Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, Jaqueline Rodrigues.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância.
id UFCG_9f794502725edb7a600dd7f03bd6ffc8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27977
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.Music teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories.Ensino de música para criançasMúsica na primeira infância - ensinoEducação musical - criançasTeorias de desenvolvimento infantil - ensino de músicaMusicalização infantilRelato de experiência - ensino de música para criançasMusicalização básicaRousseau - educação musical - criançasPestalozzi - educação musical - criançasPiaget - educação musical - criançasVygotsky - educação musical - criançasFroebel - educação musical - criançasPrimeira infância - ensino de músicaIniciação musical de criançasMusic teaching for childrenMusic in early childhood - teachingMusic education - childrenChild development theories - music teachingChildren's musicalizationExperience report - teaching music to childrenBasic musicalizationRousseau - music education - childrenPestalozzi - music education - childrenPiaget - music education - childrenVygotsky - music education - childrenFroebel - music education - childrenEarly childhood - music teachingChildren's musical initiationMúsicaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância.This work presents the results of a qualitative research in which are associated (1) studies about the Child Development's theory possibilities of application in the scope of Basic Musicalization, and (2) author's experiences reports in contexts of children's musicalization in curricular classes in Basic Education.The main theoretical bases that support this work are based in the perspectives pointed out by the authors Rousseau (1762), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 and 1949), France (2002, 2003, 2008,2016), Swanwick (2003). The reported experiences took place in the context of a private school, located in the city of Campina Grande in the state of Paraíba, and reached children aged between (1) one and (6) six years old, in the grades of Kindergarten to first year of elementary school. The articulation between the studies developed and the experiences reported allow us to perceive ways to promote the process of children's development based on solid foundations. In this aspect, in our view, the present TCC constitutes a relevant contribution for the area of Music Education, since it is a reflection of the practice and of the teaching models proposed in the context of music education for early childhood.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFERREIRA FILHO, João Valter.FERREIRA FILHO, J. V.http://lattes.cnpq.br/7468979539899487PINTO, Leonardo Bernandes Margutti.PINTO, L. B. M.PASSOS, Luis Otávio Teixeira.PASSOS, L. O. T.LIRA, Jaqueline Rodrigues.2022-04-062022-11-21T10:33:19Z2022-11-212022-11-21T10:33:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-21T10:38:22Zoai:localhost:riufcg/27977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-21T10:38:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
Music teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories.
title Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
spellingShingle Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
LIRA, Jaqueline Rodrigues.
Ensino de música para crianças
Música na primeira infância - ensino
Educação musical - crianças
Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música
Musicalização infantil
Relato de experiência - ensino de música para crianças
Musicalização básica
Rousseau - educação musical - crianças
Pestalozzi - educação musical - crianças
Piaget - educação musical - crianças
Vygotsky - educação musical - crianças
Froebel - educação musical - crianças
Primeira infância - ensino de música
Iniciação musical de crianças
Music teaching for children
Music in early childhood - teaching
Music education - children
Child development theories - music teaching
Children's musicalization
Experience report - teaching music to children
Basic musicalization
Rousseau - music education - children
Pestalozzi - music education - children
Piaget - music education - children
Vygotsky - music education - children
Froebel - music education - children
Early childhood - music teaching
Children's musical initiation
Música
title_short Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
title_full Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
title_fullStr Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
title_full_unstemmed Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
title_sort Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
author LIRA, Jaqueline Rodrigues.
author_facet LIRA, Jaqueline Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA FILHO, João Valter.
FERREIRA FILHO, J. V.
http://lattes.cnpq.br/7468979539899487
PINTO, Leonardo Bernandes Margutti.
PINTO, L. B. M.
PASSOS, Luis Otávio Teixeira.
PASSOS, L. O. T.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, Jaqueline Rodrigues.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música para crianças
Música na primeira infância - ensino
Educação musical - crianças
Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música
Musicalização infantil
Relato de experiência - ensino de música para crianças
Musicalização básica
Rousseau - educação musical - crianças
Pestalozzi - educação musical - crianças
Piaget - educação musical - crianças
Vygotsky - educação musical - crianças
Froebel - educação musical - crianças
Primeira infância - ensino de música
Iniciação musical de crianças
Music teaching for children
Music in early childhood - teaching
Music education - children
Child development theories - music teaching
Children's musicalization
Experience report - teaching music to children
Basic musicalization
Rousseau - music education - children
Pestalozzi - music education - children
Piaget - music education - children
Vygotsky - music education - children
Froebel - music education - children
Early childhood - music teaching
Children's musical initiation
Música
topic Ensino de música para crianças
Música na primeira infância - ensino
Educação musical - crianças
Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música
Musicalização infantil
Relato de experiência - ensino de música para crianças
Musicalização básica
Rousseau - educação musical - crianças
Pestalozzi - educação musical - crianças
Piaget - educação musical - crianças
Vygotsky - educação musical - crianças
Froebel - educação musical - crianças
Primeira infância - ensino de música
Iniciação musical de crianças
Music teaching for children
Music in early childhood - teaching
Music education - children
Child development theories - music teaching
Children's musicalization
Experience report - teaching music to children
Basic musicalization
Rousseau - music education - children
Pestalozzi - music education - children
Piaget - music education - children
Vygotsky - music education - children
Froebel - music education - children
Early childhood - music teaching
Children's musical initiation
Música
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
2022-11-21T10:33:19Z
2022-11-21
2022-11-21T10:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
identifier_str_mv LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744561301356544