A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542
Resumo: Essa pesquisa teve por finalidade e por objetivo de analisar a atuação do coordenador pedagógico na mediação e consolidação do trabalho docente, assim como o levantamento dos principais fundamentos do trabalho do coordenador pedagógico, também refletindo a atuação do seu trabalho. A metodologia utilizada foi desenvolvida numa perspectiva exploratória e descritiva realizada com três docentes, três coordenadores e dois gestores das escolas públicas. Foi realizado entrevistas semiestruturadas e segundo a natureza dos dados a pesquisa foi quantitativa. Um dos principais achados da pesquisa foi sobre relevância da coordenação pedagógica que se mostra cada vez mais presente para a ampliação e estruturação do trabalho docente e a pertinência no seu desenvolvimento e também mostrou que na ausência da atuação do coordenador pedagógico todas as estruturas dos docentes não funcionam coletivamente, pois todos trabalham individualmente quando o coordenador não media esse trabalho. Percebe-se que há uma grande vontade por parte dos profissionais em acertar.
id UFCG_9c3937420b57431649d0d71bd135bcb8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6542
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.The role of the pedagogical coordinator: from the challenge of daily activities.Coordenador pedagógicoTrabalho docenteEscola públicaPedagogical CoordinatorTeaching workPublic schoolEducação.Essa pesquisa teve por finalidade e por objetivo de analisar a atuação do coordenador pedagógico na mediação e consolidação do trabalho docente, assim como o levantamento dos principais fundamentos do trabalho do coordenador pedagógico, também refletindo a atuação do seu trabalho. A metodologia utilizada foi desenvolvida numa perspectiva exploratória e descritiva realizada com três docentes, três coordenadores e dois gestores das escolas públicas. Foi realizado entrevistas semiestruturadas e segundo a natureza dos dados a pesquisa foi quantitativa. Um dos principais achados da pesquisa foi sobre relevância da coordenação pedagógica que se mostra cada vez mais presente para a ampliação e estruturação do trabalho docente e a pertinência no seu desenvolvimento e também mostrou que na ausência da atuação do coordenador pedagógico todas as estruturas dos docentes não funcionam coletivamente, pois todos trabalham individualmente quando o coordenador não media esse trabalho. Percebe-se que há uma grande vontade por parte dos profissionais em acertar.This research had the purpose and objective of analyzing the performance of the pedagogical coordinator in mediation and consolidation of teaching, as well as a survey of the main foundations of the work of the pedagogical coordinator, also reflecting the performance of their work. The methodology was developed in an exploratory and descriptive perspective conducted with three teachers, three engineers and two managers of public schools. Semi-structured interviews were conducted and according to the nature of the survey data was quantitative. One of the main findings of the research was on pedagogical relevance of coordination which appears increasingly present for the expansion and structuring of teaching and the relevance in their development and also showed that in the absence of the role of pedagogical coordinator all structures of teachers not work collectively because all work individually when the coordinator does not mediate this work. It is noticed that there is a great willingness on the part of professionals hit.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama Freitas de Jesus.LOPES, Wiama de Jesus Freitashttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502COELHO, Raimunda de Fátima Neves.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SANTOS, Leoneide Ferreira dos.20142019-09-02T16:41:49Z2019-09-022019-09-02T16:41:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542SANTOS, Leoneide Ferreira dos. A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T16:50:34Zoai:localhost:riufcg/6542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T16:50:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
The role of the pedagogical coordinator: from the challenge of daily activities.
title A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
spellingShingle A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
Coordenador pedagógico
Trabalho docente
Escola pública
Pedagogical Coordinator
Teaching work
Public school
Educação.
title_short A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
title_full A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
title_fullStr A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
title_full_unstemmed A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
title_sort A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
author SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
author_facet SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama Freitas de Jesus.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
COELHO, Raimunda de Fátima Neves.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Trabalho docente
Escola pública
Pedagogical Coordinator
Teaching work
Public school
Educação.
topic Coordenador pedagógico
Trabalho docente
Escola pública
Pedagogical Coordinator
Teaching work
Public school
Educação.
description Essa pesquisa teve por finalidade e por objetivo de analisar a atuação do coordenador pedagógico na mediação e consolidação do trabalho docente, assim como o levantamento dos principais fundamentos do trabalho do coordenador pedagógico, também refletindo a atuação do seu trabalho. A metodologia utilizada foi desenvolvida numa perspectiva exploratória e descritiva realizada com três docentes, três coordenadores e dois gestores das escolas públicas. Foi realizado entrevistas semiestruturadas e segundo a natureza dos dados a pesquisa foi quantitativa. Um dos principais achados da pesquisa foi sobre relevância da coordenação pedagógica que se mostra cada vez mais presente para a ampliação e estruturação do trabalho docente e a pertinência no seu desenvolvimento e também mostrou que na ausência da atuação do coordenador pedagógico todas as estruturas dos docentes não funcionam coletivamente, pois todos trabalham individualmente quando o coordenador não media esse trabalho. Percebe-se que há uma grande vontade por parte dos profissionais em acertar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-02T16:41:49Z
2019-09-02
2019-09-02T16:41:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542
SANTOS, Leoneide Ferreira dos. A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542
identifier_str_mv SANTOS, Leoneide Ferreira dos. A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391008419840