Concepções dos graduandos em pedagogia acerca da sexualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARNAÍBA, Maria Alzira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21180
Resumo: A sexualidade é um tema que faz parte da construção do sujeito, porém ainda é considerado um assunto difícil e complexo para algumas pessoas. A pesquisa a seguir debate questões em torno do tema Educação e Sexualidade. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções dos graduandos que estão no final do curso de Pedagogia do CPF/UFCG, sobre sexualidade. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados com treze sujeitos da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou interpretar concepções e explicar conceitos de alguns grupos sociais. Ademais, esta pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa de campo. O instrumento utilizado foi um questionário contendo sete questões. Na construção do referencial teórico, procurou-se enfatizar a perspectiva de que a sexualidade embora seja inata é fortemente influenciada e influenciadora do meio social de cada sujeito. Nesta parte, foram debatidas as várias transformações e intensas mudanças que influenciam os pensamentos e concepções de toda a humanidade. Destacam-se os conceitos relativos à temática da sexualidade, enfatizando a sexualidade na visão do construtivismo social de Guacira Lopes Louro (2013), Maria Luiza Heilbonr (2002), León (2011), Loiola (2009) Figueiró (2006), Stearns (2010), Flores (2004), entre outros. Estes autores defendem que a sexualidade é construída socialmente pela cultura e contexto de cada sujeito. O último ponto do referencial é uma discussão sobre sexualidade e escola, neste ponto, reflete-se o espaço de discussão aberto para a sexualidade dentro das escolas, e o fato delas ainda enfatizarem pouco esse tema, talvez por falta de conhecimento. Os dados apresentados estão em forma de quadros e analisados de forma descritiva. Com base no referencial e a partir dos dados analisados, percebeu-se que há uma dificuldade por parte dos sujeitos, em falar sobre sexualidade, os seus conceitos não estão em uma perspectiva de construção social. Os mesmos relatam que sentem falta de uma discussão maior no curso sobre o tema em questão. Nas considerações finais, concluiu-se que existe um grande tabu por parte da maioria dos sujeitos entrevistados a respeito da temática e que os mesmos não se sentem preparados para abordar a sexualidade nas escolas.
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Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou interpretar concepções e explicar conceitos de alguns grupos sociais. Ademais, esta pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa de campo. O instrumento utilizado foi um questionário contendo sete questões. Na construção do referencial teórico, procurou-se enfatizar a perspectiva de que a sexualidade embora seja inata é fortemente influenciada e influenciadora do meio social de cada sujeito. Nesta parte, foram debatidas as várias transformações e intensas mudanças que influenciam os pensamentos e concepções de toda a humanidade. Destacam-se os conceitos relativos à temática da sexualidade, enfatizando a sexualidade na visão do construtivismo social de Guacira Lopes Louro (2013), Maria Luiza Heilbonr (2002), León (2011), Loiola (2009) Figueiró (2006), Stearns (2010), Flores (2004), entre outros. Estes autores defendem que a sexualidade é construída socialmente pela cultura e contexto de cada sujeito. O último ponto do referencial é uma discussão sobre sexualidade e escola, neste ponto, reflete-se o espaço de discussão aberto para a sexualidade dentro das escolas, e o fato delas ainda enfatizarem pouco esse tema, talvez por falta de conhecimento. Os dados apresentados estão em forma de quadros e analisados de forma descritiva. Com base no referencial e a partir dos dados analisados, percebeu-se que há uma dificuldade por parte dos sujeitos, em falar sobre sexualidade, os seus conceitos não estão em uma perspectiva de construção social. Os mesmos relatam que sentem falta de uma discussão maior no curso sobre o tema em questão. Nas considerações finais, concluiu-se que existe um grande tabu por parte da maioria dos sujeitos entrevistados a respeito da temática e que os mesmos não se sentem preparados para abordar a sexualidade nas escolas.Sexuality is a topic that is part of the construction of the subject, but is still considered a difficult and complex issue for some people. The research then debate issues surrounding the Education and Sexuality theme. Thus, the work has as main objective to analyze the conceptions of the students who are at the end of the Pedagogy course CPF / UFCG on sexuality. Therefore, we performed a pickup data subject thirteen of the Federal University of Campina Grande. This is a qualitative study that sought to interpret concepts and explain concepts of some social groups. Furthermore, this research can be classified as a field research. The instrument used was a questionnaire containing seven questions. In the construction of the theoretical framework, we tried to emphasize the perspective that sexuality is innate but is strongly influenced and influencer of the social environment of each subject. In this part, we discussed the various transformations and deep changes that influence the thoughts and ideas of all mankind. Continuing, we highlight the concepts related to the theme of sexuality, emphasizing sexuality in view of social constructivism Guacira Lopes Louro (2013), Maria Luiza Heilbonr (2002), León (2011), Loiola (2009) Figueiró (2006), Stearns (2010), Flores (2004), among others. These authors argue that sexuality is socially constructed by culture and context of each subject. The last point of reference is a discussion of sexuality and school at this point is reflected in the open discussion space for sexuality in schools, and the fact that they still emphasize just this subject, perhaps for lack of knowledge. The data presented are in the form of tables and analyzed descriptively. Based on the reference and from the data analyzed, it was noticed that there is a difficulty of the subjects, to talk about sexuality, their concepts are not in a perspective of social construction. They report that they feel a lack of further discussion on the theme of the course in question. Finally the conclusion, it was concluded that there is a big taboo by the majority of the subjects interviewed about the subject and that the subjects involved in the research do not feel prepared to address sexuality in schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCUNHA, Ane Cristine Hermínio.CUNHA, A. C. H.http://lattes.cnpq.br/4012952628967797BUENO, Maria Ioneida Ramalho.SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.PARNAÍBA, Maria Alzira.20162021-09-20T12:46:57Z2021-09-202021-09-20T12:46:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21180PARNAÍBA, Maria Alzira. Concepções dos graduandos em pedagogia acerca da sexualidade. 2016. 50f. 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