Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância. |
id |
UFCG_9f794502725edb7a600dd7f03bd6ffc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27977 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.Music teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories.Ensino de música para criançasMúsica na primeira infância - ensinoEducação musical - criançasTeorias de desenvolvimento infantil - ensino de músicaMusicalização infantilRelato de experiência - ensino de música para criançasMusicalização básicaRousseau - educação musical - criançasPestalozzi - educação musical - criançasPiaget - educação musical - criançasVygotsky - educação musical - criançasFroebel - educação musical - criançasPrimeira infância - ensino de músicaIniciação musical de criançasMusic teaching for childrenMusic in early childhood - teachingMusic education - childrenChild development theories - music teachingChildren's musicalizationExperience report - teaching music to childrenBasic musicalizationRousseau - music education - childrenPestalozzi - music education - childrenPiaget - music education - childrenVygotsky - music education - childrenFroebel - music education - childrenEarly childhood - music teachingChildren's musical initiationMúsicaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância.This work presents the results of a qualitative research in which are associated (1) studies about the Child Development's theory possibilities of application in the scope of Basic Musicalization, and (2) author's experiences reports in contexts of children's musicalization in curricular classes in Basic Education.The main theoretical bases that support this work are based in the perspectives pointed out by the authors Rousseau (1762), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 and 1949), France (2002, 2003, 2008,2016), Swanwick (2003). The reported experiences took place in the context of a private school, located in the city of Campina Grande in the state of Paraíba, and reached children aged between (1) one and (6) six years old, in the grades of Kindergarten to first year of elementary school. The articulation between the studies developed and the experiences reported allow us to perceive ways to promote the process of children's development based on solid foundations. In this aspect, in our view, the present TCC constitutes a relevant contribution for the area of Music Education, since it is a reflection of the practice and of the teaching models proposed in the context of music education for early childhood.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFERREIRA FILHO, João Valter.FERREIRA FILHO, J. V.http://lattes.cnpq.br/7468979539899487PINTO, Leonardo Bernandes Margutti.PINTO, L. B. M.PASSOS, Luis Otávio Teixeira.PASSOS, L. O. T.LIRA, Jaqueline Rodrigues.2022-04-062022-11-21T10:33:19Z2022-11-212022-11-21T10:33:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-21T10:38:22Zoai:localhost:riufcg/27977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-21T10:38:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. Music teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories. |
title |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. |
spellingShingle |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música para crianças Música na primeira infância - ensino Educação musical - crianças Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música Musicalização infantil Relato de experiência - ensino de música para crianças Musicalização básica Rousseau - educação musical - crianças Pestalozzi - educação musical - crianças Piaget - educação musical - crianças Vygotsky - educação musical - crianças Froebel - educação musical - crianças Primeira infância - ensino de música Iniciação musical de crianças Music teaching for children Music in early childhood - teaching Music education - children Child development theories - music teaching Children's musicalization Experience report - teaching music to children Basic musicalization Rousseau - music education - children Pestalozzi - music education - children Piaget - music education - children Vygotsky - music education - children Froebel - music education - children Early childhood - music teaching Children's musical initiation Música |
title_short |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. |
title_full |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. |
title_fullStr |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. |
title_full_unstemmed |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. |
title_sort |
Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. |
author |
LIRA, Jaqueline Rodrigues. |
author_facet |
LIRA, Jaqueline Rodrigues. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERREIRA FILHO, João Valter. FERREIRA FILHO, J. V. http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 PINTO, Leonardo Bernandes Margutti. PINTO, L. B. M. PASSOS, Luis Otávio Teixeira. PASSOS, L. O. T. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIRA, Jaqueline Rodrigues. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música para crianças Música na primeira infância - ensino Educação musical - crianças Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música Musicalização infantil Relato de experiência - ensino de música para crianças Musicalização básica Rousseau - educação musical - crianças Pestalozzi - educação musical - crianças Piaget - educação musical - crianças Vygotsky - educação musical - crianças Froebel - educação musical - crianças Primeira infância - ensino de música Iniciação musical de crianças Music teaching for children Music in early childhood - teaching Music education - children Child development theories - music teaching Children's musicalization Experience report - teaching music to children Basic musicalization Rousseau - music education - children Pestalozzi - music education - children Piaget - music education - children Vygotsky - music education - children Froebel - music education - children Early childhood - music teaching Children's musical initiation Música |
topic |
Ensino de música para crianças Música na primeira infância - ensino Educação musical - crianças Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música Musicalização infantil Relato de experiência - ensino de música para crianças Musicalização básica Rousseau - educação musical - crianças Pestalozzi - educação musical - crianças Piaget - educação musical - crianças Vygotsky - educação musical - crianças Froebel - educação musical - crianças Primeira infância - ensino de música Iniciação musical de crianças Music teaching for children Music in early childhood - teaching Music education - children Child development theories - music teaching Children's musicalization Experience report - teaching music to children Basic musicalization Rousseau - music education - children Pestalozzi - music education - children Piaget - music education - children Vygotsky - music education - children Froebel - music education - children Early childhood - music teaching Children's musical initiation Música |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06 2022-11-21T10:33:19Z 2022-11-21 2022-11-21T10:33:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977 LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977 |
identifier_str_mv |
LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744561301356544 |