A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998 |
Resumo: | A coletânea de textos que ora apresentamos versa sobre a difícil arte de cerzir o uno e o múltiplo, rompendo fronteiras entre campos de saberes. E esta arte e mais do que conhecimento. Para se efetivar ela carece de sensibilidade e de atitudes, e isto implica também em conhecimentos, autoconhecimentos, no desejo de conhecer o outro, de se reconhecer a si mesmo, ainda que razoavelmente no outro, para tecer algo que seja largo e profundo: os saberes e as praticas interdisciplinares. Imbuídos do desejo de praticar essa arte, sujeitos diversos se reuniram no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) - e construíram espaços de reflexão e de produção de conhecimentos que desembocaram num seminário, intitulado: A Interdisciplinaridade nos campos do Ensino e da Pesquisa, realizado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, nos dias 20 e 21 de agosto de 2008. A fertilidade de ideias e discussões brotadas desse seminário fez surgir a intenção de produzir esse livro, constituído da diversidade de olhares, lugares e linguagens sobre o tema da interdisciplinaridade. Tal constituído engloba diversos campos do fazer e do pensar acadêmico, tais como: Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Vida. O livro e composto por nove capítulos: três foram elaborados em função do seminário, os demais foram construídos a partir de discussões e desdobramentos que emergiram do solo de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do GIEPELPS. No primeiro capitulo, intitulado A Interdisciplinaridade em construção: desvelamento num percurso teórico, Geralda Medeiros Nóbrega, entendendo a interdisciplinaridade como uma atitude que se efetiva em situações dialógicas, afirma que esta se refere a atos de teorização e de construção metodológica. Apoiada em Morin nos chama a atenção para pensarmos a interdisciplinaridade pautada na necessidade de se estabelecer nexos entre a pluri, a multi e a transdisciplinaridade. Dorgival Gonçalves Fernandes, no segundo capitulo, denominado de Interdisciplinaridade e pesquisa: explorando desejos e possibilidades de aprendizagens, empreende um breve passeio pela historia da interdisciplinaridade e pela historia da construção das praticas interdisciplinares de pesquisa, no âmbito do GIEPELPS, refletindo acerca dos anseios e das dificuldades, dos acertos e erros que os pesquisadores deste grupo vivenciaram durante o processo de elaboração de uma pesquisa interdisciplinar. A organização curricular numa perspectiva global, e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nessas ultimas décadas, são temas abordados por Ana Luisa Amorim, no terceiro capitulo, que se intitula Educação, currículo e interdisciplinaridade. A autora nos convida a refletir sobre a necessidade de assumirmos uma nova postura diante do conhecimento para superar a fragmentação dos conteúdos escolares ministrados pela escola. Currículo, interdisciplinaridade e pratica docente: problematizando a pedagogia do professor, de Maria Janete de Lima, quarto capitulo, reflete acerca da pratica dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como referenda a ideia de que a interdisciplinaridade e um caminho teórico e metodológico para a efetivação de um trabalho educativo autônomo e socialmente construído. Rompendo fronteiras e articulando saberes entre a Didática e a Psicologia da Aprendizagem e o titulo do quinto capitulo, escrito por Raimunda de Fátima Neves Coelho. Neste, a autora se debruça sobre as questões do ensinar e aprender nos dias atuais. Afirma que devemos nos contrapor a massificação e homogeneização do pensamento e das ideias, sendo necessário para isto assumir o ensino enquanto trabalho interdisciplinar. No sexto capitulo, intitulado Conexões interdisciplinares: produção e socialização de conhecimentos e saberes, Maria Lucinete Fortunato e Mariana Moreira Neto pautam-se na historia e na historiografia para pensarem a interdisciplinaridade como o caminho para articulação de saberes que venham a possibilitar o engendramento e a gestão de politicas publicas para o “Semiárido Nordestino”. Para as autoras o eixo norteador desse processo deve ser a educação dialógica que articule disciplinas e os atores sociais. Osmar Luiz da Silva Filho assina o sétimo capitulo denominado Fronteiras entre musica e historia: um exercício de interdisciplinaridade. Para o autor, a relação entre os saberes advindos da musica e da historia pode ser um processo promotor de interdisciplinaridade, a partir do qual o historiador elabora conexões que se alimentam da convergência entre sujeitos sociais, seu cotidiano e suas produções estéticas, nas suas relações de tempo e espaço. No oitavo capitulo, A geografia e as possibilidades interdisciplinares no Centro Formação de Professores, Josias de Castro Galvão define o que e Geografia e tece considerações sobre os objetos da Ciência Geográfica, entre estes, o espaço. Entende-o como conteúdo e processo, composto de inter-relações e interações econômicas, sociais, culturais, politicas e ambientais, podendo contribuir para a construção de um dialogo interdisciplinar envolvendo diversas áreas do saber humano. No nono capitulo: Interdisciplinaridade nas ciências da vida, os autores Francisca Bezerra de Oliveira e Sergio Adriane Bezerra de Moura destacam a importância da interdisciplinaridade na área da saúde como uma necessidade para se ultrapassar a insuficiência de olhares separados e assim, se compreender os temas ligados a esse campo. Asseveram que o profissional de saúde deve superar a fragmentação do seu trabalho, centrada em concepções biologicistas e visões especializadas, e articular, na pratica cotidiana das ciências do cuidado, uma perspectiva que contemple contingentes biológicos, filosóficos, culturais, ideológicos e políticos. Ao finalizarmos esta apresentação, expressamos o nosso desejo de que seja possível aos leitores dos textos que compõem este livro, darem continuidade a discussão desta temática e gestarem novas questões e novas possibilidades para pensarmos e praticarmos a interdisciplinaridade. Agradecemos a todos que colaboraram com a produção deste livro, em especial, a Josefa Elionita de Almeida Sá, professora aposentada do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, pelas sugestões dadas a revisão dos textos que compõem este livro e ao professor Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza, diretor administrativo da EDUFCG, pela acolhida e estimulo a publicação desta coletânea. 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A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa.The art of weaving in diversity: interdisciplinary practices and knowledge in teaching and research.Ensino superiorInterdisciplinaridadeEnsino e pesquisaDidáticaPsicologia da aprendizagemMúsica e históriaGeografia - possibilidades interdisciplinaresCiências da vida - interdisciplinaridadeCentro de Formação de Professores - UFCGUniversity educationInterdisciplinarityTeaching and researchDidacticLearning psychologyMusic and historyGeography - interdisciplinary possibilitiesLife sciences - interdisciplinarityTeacher Training Center - UFCGFormation universitaireInterdisciplinaritéEnseignement et rechercheDidactiqueApprentissage de la psychologieMusique et histoireGéographie - possibilités interdisciplinairesSciences de la vie - interdisciplinaritéCentre de formation des enseignants - UFCGEnseñanza superiorInterdisciplinariedadEnseñanza e investigaciónDidácticoPsicología del aprendizajeGeografía - posibilidades interdisciplinariasCiencias de la vida - interdisciplinariedadCentro de Formación Docente - UFCGEducaçãoA coletânea de textos que ora apresentamos versa sobre a difícil arte de cerzir o uno e o múltiplo, rompendo fronteiras entre campos de saberes. E esta arte e mais do que conhecimento. Para se efetivar ela carece de sensibilidade e de atitudes, e isto implica também em conhecimentos, autoconhecimentos, no desejo de conhecer o outro, de se reconhecer a si mesmo, ainda que razoavelmente no outro, para tecer algo que seja largo e profundo: os saberes e as praticas interdisciplinares. Imbuídos do desejo de praticar essa arte, sujeitos diversos se reuniram no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) - e construíram espaços de reflexão e de produção de conhecimentos que desembocaram num seminário, intitulado: A Interdisciplinaridade nos campos do Ensino e da Pesquisa, realizado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, nos dias 20 e 21 de agosto de 2008. A fertilidade de ideias e discussões brotadas desse seminário fez surgir a intenção de produzir esse livro, constituído da diversidade de olhares, lugares e linguagens sobre o tema da interdisciplinaridade. Tal constituído engloba diversos campos do fazer e do pensar acadêmico, tais como: Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Vida. O livro e composto por nove capítulos: três foram elaborados em função do seminário, os demais foram construídos a partir de discussões e desdobramentos que emergiram do solo de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do GIEPELPS. No primeiro capitulo, intitulado A Interdisciplinaridade em construção: desvelamento num percurso teórico, Geralda Medeiros Nóbrega, entendendo a interdisciplinaridade como uma atitude que se efetiva em situações dialógicas, afirma que esta se refere a atos de teorização e de construção metodológica. Apoiada em Morin nos chama a atenção para pensarmos a interdisciplinaridade pautada na necessidade de se estabelecer nexos entre a pluri, a multi e a transdisciplinaridade. Dorgival Gonçalves Fernandes, no segundo capitulo, denominado de Interdisciplinaridade e pesquisa: explorando desejos e possibilidades de aprendizagens, empreende um breve passeio pela historia da interdisciplinaridade e pela historia da construção das praticas interdisciplinares de pesquisa, no âmbito do GIEPELPS, refletindo acerca dos anseios e das dificuldades, dos acertos e erros que os pesquisadores deste grupo vivenciaram durante o processo de elaboração de uma pesquisa interdisciplinar. A organização curricular numa perspectiva global, e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nessas ultimas décadas, são temas abordados por Ana Luisa Amorim, no terceiro capitulo, que se intitula Educação, currículo e interdisciplinaridade. A autora nos convida a refletir sobre a necessidade de assumirmos uma nova postura diante do conhecimento para superar a fragmentação dos conteúdos escolares ministrados pela escola. Currículo, interdisciplinaridade e pratica docente: problematizando a pedagogia do professor, de Maria Janete de Lima, quarto capitulo, reflete acerca da pratica dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como referenda a ideia de que a interdisciplinaridade e um caminho teórico e metodológico para a efetivação de um trabalho educativo autônomo e socialmente construído. Rompendo fronteiras e articulando saberes entre a Didática e a Psicologia da Aprendizagem e o titulo do quinto capitulo, escrito por Raimunda de Fátima Neves Coelho. Neste, a autora se debruça sobre as questões do ensinar e aprender nos dias atuais. Afirma que devemos nos contrapor a massificação e homogeneização do pensamento e das ideias, sendo necessário para isto assumir o ensino enquanto trabalho interdisciplinar. No sexto capitulo, intitulado Conexões interdisciplinares: produção e socialização de conhecimentos e saberes, Maria Lucinete Fortunato e Mariana Moreira Neto pautam-se na historia e na historiografia para pensarem a interdisciplinaridade como o caminho para articulação de saberes que venham a possibilitar o engendramento e a gestão de politicas publicas para o “Semiárido Nordestino”. Para as autoras o eixo norteador desse processo deve ser a educação dialógica que articule disciplinas e os atores sociais. Osmar Luiz da Silva Filho assina o sétimo capitulo denominado Fronteiras entre musica e historia: um exercício de interdisciplinaridade. Para o autor, a relação entre os saberes advindos da musica e da historia pode ser um processo promotor de interdisciplinaridade, a partir do qual o historiador elabora conexões que se alimentam da convergência entre sujeitos sociais, seu cotidiano e suas produções estéticas, nas suas relações de tempo e espaço. No oitavo capitulo, A geografia e as possibilidades interdisciplinares no Centro Formação de Professores, Josias de Castro Galvão define o que e Geografia e tece considerações sobre os objetos da Ciência Geográfica, entre estes, o espaço. Entende-o como conteúdo e processo, composto de inter-relações e interações econômicas, sociais, culturais, politicas e ambientais, podendo contribuir para a construção de um dialogo interdisciplinar envolvendo diversas áreas do saber humano. No nono capitulo: Interdisciplinaridade nas ciências da vida, os autores Francisca Bezerra de Oliveira e Sergio Adriane Bezerra de Moura destacam a importância da interdisciplinaridade na área da saúde como uma necessidade para se ultrapassar a insuficiência de olhares separados e assim, se compreender os temas ligados a esse campo. Asseveram que o profissional de saúde deve superar a fragmentação do seu trabalho, centrada em concepções biologicistas e visões especializadas, e articular, na pratica cotidiana das ciências do cuidado, uma perspectiva que contemple contingentes biológicos, filosóficos, culturais, ideológicos e políticos. Ao finalizarmos esta apresentação, expressamos o nosso desejo de que seja possível aos leitores dos textos que compõem este livro, darem continuidade a discussão desta temática e gestarem novas questões e novas possibilidades para pensarmos e praticarmos a interdisciplinaridade. Agradecemos a todos que colaboraram com a produção deste livro, em especial, a Josefa Elionita de Almeida Sá, professora aposentada do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, pelas sugestões dadas a revisão dos textos que compõem este livro e ao professor Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza, diretor administrativo da EDUFCG, pela acolhida e estimulo a publicação desta coletânea. Dorgival Gonçalves Fernandes Francisca Bezerra de OliveiraUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102023-05-26T21:27:06Z2023-05-262023-05-26T21:27:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998FERNANDES, Dorgival Gonçalves; OLIVEIRA, Francisca Bezerra de (Organizadores). A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2010. ISBN: 978-85-8001-013-8. 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A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. AMORIM, Ana Luisa. Ensino superior Interdisciplinaridade Ensino e pesquisa Didática Psicologia da aprendizagem Música e história Geografia - possibilidades interdisciplinares Ciências da vida - interdisciplinaridade Centro de Formação de Professores - UFCG University education Interdisciplinarity Teaching and research Didactic Learning psychology Music and history Geography - interdisciplinary possibilities Life sciences - interdisciplinarity Teacher Training Center - UFCG Formation universitaire Interdisciplinarité Enseignement et recherche Didactique Apprentissage de la psychologie Musique et histoire Géographie - possibilités interdisciplinaires Sciences de la vie - interdisciplinarité Centre de formation des enseignants - UFCG Enseñanza superior Interdisciplinariedad Enseñanza e investigación Didáctico Psicología del aprendizaje Geografía - posibilidades interdisciplinarias Ciencias de la vida - interdisciplinariedad Centro de Formación Docente - UFCG Educação |
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A fertilidade de ideias e discussões brotadas desse seminário fez surgir a intenção de produzir esse livro, constituído da diversidade de olhares, lugares e linguagens sobre o tema da interdisciplinaridade. Tal constituído engloba diversos campos do fazer e do pensar acadêmico, tais como: Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Vida. O livro e composto por nove capítulos: três foram elaborados em função do seminário, os demais foram construídos a partir de discussões e desdobramentos que emergiram do solo de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do GIEPELPS. No primeiro capitulo, intitulado A Interdisciplinaridade em construção: desvelamento num percurso teórico, Geralda Medeiros Nóbrega, entendendo a interdisciplinaridade como uma atitude que se efetiva em situações dialógicas, afirma que esta se refere a atos de teorização e de construção metodológica. 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A autora nos convida a refletir sobre a necessidade de assumirmos uma nova postura diante do conhecimento para superar a fragmentação dos conteúdos escolares ministrados pela escola. Currículo, interdisciplinaridade e pratica docente: problematizando a pedagogia do professor, de Maria Janete de Lima, quarto capitulo, reflete acerca da pratica dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como referenda a ideia de que a interdisciplinaridade e um caminho teórico e metodológico para a efetivação de um trabalho educativo autônomo e socialmente construído. Rompendo fronteiras e articulando saberes entre a Didática e a Psicologia da Aprendizagem e o titulo do quinto capitulo, escrito por Raimunda de Fátima Neves Coelho. Neste, a autora se debruça sobre as questões do ensinar e aprender nos dias atuais. Afirma que devemos nos contrapor a massificação e homogeneização do pensamento e das ideias, sendo necessário para isto assumir o ensino enquanto trabalho interdisciplinar. No sexto capitulo, intitulado Conexões interdisciplinares: produção e socialização de conhecimentos e saberes, Maria Lucinete Fortunato e Mariana Moreira Neto pautam-se na historia e na historiografia para pensarem a interdisciplinaridade como o caminho para articulação de saberes que venham a possibilitar o engendramento e a gestão de politicas publicas para o “Semiárido Nordestino”. Para as autoras o eixo norteador desse processo deve ser a educação dialógica que articule disciplinas e os atores sociais. Osmar Luiz da Silva Filho assina o sétimo capitulo denominado Fronteiras entre musica e historia: um exercício de interdisciplinaridade. Para o autor, a relação entre os saberes advindos da musica e da historia pode ser um processo promotor de interdisciplinaridade, a partir do qual o historiador elabora conexões que se alimentam da convergência entre sujeitos sociais, seu cotidiano e suas produções estéticas, nas suas relações de tempo e espaço. No oitavo capitulo, A geografia e as possibilidades interdisciplinares no Centro Formação de Professores, Josias de Castro Galvão define o que e Geografia e tece considerações sobre os objetos da Ciência Geográfica, entre estes, o espaço. Entende-o como conteúdo e processo, composto de inter-relações e interações econômicas, sociais, culturais, politicas e ambientais, podendo contribuir para a construção de um dialogo interdisciplinar envolvendo diversas áreas do saber humano. No nono capitulo: Interdisciplinaridade nas ciências da vida, os autores Francisca Bezerra de Oliveira e Sergio Adriane Bezerra de Moura destacam a importância da interdisciplinaridade na área da saúde como uma necessidade para se ultrapassar a insuficiência de olhares separados e assim, se compreender os temas ligados a esse campo. Asseveram que o profissional de saúde deve superar a fragmentação do seu trabalho, centrada em concepções biologicistas e visões especializadas, e articular, na pratica cotidiana das ciências do cuidado, uma perspectiva que contemple contingentes biológicos, filosóficos, culturais, ideológicos e políticos. Ao finalizarmos esta apresentação, expressamos o nosso desejo de que seja possível aos leitores dos textos que compõem este livro, darem continuidade a discussão desta temática e gestarem novas questões e novas possibilidades para pensarmos e praticarmos a interdisciplinaridade. Agradecemos a todos que colaboraram com a produção deste livro, em especial, a Josefa Elionita de Almeida Sá, professora aposentada do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, pelas sugestões dadas a revisão dos textos que compõem este livro e ao professor Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza, diretor administrativo da EDUFCG, pela acolhida e estimulo a publicação desta coletânea. 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