Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Valéria.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ALMEIDA, Leandro Sousa., BARROS, Marcelo Alves.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
Resumo: Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).
id UFCG_dc6948c1252a0917ad8b348986d696d6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36071
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.Inês and Us: gamified performative reading, training of reading teachers and the Myth of Inês de Castro.Mito de Inês de CastroLeitura performativa gamificadaLeitura performáticaFormação de professores leiautoresLeitoresInês de CastroMyth of Inês de CastroGamified performative readingPerformance readingTraining of reading teachersReadersInês de CastroLiteratura.Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-12T20:19:12Z2024-06-122024-06-12T20:19:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071porANDRADE, Valéria.ALMEIDA, Leandro Sousa.BARROS, Marcelo Alves.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-12T20:19:39Zoai:localhost:riufcg/36071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-12T20:19:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
Inês and Us: gamified performative reading, training of reading teachers and the Myth of Inês de Castro.
title Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
spellingShingle Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
ANDRADE, Valéria.
Mito de Inês de Castro
Leitura performativa gamificada
Leitura performática
Formação de professores leiautores
Leitores
Inês de Castro
Myth of Inês de Castro
Gamified performative reading
Performance reading
Training of reading teachers
Readers
Inês de Castro
Literatura.
title_short Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
title_full Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
title_fullStr Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
title_full_unstemmed Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
title_sort Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
author ANDRADE, Valéria.
author_facet ANDRADE, Valéria.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
BARROS, Marcelo Alves.
author_role author
author2 ALMEIDA, Leandro Sousa.
BARROS, Marcelo Alves.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Valéria.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
BARROS, Marcelo Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Mito de Inês de Castro
Leitura performativa gamificada
Leitura performática
Formação de professores leiautores
Leitores
Inês de Castro
Myth of Inês de Castro
Gamified performative reading
Performance reading
Training of reading teachers
Readers
Inês de Castro
Literatura.
topic Mito de Inês de Castro
Leitura performativa gamificada
Leitura performática
Formação de professores leiautores
Leitores
Inês de Castro
Myth of Inês de Castro
Gamified performative reading
Performance reading
Training of reading teachers
Readers
Inês de Castro
Literatura.
description Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-06-12T20:19:12Z
2024-06-12
2024-06-12T20:19:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
identifier_str_mv ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624632201216