Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens. |
id |
UFCG_9e09e9d94a5f26ff6043aba976ae230d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35716 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.Checkmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence.EducaçãoEnsino MédioEsportes e lazerJovens e culturaPobrezaCultura de paz - escolasViolência escolarUNESCOEducationHigh schoolSports and leisureYoung people and culturePovertyCulture of peace - schoolsSchool violencePsicologia.O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.This paper discusses the practices of UNESCO called education for a culture of peace, in Brazil, where poor youth are directed to projects and programs in sports, theater, dance, music, leisure and professional spaces in the school, mediated by various organizations. Used references to Michel Foucault to question the practices of UNESCO on this young and criticize this body calls for peace education as a way to deal with situations of violence and preventing future wars, social upheavals and other political dissidents. Finally, we try to propose a practical agonistic courage to break with these paths established and we wonder if it is possible to work in the aesthetically ethical and political paths with young people in school and for school education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20122024-05-17T22:03:13Z2024-05-172024-05-17T22:03:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716porLEMOS, Flávia Cristina Silveira.GALINDO, Dolores Cristina Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-17T22:03:42Zoai:localhost:riufcg/35716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-17T22:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Checkmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence. |
title |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
spellingShingle |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. LEMOS, Flávia Cristina Silveira. Educação Ensino Médio Esportes e lazer Jovens e cultura Pobreza Cultura de paz - escolas Violência escolar UNESCO Education High school Sports and leisure Young people and culture Poverty Culture of peace - schools School violence Psicologia. |
title_short |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
title_full |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
title_fullStr |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
title_sort |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
author |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. |
author_facet |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
author_role |
author |
author2 |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Médio Esportes e lazer Jovens e cultura Pobreza Cultura de paz - escolas Violência escolar UNESCO Education High school Sports and leisure Young people and culture Poverty Culture of peace - schools School violence Psicologia. |
topic |
Educação Ensino Médio Esportes e lazer Jovens e cultura Pobreza Cultura de paz - escolas Violência escolar UNESCO Education High school Sports and leisure Young people and culture Poverty Culture of peace - schools School violence Psicologia. |
description |
O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2024-05-17T22:03:13Z 2024-05-17 2024-05-17T22:03:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 |
identifier_str_mv |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744621995032576 |