Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23718 |
Resumo: | A discussão acerta do ensino remoto no período da pandemia (2020), as práticas metodológicas adotadas pelas escolas e professores e ainda as dificuldades que alunos e professores enfrentaram ao longo desse período, enfatizando ainda a importância da educação geográfica neste modelo de ensino é um assunto muito rico, com um leque de discursões diversificado. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura bibliográfica e das experiências pessoais e uma pesquisa aplicada na escola Elaine Soares Brasileiro para avaliar a realidade vivenciada pela professora de geografia e uma turma de terceiro ano do ensino médio ao ensino remoto durante o período de pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos. |
id |
UFCG_a0cbce052a2aee406c0bea0a06dcaf7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23718 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro.Implications of remote teaching in the learning of knowledge in geography: the experience of a third year high school class at Elaine Soares Brasileiro School.Ensino remotoPandemiaMetodologias de ensinoDificuldadesGeografia - ensinoremote teachingPandemicteaching methodologiesdifficultiesGeography - teachingGeografia.A discussão acerta do ensino remoto no período da pandemia (2020), as práticas metodológicas adotadas pelas escolas e professores e ainda as dificuldades que alunos e professores enfrentaram ao longo desse período, enfatizando ainda a importância da educação geográfica neste modelo de ensino é um assunto muito rico, com um leque de discursões diversificado. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura bibliográfica e das experiências pessoais e uma pesquisa aplicada na escola Elaine Soares Brasileiro para avaliar a realidade vivenciada pela professora de geografia e uma turma de terceiro ano do ensino médio ao ensino remoto durante o período de pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos.The discussion of remote teaching in the pandemic period (2020) is right, the methodological practices adopted by schools and teachers and also the difficulties that students and teachers faced throughout this period, emphasizing the importance of geographic education in this teaching model is a subject very rich, with a diverse range of speeches. To this end, the discussion proposed here was based on bibliographic reading and personal experiences and an applied research at Elaine Soares Brasileiro school to assess the reality experienced by the geography teacher and a third-year class from high school to remote education during the period of pandemic. It is clear from what was discussed throughout the text, the importance of geographic knowledge for the education of students in the perspective of preparing them to read the events that surround them and the reality in which they are insertedUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.FERREIRA, Brenda Gomes.2021-10-182022-02-24T12:27:37Z2022-02-242022-02-24T12:27:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23718FERREIRA, Brenda Gomes. Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-07T11:43:41Zoai:localhost:riufcg/23718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-07T11:43:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. Implications of remote teaching in the learning of knowledge in geography: the experience of a third year high school class at Elaine Soares Brasileiro School. |
title |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. |
spellingShingle |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. FERREIRA, Brenda Gomes. Ensino remoto Pandemia Metodologias de ensino Dificuldades Geografia - ensino remote teaching Pandemic teaching methodologies difficulties Geography - teaching Geografia. |
title_short |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. |
title_full |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. |
title_fullStr |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. |
title_full_unstemmed |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. |
title_sort |
Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. |
author |
FERREIRA, Brenda Gomes. |
author_facet |
FERREIRA, Brenda Gomes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Brenda Gomes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Pandemia Metodologias de ensino Dificuldades Geografia - ensino remote teaching Pandemic teaching methodologies difficulties Geography - teaching Geografia. |
topic |
Ensino remoto Pandemia Metodologias de ensino Dificuldades Geografia - ensino remote teaching Pandemic teaching methodologies difficulties Geography - teaching Geografia. |
description |
A discussão acerta do ensino remoto no período da pandemia (2020), as práticas metodológicas adotadas pelas escolas e professores e ainda as dificuldades que alunos e professores enfrentaram ao longo desse período, enfatizando ainda a importância da educação geográfica neste modelo de ensino é um assunto muito rico, com um leque de discursões diversificado. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura bibliográfica e das experiências pessoais e uma pesquisa aplicada na escola Elaine Soares Brasileiro para avaliar a realidade vivenciada pela professora de geografia e uma turma de terceiro ano do ensino médio ao ensino remoto durante o período de pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18 2022-02-24T12:27:37Z 2022-02-24 2022-02-24T12:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23718 FERREIRA, Brenda Gomes. Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23718 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Brenda Gomes. Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744527286599680 |