Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011
http://hdl.handle.net/11449/29770
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.
id UNSP_43b854a1ca04635332cd52c6ff48cb62
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29770
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogiaTeachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy studentsrelações de gênerosexualidadepedagogiaSexualityGender RelationsPedagogy CourseEste trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.This study aims to investigate the concepts of gender of a group of students from the Faculty of Education, who already work as teachers in schools. For this research, a qualitative and analytic-descriptive typology, we used a semi-structured interview with the students. The construction and analysis of the object were based on theoretical studies of Michel Foucault, Joan Scott and Guacira Lopes Louro. We found that these teachers lack a training in theories and discussions focusing on sexuality and gender issues.Faculdade de AmericanaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e ExpressãoFaculdade de AmericanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Ana PaulaRibeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2014-05-20T15:15:46Z2014-05-20T15:15:46Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article475-489application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011.0104-026Xhttp://hdl.handle.net/11449/2977010.1590/S0104-026X2011000200011S0104-026X2011000200011S0104-026X2011000200011.pdf71637916035880840000-0002-1552-5702SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Estudos Feministasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29770Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:02.009141Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
Teachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy students
title Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
spellingShingle Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
Costa, Ana Paula
relações de gênero
sexualidade
pedagogia
Sexuality
Gender Relations
Pedagogy Course
title_short Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
title_full Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
title_fullStr Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
title_full_unstemmed Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
title_sort Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
author Costa, Ana Paula
author_facet Costa, Ana Paula
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author_role author
author2 Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade de Americana
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv relações de gênero
sexualidade
pedagogia
Sexuality
Gender Relations
Pedagogy Course
topic relações de gênero
sexualidade
pedagogia
Sexuality
Gender Relations
Pedagogy Course
description Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
2014-05-20T15:15:46Z
2014-05-20T15:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011
Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011.
0104-026X
http://hdl.handle.net/11449/29770
10.1590/S0104-026X2011000200011
S0104-026X2011000200011
S0104-026X2011000200011.pdf
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011
http://hdl.handle.net/11449/29770
identifier_str_mv Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011.
0104-026X
10.1590/S0104-026X2011000200011
S0104-026X2011000200011
S0104-026X2011000200011.pdf
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Estudos Feministas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 475-489
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129430222012416