Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939 |
Resumo: | O ensino de geografia tem forte ligação com mapas, desde a sua constituição como ciência, se articula na confecção de mapas, na caracterização e estudo dos diferentes espaços. Este trabalho tem como objetivo geral estudar indicadores e aplicações de análise espacial na elaboração de um atlas geográfico educacional da região imediata de Sousa-PB. Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos. |
id |
UFCG_9fc89bd4b5eddcab42a3b688c041c7c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10939 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional.Applications of spatial analysis in the elaboration of educational geographical atlas.Cartografia escolarAnálise espacialGeoprocessamentoGeografia - ensinoSchool CartographySpatial AnalysisGeoprocessingGeography - TeachingGeografia.O ensino de geografia tem forte ligação com mapas, desde a sua constituição como ciência, se articula na confecção de mapas, na caracterização e estudo dos diferentes espaços. Este trabalho tem como objetivo geral estudar indicadores e aplicações de análise espacial na elaboração de um atlas geográfico educacional da região imediata de Sousa-PB. Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos.The teaching of geography has a strong connection with maps, since its constitution as a science, is articulated in the making of maps, in the characterization and study of different spaces. This work aims to study indicators and applications of spatial analysis in the elaboration of an educational geographical atlas of the immediate region of Sousa-PB. A set of geographic indicators was used for its 13 municipalities, namely: illiteracy, years of schooling, out-of-school children, households without elementary school, households in vulnerability without elementary school, school delay, school attendance rate elementary school, complete elementary school - 1991-2010 and net attendance, as well as geoenvironmental and population data. The adopted methodology deals with the Jenks breaking technique, in the QGIS 3.4.10 program, and methods developed by Martinelli in which it deals with the elaboration of thematic maps. An educational geographical atlas was elaborated using data from UNDP, IBGE and SIDRA. The result brings a qualitative and quantitative approach with the analysis of a dataset in tables of the situation of each of the municipalities, spatialized through thematic maps. In this material we have, as an attachment, silent maps so that the school teacher can use the tables in the body of work, so that his students can make their own maps. In addition, as a final result of this work, an Educational Geographic Atlas with explanatory texts, silent maps and 23 Thematic Maps was elaborated.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Alexsandra Bezerra da.ROCHA, Alexsandra Bezerra da.http://lattes.cnpq.br/6640349350653288COSTA , Franklin Roberto da.ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva.2019-11-252020-01-14T16:15:59Z2020-01-142020-01-14T16:15:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional . 2019. 131f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:18:42Zoai:localhost:riufcg/10939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:18:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. Applications of spatial analysis in the elaboration of educational geographical atlas. |
title |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. |
spellingShingle |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. Cartografia escolar Análise espacial Geoprocessamento Geografia - ensino School Cartography Spatial Analysis Geoprocessing Geography - Teaching Geografia. |
title_short |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. |
title_full |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. |
title_fullStr |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. |
title_full_unstemmed |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. |
title_sort |
Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. |
author |
PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. |
author_facet |
PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROCHA, Alexsandra Bezerra da. ROCHA, Alexsandra Bezerra da. http://lattes.cnpq.br/6640349350653288 COSTA , Franklin Roberto da. ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia escolar Análise espacial Geoprocessamento Geografia - ensino School Cartography Spatial Analysis Geoprocessing Geography - Teaching Geografia. |
topic |
Cartografia escolar Análise espacial Geoprocessamento Geografia - ensino School Cartography Spatial Analysis Geoprocessing Geography - Teaching Geografia. |
description |
O ensino de geografia tem forte ligação com mapas, desde a sua constituição como ciência, se articula na confecção de mapas, na caracterização e estudo dos diferentes espaços. Este trabalho tem como objetivo geral estudar indicadores e aplicações de análise espacial na elaboração de um atlas geográfico educacional da região imediata de Sousa-PB. Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 2020-01-14T16:15:59Z 2020-01-14 2020-01-14T16:15:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939 PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional . 2019. 131f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional . 2019. 131f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744428616646656 |