Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10951
Resumo: Este trabalho, que se introduz na área da formação acadêmica e professores iniciantes, tem a finalidade de analisar como os professores iniciantes avaliam a formação recebida no curso de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), considerando os desafios surgidos no início do magistério. Os professores, participantes da pesquisa, são graduandos em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB, com até três anos de atuação na profissão docente. Como metodologia, optou-se por um âmbito de pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso. Porém, com intuito de apresentar resultados da forma mais clara possível, fez-se uso de indicadores quantitativos. A coleta dos dados para análise se deu a através de duas estratégias: aplicação de questionário e realização da entrevista. O questionário foi aplicado com propósito de caracterizarmos o perfil pessoal e profissional dos professores. Na entrevista semiestruturada, organizada em dois eixos de análise com base na formação acadêmica e início da docência. Os resultados da pesquisa demonstram, entre outros aspectos, a eficiência do curso nas suas disciplinas teóricas, porém, algumas disciplinas são falhas e deixam lacunas. Em relação às disciplinas práticas, algumas não trabalham a realidade da sala de aula e não possuem intervenção na escola básica. Contudo, a formação acadêmica promove aproximação dos graduandos com a escola, principalmente por intermédios de atividades desenvolvidas em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de algumas melhorias na grade curricular do curso, e na execução de suas disciplinas, beneficiando toda comunidade acadêmica atual e futura.
id UFCG_2ba0514e44141236436e9d17ccc3f82c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10951
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.Early Career Geography Teachers: Views on Initial Formation.Formação de professoresFormação acadêmicaGeografia - docenteProfessorDocência - inícioTeacher TrainingAcademic EducationGeography - TeacherTeacherTeaching - BeginningGeografia.Este trabalho, que se introduz na área da formação acadêmica e professores iniciantes, tem a finalidade de analisar como os professores iniciantes avaliam a formação recebida no curso de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), considerando os desafios surgidos no início do magistério. Os professores, participantes da pesquisa, são graduandos em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB, com até três anos de atuação na profissão docente. Como metodologia, optou-se por um âmbito de pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso. Porém, com intuito de apresentar resultados da forma mais clara possível, fez-se uso de indicadores quantitativos. A coleta dos dados para análise se deu a através de duas estratégias: aplicação de questionário e realização da entrevista. O questionário foi aplicado com propósito de caracterizarmos o perfil pessoal e profissional dos professores. Na entrevista semiestruturada, organizada em dois eixos de análise com base na formação acadêmica e início da docência. Os resultados da pesquisa demonstram, entre outros aspectos, a eficiência do curso nas suas disciplinas teóricas, porém, algumas disciplinas são falhas e deixam lacunas. Em relação às disciplinas práticas, algumas não trabalham a realidade da sala de aula e não possuem intervenção na escola básica. Contudo, a formação acadêmica promove aproximação dos graduandos com a escola, principalmente por intermédios de atividades desenvolvidas em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de algumas melhorias na grade curricular do curso, e na execução de suas disciplinas, beneficiando toda comunidade acadêmica atual e futura.The present study, which enter in the area of educational background and beginning teachers, aims to analyze how beginning teachers evaluate their training in Geography course in Centro de Formação de Professores (CFP), considering the challenges that arose at the beginning of the teaching career. The teachers participating in the research are undergraduate students in Geography Course at Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) in Cajazeiras - PB, with up to three years of experience in the teaching profession. As a methodology, the qualitative research was chosen through a case study. However, quantitative indicators were used in order to present results as clearly as possible. Data collection for analysis were occurred using two types of strategies: questionnaire application and interview. The questionnaire was applied in order to characterize the personal and professional profile of the participating teachers. The semi-structured interview was organized in two ways of analysis based on educational background and beginning of teaching career. The research results demonstrated, among other aspects, the efficiency of the theoretical subjects of the course, but some of them are flawed and leave gaps. In relation to practical classes, some of them don't work because they are not connected to a reality of a real classroom and they have not intervention in the elementary school. However, the educational background provides the proximity of the students with the school, mainly through activities developed in research, extension and teaching projects. Due to this, it is necessary the curriculum of the course improve a lot as well as some subjects to benefit all current and future academic community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.SILVA , Micaelle Amancio da.SOUSA, Karla Renata Bezerra de.2019-11-272020-01-15T10:37:35Z2020-01-152020-01-15T10:37:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10951SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:16:04Zoai:localhost:riufcg/10951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
Early Career Geography Teachers: Views on Initial Formation.
title Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
spellingShingle Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
Formação de professores
Formação acadêmica
Geografia - docente
Professor
Docência - início
Teacher Training
Academic Education
Geography - Teacher
Teacher
Teaching - Beginning
Geografia.
title_short Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
title_full Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
title_fullStr Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
title_full_unstemmed Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
title_sort Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
author SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
author_facet SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
SILVA , Micaelle Amancio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação acadêmica
Geografia - docente
Professor
Docência - início
Teacher Training
Academic Education
Geography - Teacher
Teacher
Teaching - Beginning
Geografia.
topic Formação de professores
Formação acadêmica
Geografia - docente
Professor
Docência - início
Teacher Training
Academic Education
Geography - Teacher
Teacher
Teaching - Beginning
Geografia.
description Este trabalho, que se introduz na área da formação acadêmica e professores iniciantes, tem a finalidade de analisar como os professores iniciantes avaliam a formação recebida no curso de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), considerando os desafios surgidos no início do magistério. Os professores, participantes da pesquisa, são graduandos em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB, com até três anos de atuação na profissão docente. Como metodologia, optou-se por um âmbito de pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso. Porém, com intuito de apresentar resultados da forma mais clara possível, fez-se uso de indicadores quantitativos. A coleta dos dados para análise se deu a através de duas estratégias: aplicação de questionário e realização da entrevista. O questionário foi aplicado com propósito de caracterizarmos o perfil pessoal e profissional dos professores. Na entrevista semiestruturada, organizada em dois eixos de análise com base na formação acadêmica e início da docência. Os resultados da pesquisa demonstram, entre outros aspectos, a eficiência do curso nas suas disciplinas teóricas, porém, algumas disciplinas são falhas e deixam lacunas. Em relação às disciplinas práticas, algumas não trabalham a realidade da sala de aula e não possuem intervenção na escola básica. Contudo, a formação acadêmica promove aproximação dos graduandos com a escola, principalmente por intermédios de atividades desenvolvidas em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de algumas melhorias na grade curricular do curso, e na execução de suas disciplinas, beneficiando toda comunidade acadêmica atual e futura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
2020-01-15T10:37:35Z
2020-01-15
2020-01-15T10:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10951
SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10951
identifier_str_mv SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744428655443968