Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, Dayena Medeiros.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258
Resumo: O estudo das unidades linguísticas, no Brasil, tem sido marcado por profundas mudanças desde a década de 80 do século XX, quando a tradição gramatical começou a sair de foco dos estudos acadêmicos, valorizando-se a descrição e reflexão sobre a língua a partir de sua realização em textos elaborados pelos usuários em contextos reais de interação. Essas mudanças ocorridas na Academia têm repercutido no ensino, inclusive na elaboração de livros didáticos, sendo oficializadas por documentos parametrizadores (PCN e OCEM) e normatizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de caráter normativo/avaliativo. Interessa-nos, nesta dissertação, investigar a transposição didática do conteúdo substantivo em livros didáticos de português (LDP) voltados para o ensino médio, em três décadas consecutivas, relacionando sua abordagem à mudança de perspectiva ocorrida no âmbito acadêmico, da tradição gramatical à prática de análise linguística. Temos como objetivo geral comparar a abordagem do substantivo em coleções de LDP e como objetivos específicos: (1) analisar as tendências teóricas subjacentes à exposição do conteúdo nas coleções; e (2) analisar as tendências metodológicas presentes nesses mesmos LDP. Os dados foram constituídos por 4 coleções de LDP – escritas individualmente ou em co-autoria – entre os anos 1987 e 2010. Devido à natureza do corpus, esta pesquisa pode ser definida como documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), de natureza descritiva e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; DENZIN; LINCOLN, 2006), enquadrando-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2008). Consideramos o livro didático como fonte histórica (LE GOFF, 1997) e documento de domínio público (SPINK, 1999). Dois eixos teóricos orientam a dissertação: um constituído pelos estudos tradicionais (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) e funcionalistas sobre o substantivo (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009 2008; 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) e outro referente a questões ligadas ao processo de transposição didática (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [1998]; HALTÉ, 2008 [1998]). A análise dos dados nos mostrou que a transposição didática do conteúdo substantivo apresenta flutuação de tendências nas coleções constituintes do corpus. Em relação à teoria, os autores parecem se desligar, progressivamente, da tradição gramatical, em direção à perspectiva funcionalista de ensino de língua. Contudo, esse movimento não é efetuado no plano metodológico, visto que os autores mantêm, nas quatro coleções, práticas predominantemente tradicionais. Consideramos que essa contraposição provém da complexidade das forças que movem a produção do LDP: de um lado, há tentativas de mudanças por parte da Academia e dos documentos oficias, e de outro, há a manutenção de práticas tradicionais legitimadas pela sociedade. Nesse entremeio, há, ainda, o interesse mercadológico por parte das editoras dos LD. Esses fatores refletem numa postura aparentemente contraditória por parte dos autores, que demonstram convicções e práticas difusas quando efetuam a transposição didática do substantivo.
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spelling Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio.From grammatical tradition to the practice of linguistic analysis: the noun in high school textbooks.Análise linguísticaLinguísticaLivros didáticos - ensino médioTradição gramaticalDidática - transposiçãoTransposição didáticaGramática tradicionalGramática funcionalReflexão linguísticaSubstantivos em livros didáticosLíngua materna - ensinoLinguistic analysisLinguisticsTextbooks - high schoolGrammatical traditionDidactics - transpositionTraditional grammarFunctional grammarLinguistic reflectionNouns in textbooksMother tongue - teachingLinguísticaO estudo das unidades linguísticas, no Brasil, tem sido marcado por profundas mudanças desde a década de 80 do século XX, quando a tradição gramatical começou a sair de foco dos estudos acadêmicos, valorizando-se a descrição e reflexão sobre a língua a partir de sua realização em textos elaborados pelos usuários em contextos reais de interação. Essas mudanças ocorridas na Academia têm repercutido no ensino, inclusive na elaboração de livros didáticos, sendo oficializadas por documentos parametrizadores (PCN e OCEM) e normatizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de caráter normativo/avaliativo. Interessa-nos, nesta dissertação, investigar a transposição didática do conteúdo substantivo em livros didáticos de português (LDP) voltados para o ensino médio, em três décadas consecutivas, relacionando sua abordagem à mudança de perspectiva ocorrida no âmbito acadêmico, da tradição gramatical à prática de análise linguística. Temos como objetivo geral comparar a abordagem do substantivo em coleções de LDP e como objetivos específicos: (1) analisar as tendências teóricas subjacentes à exposição do conteúdo nas coleções; e (2) analisar as tendências metodológicas presentes nesses mesmos LDP. Os dados foram constituídos por 4 coleções de LDP – escritas individualmente ou em co-autoria – entre os anos 1987 e 2010. Devido à natureza do corpus, esta pesquisa pode ser definida como documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), de natureza descritiva e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; DENZIN; LINCOLN, 2006), enquadrando-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2008). Consideramos o livro didático como fonte histórica (LE GOFF, 1997) e documento de domínio público (SPINK, 1999). Dois eixos teóricos orientam a dissertação: um constituído pelos estudos tradicionais (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) e funcionalistas sobre o substantivo (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009 2008; 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) e outro referente a questões ligadas ao processo de transposição didática (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [1998]; HALTÉ, 2008 [1998]). A análise dos dados nos mostrou que a transposição didática do conteúdo substantivo apresenta flutuação de tendências nas coleções constituintes do corpus. Em relação à teoria, os autores parecem se desligar, progressivamente, da tradição gramatical, em direção à perspectiva funcionalista de ensino de língua. Contudo, esse movimento não é efetuado no plano metodológico, visto que os autores mantêm, nas quatro coleções, práticas predominantemente tradicionais. Consideramos que essa contraposição provém da complexidade das forças que movem a produção do LDP: de um lado, há tentativas de mudanças por parte da Academia e dos documentos oficias, e de outro, há a manutenção de práticas tradicionais legitimadas pela sociedade. Nesse entremeio, há, ainda, o interesse mercadológico por parte das editoras dos LD. Esses fatores refletem numa postura aparentemente contraditória por parte dos autores, que demonstram convicções e práticas difusas quando efetuam a transposição didática do substantivo.The study of linguistic units in Brazil has been marked by profound changes since the 1980‘s when, in academic studies, grammar tradition was gradually being substituted for a description and reflection on the language manifested in texts produced by language users in authentic interactive contexts. The changes taking place in the Academy have influenced teaching, especially the production of textbooks, and have been included in official documents (PCN and OCEM) and ruled in the National Textbook Programme (PNLD). Our interest in this study is to investigate the didactic transposition of the noun content found in Portuguese language textbooks (LDP) used in secondary schools within the span of three consecutive decades. We also tried to compare their approach with the changes occurring in the academic circle, as mentioned above. The general objective is to observe how the noun is treated in a collection of textbooks. The specific objectives are: 1) to analyse the theoretical trends embedded in the presentation of the textbook contents; and 2) to analyse the methodological trends in those textbooks. The data were composed of 4 collections of textbooks – written individually or in co-authorship – between 1987 and 2010. Due to the corpus nature, this study can be considered documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), descriptive and interpretativist (MOITA LOPES, 1994, DENZIN; LINCOLN, 2006), and also qualitative (CHIZZOTTI, 2008). We see the textbook as a historical source (LE GOFF, 1997) and a document of public dominion (SPINK, 1999). Two theoretical bases support our dissertation: one based on traditional studies (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) and functionalist as far as the noun is concerned (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009, 2008. 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) and another referring to aspects related to didactic transposition (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [ 1998 ]; HALTÉ, 2008 [ 1998 ]). The data analysis showed us that the didactic transposition in the noun content presents fluctuation of tendencies in the textbooks investigated. As to the theory, the authors seem to gradually move away from the grammar tradition and are directed to the functionalist perspective of language teaching. However, this movement is not made on the methodological plan, since the authors maintain the traditional approaches in the four collections. We believe that this contraposition comes from the complex forces exerted on textbook production. On the one hand, the Academy and the official documents try to foster a change. On the other hand, there is the maintenance of traditional practices legitimated by society. Besides, there is even business interest on the part of textbook publishers. These factors indicate the authors‘ apparently contradictory posture as well as their diffuse convictions and practices in their performing the didactic transposition of the noun.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363SILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.PEREIRA, Tânia Maria Augusto.PEREIRA, T. M. A.LIRA, Dayena Medeiros.2014-022022-09-19T12:20:19Z2022-09-192022-09-19T12:20:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258LIRA, Dayena Medeiros. Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio. 2014. 119f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T12:20:43Zoai:localhost:riufcg/27258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T12:20:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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