Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
Resumo: | Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021). |
id |
UFCG_9b930b15c701689087d1f5d85366133e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37237 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro.Mito de Inês de CastroInês de CastroInês&Nós - jogoLeiautoresFormação de professores leiautoresLeitura performativa gamificadaGamificaçãoDramaturgiaMyth of Inês de CastroInês&Nós - gameLeiautores teacher trainingGamified performative readingGamificationDramaturgyGamified reading - dramaturgyLiteratura.Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-08-09T17:20:38Z2024-08-092024-08-09T17:20:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237porANDRADE, Valéria.BARROS, Marcelo Alves de.ALMEIDA, Leandro de Sousa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-09T17:21:13Zoai:localhost:riufcg/37237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-09T17:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro. |
title |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
spellingShingle |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. ANDRADE, Valéria. Mito de Inês de Castro Inês de Castro Inês&Nós - jogo Leiautores Formação de professores leiautores Leitura performativa gamificada Gamificação Dramaturgia Myth of Inês de Castro Inês&Nós - game Leiautores teacher training Gamified performative reading Gamification Dramaturgy Gamified reading - dramaturgy Literatura. |
title_short |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
title_full |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
title_fullStr |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
title_full_unstemmed |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
title_sort |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
author |
ANDRADE, Valéria. |
author_facet |
ANDRADE, Valéria. BARROS, Marcelo Alves de. ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
author_role |
author |
author2 |
BARROS, Marcelo Alves de. ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Valéria. BARROS, Marcelo Alves de. ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mito de Inês de Castro Inês de Castro Inês&Nós - jogo Leiautores Formação de professores leiautores Leitura performativa gamificada Gamificação Dramaturgia Myth of Inês de Castro Inês&Nós - game Leiautores teacher training Gamified performative reading Gamification Dramaturgy Gamified reading - dramaturgy Literatura. |
topic |
Mito de Inês de Castro Inês de Castro Inês&Nós - jogo Leiautores Formação de professores leiautores Leitura performativa gamificada Gamificação Dramaturgia Myth of Inês de Castro Inês&Nós - game Leiautores teacher training Gamified performative reading Gamification Dramaturgy Gamified reading - dramaturgy Literatura. |
description |
Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-08-09T17:20:38Z 2024-08-09 2024-08-09T17:20:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632823676928 |