Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011 http://hdl.handle.net/11449/29770 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação. |
id |
UNSP_43b854a1ca04635332cd52c6ff48cb62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29770 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogiaTeachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy studentsrelações de gênerosexualidadepedagogiaSexualityGender RelationsPedagogy CourseEste trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.This study aims to investigate the concepts of gender of a group of students from the Faculty of Education, who already work as teachers in schools. For this research, a qualitative and analytic-descriptive typology, we used a semi-structured interview with the students. The construction and analysis of the object were based on theoretical studies of Michel Foucault, Joan Scott and Guacira Lopes Louro. We found that these teachers lack a training in theories and discussions focusing on sexuality and gender issues.Faculdade de AmericanaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e ExpressãoFaculdade de AmericanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Ana PaulaRibeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2014-05-20T15:15:46Z2014-05-20T15:15:46Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article475-489application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011.0104-026Xhttp://hdl.handle.net/11449/2977010.1590/S0104-026X2011000200011S0104-026X2011000200011S0104-026X2011000200011.pdf71637916035880840000-0002-1552-5702SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Estudos Feministasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29770Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:02.009141Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia Teachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy students |
title |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia |
spellingShingle |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia Costa, Ana Paula relações de gênero sexualidade pedagogia Sexuality Gender Relations Pedagogy Course |
title_short |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia |
title_full |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia |
title_fullStr |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia |
title_sort |
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia |
author |
Costa, Ana Paula |
author_facet |
Costa, Ana Paula Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdade de Americana Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Paula Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações de gênero sexualidade pedagogia Sexuality Gender Relations Pedagogy Course |
topic |
relações de gênero sexualidade pedagogia Sexuality Gender Relations Pedagogy Course |
description |
Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 2014-05-20T15:15:46Z 2014-05-20T15:15:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011 Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011. 0104-026X http://hdl.handle.net/11449/29770 10.1590/S0104-026X2011000200011 S0104-026X2011000200011 S0104-026X2011000200011.pdf 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011 http://hdl.handle.net/11449/29770 |
identifier_str_mv |
Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011. 0104-026X 10.1590/S0104-026X2011000200011 S0104-026X2011000200011 S0104-026X2011000200011.pdf 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Estudos Feministas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
475-489 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129430222012416 |