Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Wênia Gabriela Souto.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933
Resumo: Este trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula.
id UFCG_9c2886d313de66a9c36b72ae9bcf0c53
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35933
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.Fraction Study Within Problem Solving In A Lesson Study Process: in leveling class.Estudio de fracciones dentro de la resolución de problemas en un proceso. Estudio de lección: en clase de nivelación.Resolução de problemasLesson StudyMatemática – sala de aulaFraçãoPrograma residência pedagógicaProblem solvingMathematics – classroom classroomFractionPedagogical residency programSolución de problemasEstudio de la lecciónMatemáticas – aulaFracciónPlanejamento e Avaliação EducacionalEste trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula.This work describes an experience during the Pedagogical Residency Program through the Lesson Study (LS) training process. LS is a process in which teachers meet to collaboratively plan, execute and observe the class, and reflect on the strategies applied in the classroom and lesson plans, aiming to improve student performance. Our main objective is to analyze and reflect on 2 classes developed in the 2nd year of high school, checking everything from the planning of the fraction class to the reflections carried out after the class. All activities were developed in a 2nd Grade High School class, in two classes followed by mathematics leveling. This work is of a qualitative descriptive nature, as it describes an experience. By analyzing the results obtained, it can be seen that it was possible to achieve the proposed objectives and also complete the lesson plan within the predictions made in the planning phase. Working on solving problems associated with fractions was very advantageous, as it was possible to notice the students' understanding during the problem solving. This highlights the effectiveness of the teaching method based on the Problem Solving approach, involving students and promoting learning. Lesson Study facilitated collaboration among residents, increasing self-confidence in professional development. Working with Lesson Study provided enriching reflections, highlighting the importance of planning, which played a crucial role in the execution of the class.Este trabajo describe una experiencia durante el Programa de Residencia. Pedagógico a través del proceso de formación Lesson Study (LS). LS es un proceso en el que Los maestros se reúnen para planificar, ejecutar y observar la clase en colaboración. reflexionar sobre las estrategias aplicadas en el aula y la planificación de las lecciones, con el objetivo de mejorar el rendimiento de los estudiantes. Nuestro principal objetivo es analizar y reflexionar alrededor de 2 clases desarrolladas en el 2do año de secundaria, comprobándose a partir de la planificación del clase de fracción a las reflexiones realizadas después de clase. Todas las actividades se desarrollaron en una clase de 2º de Secundaria, en dos clases seguidas de nivelación matemáticas. Este trabajo es de carácter descriptivo cualitativo, ya que proporciona una descripción de una experiencia. Al analizar los resultados obtenidos se puede observar que fue posible lograr los objetivos propuestos y aun así completar el plan de lección dentro de las previsiones llevado a cabo en la fase de planificación. Trabajar en la resolución de problemas asociados con fracciones. fue muy ventajoso, ya que fue posible notar durante la ejecución de los problemas la comprensión de los estudiantes. Esto pone de relieve la eficacia del método de enseñanza basado en la Resolución de problemas, involucrando a los estudiantes y promoviendo el aprendizaje. oh Lesson Study facilitó la colaboración entre los residentes, aumentando la confianza en sí mismos desarrollo profesional. Trabajar con Lesson Study proporcionó reflexiones enriquecedor, resaltando la importancia de la planificación, que jugó un papel crucial en la ejecución de la clase.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO SILVA, A. D. R.SILVA, ALUSKA D. R. M.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210SOUSA, Diogo Cabral de.SOUSA, D. C.http://lattes.cnpq.br/7606053239079122BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955DANTAS, Wênia Gabriela Souto.2024-05-082024-06-06T11:45:12Z2024-06-062024-06-06T11:45:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-06T11:45:12Zoai:localhost:riufcg/35933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-06T11:45:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
Fraction Study Within Problem Solving In A Lesson Study Process: in leveling class.
Estudio de fracciones dentro de la resolución de problemas en un proceso. Estudio de lección: en clase de nivelación.
title Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
spellingShingle Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
DANTAS, Wênia Gabriela Souto.
Resolução de problemas
Lesson Study
Matemática – sala de aula
Fração
Programa residência pedagógica
Problem solving
Mathematics – classroom classroom
Fraction
Pedagogical residency program
Solución de problemas
Estudio de la lección
Matemáticas – aula
Fracción
Planejamento e Avaliação Educacional
title_short Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
title_full Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
title_fullStr Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
title_full_unstemmed Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
title_sort Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.
author DANTAS, Wênia Gabriela Souto.
author_facet DANTAS, Wênia Gabriela Souto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Glageane da Silva.
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO SILVA, A. D. R.
SILVA, ALUSKA D. R. M.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
SOUSA, Diogo Cabral de.
SOUSA, D. C.
http://lattes.cnpq.br/7606053239079122
BRITO, Leonardo Lira de.
BRITO, L. L.
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Wênia Gabriela Souto.
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Lesson Study
Matemática – sala de aula
Fração
Programa residência pedagógica
Problem solving
Mathematics – classroom classroom
Fraction
Pedagogical residency program
Solución de problemas
Estudio de la lección
Matemáticas – aula
Fracción
Planejamento e Avaliação Educacional
topic Resolução de problemas
Lesson Study
Matemática – sala de aula
Fração
Programa residência pedagógica
Problem solving
Mathematics – classroom classroom
Fraction
Pedagogical residency program
Solución de problemas
Estudio de la lección
Matemáticas – aula
Fracción
Planejamento e Avaliação Educacional
description Este trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-08
2024-06-06T11:45:12Z
2024-06-06
2024-06-06T11:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933
identifier_str_mv DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623747203072