Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula. |
id |
UFCG_9c2886d313de66a9c36b72ae9bcf0c53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35933 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.Fraction Study Within Problem Solving In A Lesson Study Process: in leveling class.Estudio de fracciones dentro de la resolución de problemas en un proceso. Estudio de lección: en clase de nivelación.Resolução de problemasLesson StudyMatemática – sala de aulaFraçãoPrograma residência pedagógicaProblem solvingMathematics – classroom classroomFractionPedagogical residency programSolución de problemasEstudio de la lecciónMatemáticas – aulaFracciónPlanejamento e Avaliação EducacionalEste trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula.This work describes an experience during the Pedagogical Residency Program through the Lesson Study (LS) training process. LS is a process in which teachers meet to collaboratively plan, execute and observe the class, and reflect on the strategies applied in the classroom and lesson plans, aiming to improve student performance. Our main objective is to analyze and reflect on 2 classes developed in the 2nd year of high school, checking everything from the planning of the fraction class to the reflections carried out after the class. All activities were developed in a 2nd Grade High School class, in two classes followed by mathematics leveling. This work is of a qualitative descriptive nature, as it describes an experience. By analyzing the results obtained, it can be seen that it was possible to achieve the proposed objectives and also complete the lesson plan within the predictions made in the planning phase. Working on solving problems associated with fractions was very advantageous, as it was possible to notice the students' understanding during the problem solving. This highlights the effectiveness of the teaching method based on the Problem Solving approach, involving students and promoting learning. Lesson Study facilitated collaboration among residents, increasing self-confidence in professional development. Working with Lesson Study provided enriching reflections, highlighting the importance of planning, which played a crucial role in the execution of the class.Este trabajo describe una experiencia durante el Programa de Residencia. Pedagógico a través del proceso de formación Lesson Study (LS). LS es un proceso en el que Los maestros se reúnen para planificar, ejecutar y observar la clase en colaboración. reflexionar sobre las estrategias aplicadas en el aula y la planificación de las lecciones, con el objetivo de mejorar el rendimiento de los estudiantes. Nuestro principal objetivo es analizar y reflexionar alrededor de 2 clases desarrolladas en el 2do año de secundaria, comprobándose a partir de la planificación del clase de fracción a las reflexiones realizadas después de clase. Todas las actividades se desarrollaron en una clase de 2º de Secundaria, en dos clases seguidas de nivelación matemáticas. Este trabajo es de carácter descriptivo cualitativo, ya que proporciona una descripción de una experiencia. Al analizar los resultados obtenidos se puede observar que fue posible lograr los objetivos propuestos y aun así completar el plan de lección dentro de las previsiones llevado a cabo en la fase de planificación. Trabajar en la resolución de problemas asociados con fracciones. fue muy ventajoso, ya que fue posible notar durante la ejecución de los problemas la comprensión de los estudiantes. Esto pone de relieve la eficacia del método de enseñanza basado en la Resolución de problemas, involucrando a los estudiantes y promoviendo el aprendizaje. oh Lesson Study facilitó la colaboración entre los residentes, aumentando la confianza en sí mismos desarrollo profesional. Trabajar con Lesson Study proporcionó reflexiones enriquecedor, resaltando la importancia de la planificación, que jugó un papel crucial en la ejecución de la clase.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO SILVA, A. D. R.SILVA, ALUSKA D. R. M.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210SOUSA, Diogo Cabral de.SOUSA, D. C.http://lattes.cnpq.br/7606053239079122BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955DANTAS, Wênia Gabriela Souto.2024-05-082024-06-06T11:45:12Z2024-06-062024-06-06T11:45:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-06T11:45:12Zoai:localhost:riufcg/35933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-06T11:45:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. Fraction Study Within Problem Solving In A Lesson Study Process: in leveling class. Estudio de fracciones dentro de la resolución de problemas en un proceso. Estudio de lección: en clase de nivelación. |
title |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
spellingShingle |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Resolução de problemas Lesson Study Matemática – sala de aula Fração Programa residência pedagógica Problem solving Mathematics – classroom classroom Fraction Pedagogical residency program Solución de problemas Estudio de la lección Matemáticas – aula Fracción Planejamento e Avaliação Educacional |
title_short |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
title_full |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
title_fullStr |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
title_full_unstemmed |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
title_sort |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
author |
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. |
author_facet |
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Glageane da Silva. Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. MACEDO SILVA, A. D. R. SILVA, ALUSKA D. R. M. http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 SOUSA, Diogo Cabral de. SOUSA, D. C. http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 BRITO, Leonardo Lira de. BRITO, L. L. http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Lesson Study Matemática – sala de aula Fração Programa residência pedagógica Problem solving Mathematics – classroom classroom Fraction Pedagogical residency program Solución de problemas Estudio de la lección Matemáticas – aula Fracción Planejamento e Avaliação Educacional |
topic |
Resolução de problemas Lesson Study Matemática – sala de aula Fração Programa residência pedagógica Problem solving Mathematics – classroom classroom Fraction Pedagogical residency program Solución de problemas Estudio de la lección Matemáticas – aula Fracción Planejamento e Avaliação Educacional |
description |
Este trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-08 2024-06-06T11:45:12Z 2024-06-06 2024-06-06T11:45:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933 DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623747203072 |