Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939
Resumo: O ensino de geografia tem forte ligação com mapas, desde a sua constituição como ciência, se articula na confecção de mapas, na caracterização e estudo dos diferentes espaços. Este trabalho tem como objetivo geral estudar indicadores e aplicações de análise espacial na elaboração de um atlas geográfico educacional da região imediata de Sousa-PB. Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos.
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Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos.The teaching of geography has a strong connection with maps, since its constitution as a science, is articulated in the making of maps, in the characterization and study of different spaces. This work aims to study indicators and applications of spatial analysis in the elaboration of an educational geographical atlas of the immediate region of Sousa-PB. A set of geographic indicators was used for its 13 municipalities, namely: illiteracy, years of schooling, out-of-school children, households without elementary school, households in vulnerability without elementary school, school delay, school attendance rate elementary school, complete elementary school - 1991-2010 and net attendance, as well as geoenvironmental and population data. The adopted methodology deals with the Jenks breaking technique, in the QGIS 3.4.10 program, and methods developed by Martinelli in which it deals with the elaboration of thematic maps. An educational geographical atlas was elaborated using data from UNDP, IBGE and SIDRA. The result brings a qualitative and quantitative approach with the analysis of a dataset in tables of the situation of each of the municipalities, spatialized through thematic maps. In this material we have, as an attachment, silent maps so that the school teacher can use the tables in the body of work, so that his students can make their own maps. In addition, as a final result of this work, an Educational Geographic Atlas with explanatory texts, silent maps and 23 Thematic Maps was elaborated.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2020-01-14T16:15:59Z No. of bitstreams: 1 MARIZA RAYANNE DA SILVA PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdf: 20768020 bytes, checksum: 96b86ba1ebb26acdc6506a2a0f0b5b21 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-14T16:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIZA RAYANNE DA SILVA PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdf: 20768020 bytes, checksum: 96b86ba1ebb26acdc6506a2a0f0b5b21 (MD5) Previous issue date: 2019-11-25Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPGeografia.Cartografia escolarAnálise espacialGeoprocessamentoGeografia - ensinoSchool CartographySpatial AnalysisGeoprocessingGeography - TeachingAplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional.Applications of spatial analysis in the elaboration of educational geographical atlas.2019-11-252020-01-14T16:15:59Z2020-01-142020-01-14T16:15:59Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional . 2019. 131f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALMARIZA RAYANNE DA SILVA PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfMARIZA RAYANNE DA SILVA PEREIRA. TCC. 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