Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Flaiany de Almeida.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404
Resumo: Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar.
id UFCG_08a1c57c8d4bf9ade65ccd15aacef777
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29404
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.Impacts of the pandemic on geography teaching: challenges and experience of an eighth grade class at the EMEF Decision School in the municipality of Pombal-PB.Geografia - ensinoEnsino remotoEducaçãoPandemiaCovid-19Geography - teachingremote teachingEducationPandemicGeografia.Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar.Due to the implementation of emergency remote teaching, many doubts regarding this modality have arisen and are the subject of several discussions and reflections. The present work aims to analyze the difficulties faced by geography teachers and students during remote teaching due to the covid-19 pandemic, in 2020. To discuss the methodological practices adopted by teachers during this period, as well as to examine what were the consequences for the teaching of Geography. The methodology used in the development of this study occurred through a qualitative and quantitative research based on a case study, as a methodological tool a questionnaire was used at the EMEF Decisão school, located in the municipality of Pombal - PB, with an eighth grade class of the institution and an interview with a Geography teacher that aimed to analyze the different contexts and problems that occurred during classes and development of contents. From this research, it was possible to detect how the pandemic affected the learning of these students, since unequal access to methodological tools, unstable internet or other socioeconomic factors were daily barriers throughout the school day.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.NÓBREGA, Flaiany de Almeida.2023-02-082023-04-17T23:47:20Z2023-04-172023-04-17T23:47:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-19T11:54:33Zoai:localhost:riufcg/29404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-19T11:54:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
Impacts of the pandemic on geography teaching: challenges and experience of an eighth grade class at the EMEF Decision School in the municipality of Pombal-PB.
title Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
spellingShingle Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
NÓBREGA, Flaiany de Almeida.
Geografia - ensino
Ensino remoto
Educação
Pandemia
Covid-19
Geography - teaching
remote teaching
Education
Pandemic
Geografia.
title_short Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
title_full Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
title_fullStr Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
title_full_unstemmed Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
title_sort Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
author NÓBREGA, Flaiany de Almeida.
author_facet NÓBREGA, Flaiany de Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Flaiany de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Ensino remoto
Educação
Pandemia
Covid-19
Geography - teaching
remote teaching
Education
Pandemic
Geografia.
topic Geografia - ensino
Ensino remoto
Educação
Pandemia
Covid-19
Geography - teaching
remote teaching
Education
Pandemic
Geografia.
description Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08
2023-04-17T23:47:20Z
2023-04-17
2023-04-17T23:47:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404
NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404
identifier_str_mv NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573479518208