Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939
Resumo: O ensino de geografia tem forte ligação com mapas, desde a sua constituição como ciência, se articula na confecção de mapas, na caracterização e estudo dos diferentes espaços. Este trabalho tem como objetivo geral estudar indicadores e aplicações de análise espacial na elaboração de um atlas geográfico educacional da região imediata de Sousa-PB. Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos.
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