Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595 |
Resumo: | A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos. |
id |
UFCG_5aa3061b7e9362b2bb6d6f8330faf966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29595 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.Geography teaching and pandemic: impacts of social isolation and the use of technologies in the city of Cacheira dos Índios-PB.Geografia - ensinoPandemiaEnsino RemotoTecnologiaGeography - teachingPandemicRemote LearningTechnologyCachoeira dos Índios - PBGeografia.A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos.The relevance of this research is to discuss and reflect on the current situation of education in the municipality of Cachoeira dos Índios, in the face of social isolation and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), and digital platforms in remote classes . This work is based on bibliographical research, as well as interviews and questionnaires for teachers and students at the Maria Cândido de Oliveira school. Geographic knowledge, in the face of this pandemic scenario, allows the student to understand the dynamics of everything that is currently happening in the world, starting from the understanding of the place that is inserted to a global scale. The pandemic revealed several discussions and problems, which had long been emphasized by geography, whether in universities or in the school itself. These problems involve social inequality, advances and use of technologies, the importance of school for society. The teaching of Geography allows us to relate the dynamics of the virus in geographic space, and how this has further highlighted social and technological inequalities in access to education. Teachers had to adapt to this new reality, where many did not master technology. Many students were unable to follow the classes in the remote format, as they did not have access to the internet, which made teaching and learning difficult for these students.CNPqUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807PESSOA , Rodrigo Bezerra.OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.20232023-05-08T23:50:06Z2023-05-082023-05-08T23:50:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-09T12:34:43Zoai:localhost:riufcg/29595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-09T12:34:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. Geography teaching and pandemic: impacts of social isolation and the use of technologies in the city of Cacheira dos Índios-PB. |
title |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. |
spellingShingle |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Geografia - ensino Pandemia Ensino Remoto Tecnologia Geography - teaching Pandemic Remote Learning Technology Cachoeira dos Índios - PB Geografia. |
title_short |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. |
title_full |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. |
title_fullStr |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. |
title_full_unstemmed |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. |
title_sort |
Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. |
author |
OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. |
author_facet |
OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 PESSOA , Rodrigo Bezerra. OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - ensino Pandemia Ensino Remoto Tecnologia Geography - teaching Pandemic Remote Learning Technology Cachoeira dos Índios - PB Geografia. |
topic |
Geografia - ensino Pandemia Ensino Remoto Tecnologia Geography - teaching Pandemic Remote Learning Technology Cachoeira dos Índios - PB Geografia. |
description |
A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-05-08T23:50:06Z 2023-05-08 2023-05-08T23:50:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595 OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744575299846144 |