Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
Resumo: O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.
id UFCG_9e09e9d94a5f26ff6043aba976ae230d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35716
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.Checkmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence.EducaçãoEnsino MédioEsportes e lazerJovens e culturaPobrezaCultura de paz - escolasViolência escolarUNESCOEducationHigh schoolSports and leisureYoung people and culturePovertyCulture of peace - schoolsSchool violencePsicologia.O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.This paper discusses the practices of UNESCO called education for a culture of peace, in Brazil, where poor youth are directed to projects and programs in sports, theater, dance, music, leisure and professional spaces in the school, mediated by various organizations. Used references to Michel Foucault to question the practices of UNESCO on this young and criticize this body calls for peace education as a way to deal with situations of violence and preventing future wars, social upheavals and other political dissidents. Finally, we try to propose a practical agonistic courage to break with these paths established and we wonder if it is possible to work in the aesthetically ethical and political paths with young people in school and for school education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20122024-05-17T22:03:13Z2024-05-172024-05-17T22:03:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716porLEMOS, Flávia Cristina Silveira.GALINDO, Dolores Cristina Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-17T22:03:42Zoai:localhost:riufcg/35716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-17T22:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
Checkmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence.
title Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
spellingShingle Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
Educação
Ensino Médio
Esportes e lazer
Jovens e cultura
Pobreza
Cultura de paz - escolas
Violência escolar
UNESCO
Education
High school
Sports and leisure
Young people and culture
Poverty
Culture of peace - schools
School violence
Psicologia.
title_short Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
title_full Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
title_fullStr Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
title_full_unstemmed Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
title_sort Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
author LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
author_facet LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_role author
author2 GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Médio
Esportes e lazer
Jovens e cultura
Pobreza
Cultura de paz - escolas
Violência escolar
UNESCO
Education
High school
Sports and leisure
Young people and culture
Poverty
Culture of peace - schools
School violence
Psicologia.
topic Educação
Ensino Médio
Esportes e lazer
Jovens e cultura
Pobreza
Cultura de paz - escolas
Violência escolar
UNESCO
Education
High school
Sports and leisure
Young people and culture
Poverty
Culture of peace - schools
School violence
Psicologia.
description O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2024-05-17T22:03:13Z
2024-05-17
2024-05-17T22:03:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
identifier_str_mv LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744621995032576