Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174
Resumo: O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação.
id UFCG_9ef0f96ffb7e577c8b985e7fe3ae151d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36174
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.Geography teacher’s career and the challenges of his work: analyzes of his initial training.Geografia - Professores iniciantesGeografia - Formação de ProfessoresEnsino de GeografiaLicenciatura em GeografiaProfessores - Início de carreiaGeography - Beginning teachersGeography - Teacher TrainingTeaching GeographyDegree in GeographyTeachers - Beginning of careerEducação.O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.http://lattes.cnpq.br/1084948038994764PIRES, Aparecida Carneiro.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.SOUSA, Karla Renata Bezerra de.2023-11-272024-06-19T12:41:35Z2024-06-192024-06-19T12:41:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T12:45:18Zoai:localhost:riufcg/36174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T12:45:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
Geography teacher’s career and the challenges of his work: analyzes of his initial training.
title Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
spellingShingle Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
Geografia - Professores iniciantes
Geografia - Formação de Professores
Ensino de Geografia
Licenciatura em Geografia
Professores - Início de carreia
Geography - Beginning teachers
Geography - Teacher Training
Teaching Geography
Degree in Geography
Teachers - Beginning of career
Educação.
title_short Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
title_full Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
title_fullStr Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
title_full_unstemmed Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
title_sort Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
author SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
author_facet SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
http://lattes.cnpq.br/1084948038994764
PIRES, Aparecida Carneiro.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Professores iniciantes
Geografia - Formação de Professores
Ensino de Geografia
Licenciatura em Geografia
Professores - Início de carreia
Geography - Beginning teachers
Geography - Teacher Training
Teaching Geography
Degree in Geography
Teachers - Beginning of career
Educação.
topic Geografia - Professores iniciantes
Geografia - Formação de Professores
Ensino de Geografia
Licenciatura em Geografia
Professores - Início de carreia
Geography - Beginning teachers
Geography - Teacher Training
Teaching Geography
Degree in Geography
Teachers - Beginning of career
Educação.
description O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-06-19T12:41:35Z
2024-06-19
2024-06-19T12:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174
SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174
identifier_str_mv SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625412341760