Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação. |
id |
UFCG_9ef0f96ffb7e577c8b985e7fe3ae151d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36174 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.Geography teacher’s career and the challenges of his work: analyzes of his initial training.Geografia - Professores iniciantesGeografia - Formação de ProfessoresEnsino de GeografiaLicenciatura em GeografiaProfessores - Início de carreiaGeography - Beginning teachersGeography - Teacher TrainingTeaching GeographyDegree in GeographyTeachers - Beginning of careerEducação.O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.http://lattes.cnpq.br/1084948038994764PIRES, Aparecida Carneiro.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.SOUSA, Karla Renata Bezerra de.2023-11-272024-06-19T12:41:35Z2024-06-192024-06-19T12:41:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T12:45:18Zoai:localhost:riufcg/36174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T12:45:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. Geography teacher’s career and the challenges of his work: analyzes of his initial training. |
title |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. |
spellingShingle |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Geografia - Professores iniciantes Geografia - Formação de Professores Ensino de Geografia Licenciatura em Geografia Professores - Início de carreia Geography - Beginning teachers Geography - Teacher Training Teaching Geography Degree in Geography Teachers - Beginning of career Educação. |
title_short |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. |
title_full |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. |
title_fullStr |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. |
title_full_unstemmed |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. |
title_sort |
Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. |
author |
SOUSA, Karla Renata Bezerra de. |
author_facet |
SOUSA, Karla Renata Bezerra de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. http://lattes.cnpq.br/1084948038994764 PIRES, Aparecida Carneiro. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Karla Renata Bezerra de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Professores iniciantes Geografia - Formação de Professores Ensino de Geografia Licenciatura em Geografia Professores - Início de carreia Geography - Beginning teachers Geography - Teacher Training Teaching Geography Degree in Geography Teachers - Beginning of career Educação. |
topic |
Geografia - Professores iniciantes Geografia - Formação de Professores Ensino de Geografia Licenciatura em Geografia Professores - Início de carreia Geography - Beginning teachers Geography - Teacher Training Teaching Geography Degree in Geography Teachers - Beginning of career Educação. |
description |
O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 2024-06-19T12:41:35Z 2024-06-19 2024-06-19T12:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174 SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625412341760 |