Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595
Resumo: A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos.
id UFCG_5aa3061b7e9362b2bb6d6f8330faf966
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29595
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.Geography teaching and pandemic: impacts of social isolation and the use of technologies in the city of Cacheira dos Índios-PB.Geografia - ensinoPandemiaEnsino RemotoTecnologiaGeography - teachingPandemicRemote LearningTechnologyCachoeira dos Índios - PBGeografia.A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos.The relevance of this research is to discuss and reflect on the current situation of education in the municipality of Cachoeira dos Índios, in the face of social isolation and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), and digital platforms in remote classes . This work is based on bibliographical research, as well as interviews and questionnaires for teachers and students at the Maria Cândido de Oliveira school. Geographic knowledge, in the face of this pandemic scenario, allows the student to understand the dynamics of everything that is currently happening in the world, starting from the understanding of the place that is inserted to a global scale. The pandemic revealed several discussions and problems, which had long been emphasized by geography, whether in universities or in the school itself. These problems involve social inequality, advances and use of technologies, the importance of school for society. The teaching of Geography allows us to relate the dynamics of the virus in geographic space, and how this has further highlighted social and technological inequalities in access to education. Teachers had to adapt to this new reality, where many did not master technology. Many students were unable to follow the classes in the remote format, as they did not have access to the internet, which made teaching and learning difficult for these students.CNPqUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807PESSOA , Rodrigo Bezerra.OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.20232023-05-08T23:50:06Z2023-05-082023-05-08T23:50:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-09T12:34:43Zoai:localhost:riufcg/29595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-09T12:34:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
Geography teaching and pandemic: impacts of social isolation and the use of technologies in the city of Cacheira dos Índios-PB.
title Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
spellingShingle Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.
Geografia - ensino
Pandemia
Ensino Remoto
Tecnologia
Geography - teaching
Pandemic
Remote Learning
Technology
Cachoeira dos Índios - PB
Geografia.
title_short Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
title_full Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
title_fullStr Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
title_full_unstemmed Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
title_sort Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.
author OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.
author_facet OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
PESSOA , Rodrigo Bezerra.
OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Pandemia
Ensino Remoto
Tecnologia
Geography - teaching
Pandemic
Remote Learning
Technology
Cachoeira dos Índios - PB
Geografia.
topic Geografia - ensino
Pandemia
Ensino Remoto
Tecnologia
Geography - teaching
Pandemic
Remote Learning
Technology
Cachoeira dos Índios - PB
Geografia.
description A relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-08T23:50:06Z
2023-05-08
2023-05-08T23:50:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595
OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744575299846144