Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zinderski Guirado, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Da Silva, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13138
Resumo: O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.
id RCAP_f10df36d26bb876f8fad68c6c4e618ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professoresEducaçãoInterdisciplinaridadeFormação de professoresEducationInterdisciplinarityTeacher trainingEducaciónInterdisciplinariedadFormación de profesoresEducationInterdisciplinaritéFormation des enseignantsO presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Abstract This article proposes a discussion on the interdisciplinarity in education and in the development of educational actions and the need to think about the formation of the citizen, within an interdisciplinary emancipatory proposal, which can promote a dialogical perspective between the areas of knowledge and favor thinking reflective critic, in which the subject is able to learn to learn and to recognize that there are no totally isolated knowledge, they always present permeability among other knowledge. To this end, it is essential that teacher training also offers future teachers conceptions of teaching aligned with the educational proposal now presented, in which they are aware of their social role as teachers, in order to explore the existing power in educational actions as agents of change.Resumen Este artículo propone una discusión sobre la interdisciplinariedad presente en la educación y en el desarrollo de acciones educativas y la necesidad de pensar en la formación del ciudadano, dentro de una propuesta emancipadora interdisciplinaria, que puede promover una perspectiva dialógica entre las áreas de conocimiento y favorecer el pensamiento. crítico reflexivo, en el que el sujeto es capaz de aprender a aprender y reconocer que no hay conocimiento totalmente aislado, siempre presentan permeabilidad entre otros conocimientos. Para este fin, es esencial que la formación del profesorado también ofrezca a los futuros docentes concepciones de la enseñanza alineadas con la propuesta educativa ahora presentada, en la que son conscientes de su papel social como docentes, a fin de explorar el poder existente en las acciones educativas como agentes de cambio.Résumé Cet article propose une discussion sur l'interdisciplinarité présente dans l'éducation et dans le développement d'actions éducatives et sur la nécessité de réfléchir à la formation du citoyen, dans une proposition d'émancipation interdisciplinaire, qui peut favoriser une perspective dialogique entre les domaines de la connaissance et favoriser la réflexion critique réflexif, dans lequel le sujet est capable d'apprendre à apprendre et de reconnaître qu'il n'y a pas de savoir totalement isolé, ils présentent toujours une perméabilité parmi d'autres connaissances. À cette fin, il est essentiel que la formation des enseignants propose également aux futurs enseignants des conceptions de l'enseignement alignées sur la proposition pédagogique présentée aujourd'hui, dans laquelle ils prennent conscience de leur rôle social d'enseignant, afin d'explorer le pouvoir existant dans les actions éducatives en tant qu'agents de changement.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLZinderski Guirado, VanessaSantos Da Silva, Fernando2021-03-25T10:46:57Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13138porGuirado, V., Silva, F., Mendes, M., (2021) Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores, Da Investigação às Práticas, 11(1), 59 - 79. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.2242182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.224info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:08.475901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
spellingShingle Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
Zinderski Guirado, Vanessa
Educação
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Education
Interdisciplinarity
Teacher training
Educación
Interdisciplinariedad
Formación de profesores
Education
Interdisciplinarité
Formation des enseignants
title_short Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_full Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_fullStr Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_full_unstemmed Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_sort Educação interdisciplinar algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
author Zinderski Guirado, Vanessa
author_facet Zinderski Guirado, Vanessa
Santos Da Silva, Fernando
author_role author
author2 Santos Da Silva, Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Zinderski Guirado, Vanessa
Santos Da Silva, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Education
Interdisciplinarity
Teacher training
Educación
Interdisciplinariedad
Formación de profesores
Education
Interdisciplinarité
Formation des enseignants
topic Educação
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Education
Interdisciplinarity
Teacher training
Educación
Interdisciplinariedad
Formación de profesores
Education
Interdisciplinarité
Formation des enseignants
description O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25T10:46:57Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13138
url http://hdl.handle.net/10400.21/13138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guirado, V., Silva, F., Mendes, M., (2021) Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores, Da Investigação às Práticas, 11(1), 59 - 79. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.224
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133482222354432