
Leitura performativa gamificada
Gamificação
Dramaturgia
Myth of Inês de Castro
Inês&Nós - game
Leiautores teacher training
Gamified performative reading
Gamification
Dramaturgy
Gamified reading - dramaturgy
Literatura.
description Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-09T17:20:38Z
2024-08-09
2024-08-09T17:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
identifier_str_mv ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632823676928