Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404 |
Resumo: | Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar. |
id |
UFCG_08a1c57c8d4bf9ade65ccd15aacef777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29404 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB.Impacts of the pandemic on geography teaching: challenges and experience of an eighth grade class at the EMEF Decision School in the municipality of Pombal-PB.Geografia - ensinoEnsino remotoEducaçãoPandemiaCovid-19Geography - teachingremote teachingEducationPandemicGeografia.Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar.Due to the implementation of emergency remote teaching, many doubts regarding this modality have arisen and are the subject of several discussions and reflections. The present work aims to analyze the difficulties faced by geography teachers and students during remote teaching due to the covid-19 pandemic, in 2020. To discuss the methodological practices adopted by teachers during this period, as well as to examine what were the consequences for the teaching of Geography. The methodology used in the development of this study occurred through a qualitative and quantitative research based on a case study, as a methodological tool a questionnaire was used at the EMEF Decisão school, located in the municipality of Pombal - PB, with an eighth grade class of the institution and an interview with a Geography teacher that aimed to analyze the different contexts and problems that occurred during classes and development of contents. From this research, it was possible to detect how the pandemic affected the learning of these students, since unequal access to methodological tools, unstable internet or other socioeconomic factors were daily barriers throughout the school day.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.NÓBREGA, Flaiany de Almeida.2023-02-082023-04-17T23:47:20Z2023-04-172023-04-17T23:47:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-19T11:54:33Zoai:localhost:riufcg/29404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-19T11:54:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. Impacts of the pandemic on geography teaching: challenges and experience of an eighth grade class at the EMEF Decision School in the municipality of Pombal-PB. |
title |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. |
spellingShingle |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Geografia - ensino Ensino remoto Educação Pandemia Covid-19 Geography - teaching remote teaching Education Pandemic Geografia. |
title_short |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. |
title_full |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. |
title_fullStr |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. |
title_full_unstemmed |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. |
title_sort |
Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. |
author |
NÓBREGA, Flaiany de Almeida. |
author_facet |
NÓBREGA, Flaiany de Almeida. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. PESSOA, Rodrigo Bezerra. http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NÓBREGA, Flaiany de Almeida. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - ensino Ensino remoto Educação Pandemia Covid-19 Geography - teaching remote teaching Education Pandemic Geografia. |
topic |
Geografia - ensino Ensino remoto Educação Pandemia Covid-19 Geography - teaching remote teaching Education Pandemic Geografia. |
description |
Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-08 2023-04-17T23:47:20Z 2023-04-17 2023-04-17T23:47:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404 NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744573479518208 |