Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Laura Dantas da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
Resumo: Este trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de ruptura das segmentações entre formação comum e específica.
id UFCG_9c6b941b0eec035cb23dddb97e28174a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34092
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.Teacher training: a look at the degree course curriculum in Physics at CES-UFCG.Formación docente: una mirada al currículum de la carrera en Física en el CES-UFCG.Fomação de professoresFormação docenteFormação docente - Física - licenciaturaFísica - licenciatura - Cuité-PBFísica - licenciatura - CES-UFCGTeacher trainingTeacher trainingTeacher training - Physics - degreePhysics - degree - Cuité-PBPhysics - degree - CES-UFCGFormación docenteFormación docente - Física - LicenciaturaFísica - grado - CES-UFCGFísicaEste trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de ruptura das segmentações entre formação comum e específica.This monographic work aimed to reflect on pedagogical training in the Physics teaching program at CES-UFCG, Cuité campus, focusing on the analysis of the curriculum organization within the Pedagogical Course Project and the integration of specific and pedagogical knowledge in the teacher training in Physics, constructing critical insights regarding formative models based on technical, practical, and/or critical rationality. The theoretical framework for this research draws from the works and ideas of Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé (1998), Marcelo (1999), and other scholars who underpin this theme. This study is of an exploratory and documentary nature with a qualitative approach. Data analysis is conducted using Bardin's thematic content analysis technique, which consists of three stages: pre-analysis, material exploration, and treatment. It is concluded that the pedagogical project for the physics degree course, when viewed from the perspective of the defined categories of "Curriculum Design for Training" and "Pedagogical Training," indicates attempts and challenges in breaking down the divisions between common and specific training.Este trabajo monográfico tuvo como objetivo reflexionar sobre la formación pedagógica. Licenciatura en Física en el CES-UFCG, campus Cuité, desde la perspectiva de organización curricular en el Proyecto Pedagógico del Curso y la articulación entre conocimientos específicos y pedagógicos en la formación docente en física, construyendo señales críticas sobre los modelos de entrenamiento que se se sustentan en una racionalidad técnica, práctica y/o crítica. tomamos como referente teórico las obras e ideas de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre otros estudiosos que apoyan este tema. Esta investigación es de naturaleza exploratorio y documental, con un enfoque cualitativo. El análisis de datos es realizado con base en la técnica de análisis de contenido categórico temático de Bardin, que se divide en tres etapas: preanálisis, exploración del material y tratamiento. Se concluye que el proyecto pedagógico de la carrera de grado en física, vista desde el ángulo de las categorías definidas como Diseño Curricular de Capacitación y Formación Pedagógica, señalan el intento y las dificultades de ruptura de segmentaciones entre formación común y específica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.http://lattes.cnpq.br/7350830233040297COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.Kiara Tatianny Santos da Costa.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526DANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.J. D. Dantas.DANTAS, J.D.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA.PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584SILVA, Maria Laura Dantas da.2023-12-312024-01-23T19:24:21Z2024-01-232024-01-23T19:24:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092SILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T19:24:21Zoai:localhost:riufcg/34092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T19:24:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
Teacher training: a look at the degree course curriculum in Physics at CES-UFCG.
Formación docente: una mirada al currículum de la carrera en Física en el CES-UFCG.
title Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
spellingShingle Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
SILVA, Maria Laura Dantas da.
Fomação de professores
Formação docente
Formação docente - Física - licenciatura
Física - licenciatura - Cuité-PB
Física - licenciatura - CES-UFCG
Teacher training
Teacher training
Teacher training - Physics - degree
Physics - degree - Cuité-PB
Physics - degree - CES-UFCG
Formación docente
Formación docente - Física - Licenciatura
Física - grado - CES-UFCG
Física
title_short Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
title_full Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
title_fullStr Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
title_full_unstemmed Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
title_sort Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
author SILVA, Maria Laura Dantas da.
author_facet SILVA, Maria Laura Dantas da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
Kiara Tatianny Santos da Costa.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
DANTAS, Joseclécio Dutra.
DANTAS, J. D.
J. D. Dantas.
DANTAS, J.D.
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
ATAÍDE, J. S. P.
DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA.
PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI.
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Laura Dantas da.
dc.subject.por.fl_str_mv Fomação de professores
Formação docente
Formação docente - Física - licenciatura
Física - licenciatura - Cuité-PB
Física - licenciatura - CES-UFCG
Teacher training
Teacher training
Teacher training - Physics - degree
Physics - degree - Cuité-PB
Physics - degree - CES-UFCG
Formación docente
Formación docente - Física - Licenciatura
Física - grado - CES-UFCG
Física
topic Fomação de professores
Formação docente
Formação docente - Física - licenciatura
Física - licenciatura - Cuité-PB
Física - licenciatura - CES-UFCG
Teacher training
Teacher training
Teacher training - Physics - degree
Physics - degree - Cuité-PB
Physics - degree - CES-UFCG
Formación docente
Formación docente - Física - Licenciatura
Física - grado - CES-UFCG
Física
description Este trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de ruptura das segmentações entre formação comum e específica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
2024-01-23T19:24:21Z
2024-01-23
2024-01-23T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
SILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
identifier_str_mv SILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610000371712